Quinta-Feira, 17 de Julho de 2025, 14h00
TARIFAÇO
Trump reforça que impôs taxação maior ao Brasil por causa de Bolsonaro
Ele classificou como uma "desgraça" a situação do aliado brasileiro
O GLOBO
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quarta-feira (16), no Salão Oval da Casa Branca, que impôs uma taxação maior ao Brasil do que a outros países por motivos políticos. Segundo o republicano, o que “estão fazendo” com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é “uma desgraça” e foi a causa das tarifas de 50%.
— O melhor acordo que podemos fazer (com outros países) é enviar uma carta, e a carta diz que você vai pagar 30%, 35%, 25%, 20%. Em um caso é 50%, o Brasil, porque o que estão fazendo com seu ex-presidente é uma desgraça. Eu conheço o ex-presidente, ele lutou muito pelo povo do Brasil. Acredito que ele é um homem honesto e que o que estão fazendo com ele é algo terrível — alegou Trump.
A nova declaração do americano sobre o caso reforça o tom político adotado desde a carta que foi enviada ao presidente Lula (PT) com o anúncio da tarifa. Diferentemente do que fez com outros países, Trump deu ênfase à política doméstica brasileira antes de fazer a abordagem sobre comércio exterior. "Esse julgamento não deveria estar ocorrendo. É uma Caça às Bruxas que deve acabar IMEDIATAMENTE!", escreveu ao se referir à investigação sobre a trama golpista colocada em curso depois da eleição de 2022.
Como mostrou a pesquisa Genial/Quaest divulgada hoje, os brasileiros repudiam a postura de Trump, e o ato foi decisivo para Lula recuperar pontos na aprovação ao governo. No levantamento, 79% dos entrevistados acreditam que as tarifas vão prejudicar sua vida, 63% acham que o americano está errado ao considerar injusta a relação comercial entre os países e 72% consideram equivocada a atitude de taxar o país sob alegação de que Bolsonaro está sendo prejudicado.
Desde o anúncio do tarifaço, na semana passada, o governo ganhou terreno nas redes sociais com base no discurso de soberania nacional. O bolsonarismo, por sua vez, entrou numa disputa interna. A discordância é simbolizada pelo embate entre o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está nos Estados Unidos e integra a parcela mais radical da direita, e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que tentou negociar com autoridades americanas a revogação da medida depois de ter dado diversos sinais de apoio a Trump nos últimos meses.
João Batista | 17/07/2025 18:06:20
A culpa é do Presidente Lula por sempre estar dando apoio a governos ditadores, apoiar os terroristas do Hamas e outros, não é somente pela perseguição polÃtica contra o ex presidente Bolsonaro, o Brasil não tem condições de ficar em uma guerra comercial dessas, a China para ter brigado com os EUA se preparou muito ecomicamente.
Valdiley | 17/07/2025 17:05:53
O q mais preocupa é ver o quanto é fácil a imprensa manipular os brasileiros, o q levou a taxação São os posicionamentos desse governo, ao lado de ditadores, terroristas, Brics querendo criar uma moeda mesmo sabendo das consequências q viria com a fala desse descondenado, atracação de navio de guerra iraniano aqui no Brasil, dentre outros fatores e ainda assim a mÃdia insiste em pregar a pecha d que a culpa é do bolsonaro, esse governo idiota ra achando q temos alguma condição de bater de frente com EUA.
JOAO DA SILVA | 17/07/2025 14:02:49
MORAL E POUCO / CHORA ORELHUDOS APOIADORES DE LARAPIOS
Carlos Nunes | 17/07/2025 14:02:21
Pois é, pra fazer esse tipo de matéria, só podia ser de O GLOBO. Nada disso. O que se vê é que jornalistas fazem perguntas pro tio TRUMP sobre Bolsonaro...e ele dá sua opinião. 1) afirma que Bolsonaro não é desonesto; 2) que ama o Brasil; 3) e que tá sendo muito perseguido, numa verdadeira caça à s bruxas. Tio TRUMP acertou na môsca. Bolsonaro é o Presidente mais perseguido da História do Brasil. Da facada do tio ADÉLIO... à Inegibilidade dupla do tio Benedito, missão dada, missão cumprida... até a tentativa de prisão. A turma do "nós derrotamos o Bolsonarismo" péla de MEDO do Bolsonaro. Sabe que, se ele candidata a Presidente, pode ganhar no primeiro turno. O Brasil tá ficando igual à Venezuela, Nicarágua e Coreia do Norte, em perseguição aos opositores. Na Venezuela, tio MADURO tornou INELEGÃVEL por 15 anos, sua maior opositora, tia CORINA. Na Nicarágua, tio ORTEGA prendeu todos seus Opositores. Na Coreia do Norte é pior...o lÃder coreano costuma matar seus Opositores. E olha que lá é República Popular Democrática Comunista da Coreia do Norte. Democrática? Na próxima pergunta ao tio TRUMP, por um jornalista, ele vai responder a mesma coisa...tão perseguindo Bolsonaro. Nem escondem mais isso.
eleitor atento | 17/07/2025 14:02:06
Ta facil resolver manda esse Senhor para EUA e deixa o homem trabalhar.
Menina causou incêndio que matou bebê por não querer cuidar dos irmãos
Quinta-Feira, 17.07.2025 21h00
“Não há vencedores em guerras tarifárias”, diz Lula
Quinta-Feira, 17.07.2025 19h56
Vacina é trocada e 11 bebês recebem antídoto para picada de cobra
Quinta-Feira, 17.07.2025 19h00
“Já mandei R$ 2 milhões, não tenho mais”, diz Bolsonaro sobre Eduardo
Quinta-Feira, 17.07.2025 18h00
Trump é diagnosticado com insuficiência venosa crônica
Quinta-Feira, 17.07.2025 17h00