Opinião

Quarta-Feira, 19 de Janeiro de 2022, 09h41

Lício Malheiros

Brasil ≠ EUA

Lício Malheiros

 

A chamada em questão pode parecer: desconexa, improcedente, surreal; porém a mesma traz em seu bojo, uma grande dicotomia entre os  países em questão, quando o assunto envolve um tema que vem sendo arrolando desde 31 de dezembro de 2019, quando, a (OMS) foi alertada sobre vários casos de pneumonia na cidade de Wuhan na China, tratava-se de uma nova cepa (tipo) de coronavírus que não havia sido identificada antes em seres humanos.

Os senhores já estão carecas de saber sobre a questão do coronavírus esse vírus mortal que se propagou em todo o planeta; as consequências da mesma foram realmente catastróficas, levando à morte, milhões de pessoas.

O grande paradoxo envolvendo essa questão está na forma da veiculação de uma mesma notícia, com as mesmas implicações.

Neste caso específico, as implicações estão relacionadas à economia mundial, em decorrência do advento dessa maldita pandemia mortal.

Nesta contextualização, tomarei como base os Estados Unidos da América e o Brasil, nos países em que uma mesma informação foi discorrida de forma igualitária nas implicações da pandemia na economia mundial.  

Porém, existe uma emissora televisiva brasileira que tem sido oconcur no quesito manipulações de informações, reporto-me, a Rede Globo de Televisão, que ao informar uma mesma notícia relacionada à inflação em decorrência dessa pandemia.

Na qual, dois jornalistas dessa mesma emissora televisiva discorrem sobre o mesmo tema, apresentando as reais implicações dessa inflação, apresentando os motivos reais da mesma, porém com culpados diferentes. Explico.

Vejam o que fala uma jornalista correspondente internacional dessa mesma emissora televisiva nos Estados Unidos da América sobre essa questão emblemática e preocupante, envolvendo o aumento exacerbado na inflação norte-americana.

Ela diz “Por 3 meses seguidos a inflação ficou superior a 6%, aqui nos Estados Unidos, os produtos que estão nessa ponta, alimento, roupa, transporte, produtos da área da saúde, e em outras áreas, os preços também subiram,   os preços da indústria automotiva, especialmente pela crise na importação de peças por conta da pandemia, o preço dos carros usados subiu 37% no mês de dezembro em relação há um ano”

“No setor de energia o aumento do preço foi para 29% sendo o que mais subiu foi à gasolina 49,6%  quase 50%, em relação a 2020........., os economistas atribuem essa alta da inflação, em consequência da PANDEMIA; falta de trabalhadores em setores fundamentais, a crise no abastecimento eleva a falta de produtos isso é percebido no dia a dia”

Enquanto, outra jornalista no Brasil, ao discorrer sobre o mesmo tema inflação, nem vou repetir os dados do nosso país, pois são bem parecidos com os ditos por sua colega nos EUA.

Porém, como é de praxe, essa emissora televisiva criar sempre uma narrativa, para encontrar um culpado pela inflação, no caso especifico do Brasil, eles sempre irão atribuir a culpa, ao Presidente da República Jair Messias Bolsonaro.

Isso é uma vergonha, pois a precípua básica de uma emissora televisiva é a de informar de forma imparcial, sem criar factoides; como a mesma vem agindo atualmente, infelizmente.   

Professor Licio Antonio Malheiros é geógrafo  

Comentários (6)

  • Realista mais realista que o rei |  20/01/2022 09:09:15

    Acordaram tarde com a Globo... no tempo da "farsa jato" essa emissora dedicava todo a grade de jornalismo para enaltecer o marreco de Curitiba. Essa emissora nunca foi imparcial e puxa as outras para a mesma onda. Ressalto aqui o que bem disse o outro ali atrás, para que existe controle remoto? No meu caso há muito, mas há muito tempo mesmo não vejo TVs abertas, vez ou outra dou uma olhadinha até para ter um contraponto às informações que obtenho de outros veículos da mídia aberta ou não.

  • aloisio |  19/01/2022 17:05:12

    Não entendo essa implicância com ?Globo Lixo?, uma vez que quando o consumidor compra um aparelho de TV, ele vem com controle remoto. Se o canal não está de conformidade com seu gosto, sua ideologia, a um click, o/a camarada vai para outro canal e está tudo certo. Creio que o problema é mais complexo, talvez, esteja no fato de que há mais consumidor do que cidadão! Ou ainda, há televisores que vêm apenas com um canal, ainda assim continua complexo.

  • Anderson Siqueira  |  19/01/2022 11:11:58

    Eu assisti esta reportagem é explícito a intolerância na pessoa de presidente Bolsonaro, já passaram todos os limites da parcialidade. Ótimo artigo professor Licio Malheiros.

  • Ney Big bom  |  19/01/2022 11:11:36

    Parabéns meu amigo professor lúcio pelo artigo muito bom

  • Vitelmir  |  19/01/2022 10:10:50

    Gostei do artigo, realmente o nosso pais esta sendo massacrado por essa televisao maldita, que so desinforma,

  • Rodrigues |  19/01/2022 10:10:35

    Excelente artigo, felizmente alguém disse o que esta intalado na guela de muitos brasileiros, essa globo lixo é uma vergonha.

Confira também: Veja Todas