Segunda-Feira, 17 de Março de 2025, 22h00
VINGANÇA
Trump acusa Irã de organizar ataques dos Houthis e promete retaliação
METRÓPOLES
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acusou o Irã de ser responsável pelos ataques feitos pelo Houthis, grupo rebelde que atua no Iêmen, contra embarcações norte-americanas. Na manhã desta segunda-feira (13/3), Trump publicou um texto na rede social Truth afirmando que o Irã está por trás de cada movimento terrorista do grupo, fornecendo armas, dinheiro e “equipamento militar altamente sofisticado”.
O Trump ainda prometeu que “cada tiro disparado pelos Houthis será visto, deste ponto em diante, como sendo um tiro disparado das armas e da liderança do Irã”.
Quem são os Houthis
O grupo Houthis foi fundado no início da década de 1990, no Iêmen.
Desde meados de 2014, o grupo iemenita controla partes da capital do Iêmen, Sanaa, e outras regiões do país.
Em meio à guerra na Faixa de Gaza entre Israel e Hamas, o grupo passou a realizar ataques contra embarcações ligadas a Israel e parceiros na região dos mares Vermelho e Arábico. Navios dos EUA chegaram a ser alvo de ataques desde então.
Os atos, de acordo com os Houthis, são em apoio ao povo da Palestina.
Leia a publicação de Trump na íntegra:
“Que ninguém se deixe enganar! As centenas de ataques feitos pelos Houthis, os mafiosos e bandidos sinistros baseados no Iêmen, que são odiados pelo povo iemenita, todos emanam e são criados pelo Irã.
Qualquer ataque ou retaliação adicional dos ‘Houthis’ será recebido com grande força, e não há garantia de que essa força pare aí. O Irã tem se feito de ‘vítima inocente’ de terroristas desonestos dos quais eles perderam o controle, mas eles não perderam o controle.
Eles estão ditando cada movimento, dando-lhes armas, fornecendo-lhes dinheiro e equipamento militar altamente sofisticado, e até mesmo, a chamada ‘Inteligência’.
Cada tiro disparado pelos Houthis será visto, deste ponto em diante, como sendo um tiro disparado das armas e da liderança do Irã, e o Irã será responsabilizado e sofrerá as consequências, e essas consequências serão terríveis!”
Ataques mútuos
No sábado (15/3), um ataque ordenado pelo presidente Donald Trump aos Houthis deixou pelo menos 53 mortos e 100 feridos no Iêmen. Essa é considerada a maior ofensiva militar estadunidense no Oriente Médio no novo mandato do republicano na Casa Branca. A ação provocou também o Irã, aliado do grupo rebelde.
O departamento político dos Houthis classificou os ataques como um “crime de guerra”. Em declaração, o grupo afirmou: “Nossas forças armadas iemenitas estão totalmente preparadas para responder escalada com escalada”.
O Iêmen fica na parte sul do Oriente Médio e tem uma posição estratégia com relação ao tráfego marítimo do Mar Vermelho.
Já no domingo (16/3), os Houthis atacaram um navio de guerra dos Estados Unidos em resposta a ofensiva ordenada por Trump. “A agressão não passará sem uma resposta, e nossas forças armadas iemenitas estão totalmente preparadas para enfrentar escalada com escalada”, disse o Houthis em um comunicado divulgado no canal de TV Al-Masirah, comandado pelo grupo.
Veja previsão na PGR para a possível prisão de Bolsonaro
Domingo, 20.07.2025 15h00
Moraes diz que Trump atentou contra a soberania do Brasil e o STF
Domingo, 20.07.2025 14h00
Governadores bolsonaristas se calam sobre sanção dos EUA a Moraes
Domingo, 20.07.2025 13h00
Vídeo mostra ataque a escola em Gaza e criança correndo; assista
Domingo, 20.07.2025 10h00
Fábrica paranaense dá férias coletivas para 640 funcionários
Domingo, 20.07.2025 09h00