Mundo

Sexta-Feira, 01 de Dezembro de 2023, 23h00

BOMBAS

Veja ações que Flávio Dino pode herdar no STF

METRÓPOLES

 

Flávio Dino deve herdar no Supremo Tribunal Federal (STF) 346 ações da ministra aposentada Rosa Weber caso seu nome seja aprovado pelo Senado em 13 de dezembro. Ele foi indicado oficialmente pelo presidente Lula para a vaga na última segunda-feira (27/11).

Entre os processos que podem cair nas mãos de Dino, estão uma petição da CPI da Pandemia pedindo investigação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a avaliação da constitucionalidade do indulto natalino e uma ação que pode equiparar o aborto a homicídio qualificado.

Dino também poderá ser relator da ação direta de inconstitucionalidade que considera assédio contra a imprensa o acúmulo de processos simultâneos contra um mesmo jornalista.

 

Aborto

O atual ministro da Justiça não vai poder votar na ação sobre a descriminalização do aborto. Rosa Weber deu seu voto antes de se aposentar em outubro.

No entanto, Dino poderá ser relator de um processo que pode equiparar o aborto ao crime de homicídio qualificado.

A ação que equipara aborto a homicídio foi um pedido do Partido Liberal (PL), que considera as atuais penas da legislação como insuficientes em relação a outros crimes contra a vida, como roubo seguido de morte.

Hoje em dia, o Código Penal prevê de 1 a 10 anos de prisão em situações de aborto, sendo mais grave os casos sem consentimento. Os integrantes do PL querem que a pena seja de 12 a 30 anos, como homicídio qualificado.

Bolsonaro e pandemia

A CPI da Pandemia da Covid-19 pediu ao STF que investigasse Jair Bolsonaro e outros agentes públicos por incitação ao não uso de máscaras, aglomeração e realização de tratamentos ineficazes para combater o vírus.

Essa ação também pede o indiciamento do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), dos deputados federais Eduardo Bolsonaro (PL-RJ), Carla Zambelli (PL-SP), Beatriz Kicis (PL-FF), Osmar Terra (MDB-RS), Ricardo Barros (PP-PR) e Carlos Jordy (PL-RJ) e do ex-ministro Onyx Lorenzoni.

Indulto e jornalista

O recurso extraordinário sobre o indulto natalino vai julgar se o presidente da República pode perdoar pessoas condenadas a mais de 5 anos de prisão.

Esse recurso é ligado ao caso concreto de uma decisão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) que manteve indulto natalino a um homem condenado a 4 anos e 4meses de prisão.

Já o caso do assédio judicial contra jornalistas é uma ação direta de inconstitucionalidade da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) na defesa de que a pulverização da distribuição de diversas ações de reparação de danos contra um mesmo jornalista evidencia assédio judicial.

Comentários (2)

  • Vtr |  02/12/2023 11:11:48

    Chupem essa bozotarios, Dino min do STF

  • Carlos Nunes  |  02/12/2023 06:06:33

    Pois é, o Congresso Nacional não deve aprovar o nome do tio Dino pra Ministro do Supremo. Não se pode colocar um COMUNISTA no mais alto cargo da Justiça Brasileira. O perigo é que muitos Senadores & Deputados Federais, fascinados por Cargos & Emendas Parlamentares, votem a favor. Ignoram a história do Comunismo no mundo inteiro. Quem a conhece, não vota. Os males do Comunismo são claros: não tem Liberdade de Opinião e Expressão nem Imprensa Livre nem Partidos políticos opositores e a religião é vigiada - quem criticar o Governo tá FERRADO. Isso já acontece no Brasil...tão loucos pra controlar a Informação, começando controlar as redes sociais. Querem regulamentar isso, no intuito de fiscalizar, meter o bedelho, policiar, pra ver o que as pessoas pensam, falam e escrevem. Esse filme é velho e manjado do Comunismo no mundo. Na China, vai desde o Livro Vermelho do tio MAO, que definiu o que o povo poderia pensar, até a situação atual do controle de mais de 1 Bilhão de chineses pelo Governo. Na China tem o maior controle da vida dos outros do mundo. Acabaram com a Liberdade de Pensamento. Se questionar, discordar, fazer oposição...é severamente punido. Rejeitando tio Dino pro cargo, tio Lula deve indicar uma outra pessoa...talvez uma Mulher ou uma pessoa da raça negra. Que os nobres Senadores & Deputados Federais pensem sobre isso. No mundo inteiro a serpente do Comunismo entrou sorrateiramente...quando assustaram já era tarde demais.

Confira também: Veja Todas