Quarta-Feira, 23 de Julho de 2025, 02h00
DESINTERESSE
Trump tira EUA da Unesco e chama órgão da ONU de 'ideológico'
epublicano já havia retirado o país da Unesco em 2018, em seu 1º mandato
G1
O governo Trump retirou os Estados Unidos novamente da Unesco nesta terça-feira (22), afirmou o Departamento de Estado americano. Os EUA chamaram a agência cultural da ONU de "ideológica" e argumentaram que sua continuidade na entidade não corresponde aos interesses nacionais do país.
"A UNESCO promove causas sociais e culturais polarizadoras e mantém um foco desproporcional nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, uma agenda ideológica e globalista de desenvolvimento internacional que vai contra nossa política externa America First [EUA em primeiro lugar, em português]", disse a porta-voz do Departamento de Estado, Tammy Bruce, em comunicado.
Trump já havia retirado os EUA da Unesco em 2018, durante seu primeiro mandato, e à época alegou "viés anti-Israel" e a necessidade de reformas fundamentais na organização. No entanto, Joe Biden recolocou o país na organização cultural da ONU em julho de 2023.
A Unesco lamentou nesta terça-feira a decisão do governo americano, mas disse que a medida não surpreendeu. “Lamento profundamente a decisão do presidente Donald Trump de, mais uma vez, retirar os Estados Unidos da América da Unesco. (...) Por mais lamentável que seja, esse anúncio já era esperado, e a Unesco se preparou para isso”, disse a diretora-geral da Unesco, Audrey Azoulay. Segundo Azoulay, a saída dos EUA será efetivada em dezembro de 2026.
A decisão representa um golpe para a agência da ONU, com sede em Paris, fundada após a Segunda Guerra Mundial para promover a paz por meio da cooperação internacional nas áreas de educação, ciência e cultura. Os EUA respondem por cerca de 8% do orçamento total da Unesco, uma queda em relação aos cerca de 20% que financiavam quando Trump retirou o país da agência pela primeira vez.
A Unesco é mais conhecida por designar os Patrimônios Mundiais da Humanidade, como o centro histórico de Ouro Preto, em Minas Gerais, ou o Grand Canyon, nos EUA, por exemplo. A agência da ONU também atua em programas de alfabetização, preservação de línguas, liberdade de imprensa e promoção da ciência e tecnologia para o desenvolvimento sustentável.
Os Estados Unidos ingressaram na Unesco em sua fundação, em 1945, e se retiraram da agência pela primeira vez em 1984, acusando-a de má gestão financeira e um viés antiamericano. Voltaram quase 20 anos depois, em 2003, durante o governo do presidente George W. Bush, que afirmou na época que a agência havia realizado reformas necessárias.
Com Trump de volta à Casa Branca, os EUA estão mais uma vez se retirando de organismos globais e multilaterais. O republicano já decidiu retirar os EUA da Organização Mundial da Saúde (OMS) e suspender o financiamento à agência de ajuda aos palestinos, a UNRWA, como parte de uma revisão da participação americana em agências da ONU, que deve ser concluída em agosto.
Carlos Nunes | 23/07/2025 15:03:07
Pois é, sobre o Relatório do tio VACA da OEA, que não apareceu até hoje. Foi trágico o depoimento de um Jornalista, que narrou pro tio VACA o seguinte: no dia 8 de janeiro, soldados das Forças Armadas convidaram Homens e Mulheres a entrar em ônibus, sem dizer POR QUE nem pra onde iam. Só chegando os Homens à Papuda e as Mulheres à Colméia, foi comunicado que táva todo mundo preso. Foi a famosa PRISÃO PEGADINHA. Um tipo de prisão que tapeia a pessoa. Chegando à Papuda, os homens foram obrigados a tirar toda roupa e ficar NUS, e em todas posições, até de quatro. O Jornalista narrou que reclamou da Humilhação e por isso levou um soco violento no ombro. PeraÃ, isso é Humilhação & Tortura. Tinha muitos idosos. Fico imaginando se colocaram os velhinhos NUS e de quatro. A essa altura, o tal do Estatuto do Idoso EVAPOROU. Isso e muito mais foi relatado pro tio VACA da OEA, que disque faria um Relatório. Cadê o bendito Relatório? Até agora ninguém viu ou viu? Quem sabe tio TRUMP vai atrás desse Relatório e pune quem cometeu essas barbaridades. Aqui no Brasil ninguém punirá ninguém. No final tio TRUMP só provará uma coisa: o Bom DEUS escreve certo até por linhas tortas. Na bagunça que virou o Brasil, o Senhor DEUS não mandaria um Anjo pra consertar...mandou tio TRUMP, uai.
Carlos Nunes | 23/07/2025 06:06:20
Pois é, a ONU e essas Instituições tão desacreditadas faz tempo. A maioria dos recursos que sustentam essas Instituições vem dos Estados Unidos. A OEA, por exemplo, tem 50% dos recursos sustentados pelos Estados Unidos. Tio TRUMP vai cortar esses sustentos. A ONU não fez nada, quando o HAMAS invadiu o território de Israel e matou muita gente. Devia ter investido contra o HAMAS e dar uma punição. Não fez nada... gerou uma Guerra. Israel revidou. Hoje a faixa de Gaza é palco de uma Guerra terrÃvel. Israel táva quieta no seu canto...e foi atacado pelo HAMAS. Só resta uma pergunta: Pra que ONU, se não tá funcionando direito? Se funcionasse, seria uma maravilha. A ONU fracassou, quando lá na Ãfrica deixou morrer milhões de pessoas DE FOME. Apareciam na TV esqueléticas de Fome...e a ONU nada. Tio VACA da OEA esteve no Brasil pra ouvir pessoas reclamarem da CENSURA, da violação à Liberdade de Opinião e Expressão, dos Direitos Humanos...ouviu, prometeu que faria um Relatório...que não apareceu até hoje. E nem vai aparecer...Camarada não ferra Camarada. Se fosse contra o Bolsonaro, esse Relatório já estaria pronto e divulgado.
“Não é bem-vindo”: protestos marcam visita de Trump à Escócia
Domingo, 27.07.2025 19h00
Pastor que hipnotizava adolescentes para abusar deles é preso
Domingo, 27.07.2025 18h00
Israel anuncia “pausas táticas” para facilitar ajuda em Gaza
Domingo, 27.07.2025 17h00
Acidente com trem de passageiros deixa 3 mortos na Alemanha
Domingo, 27.07.2025 16h46
Presos do 8/1 desafiam o STF e removem as tornozeleiras
Domingo, 27.07.2025 12h00