Quinta-Feira, 10 de Julho de 2025, 22h00
RACHA NA DIREITA
Tarifaço de Trump foi um 'tiro no pé', admite a oposição
G1
Líderes da oposição chamaram, ainda na noite de quarta-feira (9), uma reunião de emergência para discutir como reagir ao tarifaço de 50% anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra o Brasil.
O saldo final foi amargo. "Foi um tiro no pé. Quem é que vai ser a favor disso? Quem é que vai ficar contra o país?", relatou um líder do Senado.
Trump havia feito o anúncio colocando o nome do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no primeiro parágrafo de sua nota, colocou abertamente a interrupção do julgamento de Bolsonaro no Supremo como condição para a mesa de negociações. E, pior: o presidente americano cometeu erros factuais. Hoje, o Brasil mais compra do que vende aos Estados Unidos. Aliás, é assim desde 2009.
Para agravar o cenário, Eduardo Bolsonaro fez um vídeo em que chama para si e para a família a responsabilidade pelo tarifaço. Ele foi além, endossando uma ofensiva contra o ministro Alexandre de Moraes e o Supremo Tribunal Federal.
"Erro grosseiro, erro gravíssimo. Vai ter um custo isso para a imagem", analisou um aliado da família Bolsonaro.
Eduardo Bolsonaro também conseguiu piorar sua situação jurídica. Ele responde a inquérito por obstrução de Justiça e, na avaliação de ministros do Supremo, acabou por cravar a prática do crime na gravação.
O grupo mais moderado da direita optou por imputar a Lula a responsabilidade sobre o tarifaço, a exemplo do que fez o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.
Mesmo os integrantes dessa ala admitem que os meses de pregações por sanções dos americanos a Moraes fragilizam a aderência da narrativa. Além disso, a pesquisa Nexus mostrou também que discurso de apoiadores do governo pela soberania popular se sobrepõe à narrativa que atribuem a Lula a responsabilidade pela instabilidade na relação com os EUA.
E mais: veem uma segunda chance de exposição de Lula como defensor da soberania do país, apresentando a família Bolsonaro como "traidora da pátria".
O saldo é, nas palavras de aliado da família, ruim.
"Isso vai ampliar a pressão para que o nome da direita não venha da família. É gás para o nome de Tarcísio", disse ele.
Lodomiro Pereira - Nova Mutum | 11/07/2025 07:07:05
olha nao so pra oposição, mas ate pra nos produtores aqui da região norte que votamos e ate acompanhamos o bolsonaro nas motociatas isso foi uma traição conosco aqui que dependemos desse comercio! Estamos estarrecidos.
Eduardo intensificou condutas ilícitas após tornozeleira em Bolsonaro
Domingo, 20.07.2025 04h00
Lula irá a reunião com presidentes no Chile contra extremismo
Domingo, 20.07.2025 00h00
Governo Trump vai destruir alimentos que seriam para ajuda externa
Sábado, 19.07.2025 23h00
FMI elogia Pix em relatório anual após críticas do governo americano
Sábado, 19.07.2025 22h00
Condenação de Bolsonaro pode mudar o rumo da direita no Brasil, diz analista
Sábado, 19.07.2025 21h00