Opinião

Segunda-Feira, 21 de Agosto de 2023, 09h01

Otacilio Peron

Maçonaria não é o que dizem que é

Otacilio Peron

 

Dia 20 de agosto comemora-se o dia do Maçom, esse grande construtor social. 

Escrevi este artigo em 2012, porém como a maçonaria é tradição e conservadorismo, vale reprisá-lo, pois está atualíssimo.

Fala-se muito sobre a maçonaria. Uns poucos falam mal, mas a maioria fala bem. Esses poucos que falam mal, olham a instituição com um certo grau de desconfiança.

Dizem até que é uma seita, outros alegam, que trata-se de bruxaria, que é uma sociedade secreta, que não acredita em um ‘Ser Superior’.

Fala-se que a Igreja Católica ainda combate a maçonaria e discrimina os maçons e seus familiares.

A verdade é que fala-se pouco sobre a verdadeira história da maçonaria. Sobre a sua fundamental contribuição para o desenvolvimento político e social da humanidade e para a liberdade dos indivíduos e das nações.

Fala-se pouco sobre o seu trabalho, tendo como lema a liberdade, a igualdade e a fraternidade.

Muitos criticam a maçonaria, porém confessam que nunca leram nada sobre essa valorosa e inigualável organização. Criticam por ouvir dizer.

Assim é a maçonaria. Os néscios que não a conhecem, preferem difamá-la e se recusam a reconhecer os inúmeros bens que ela faz, e os seus grandes feitos.

A maçonaria sempre foi atacada e sempre procurou manter silêncio, sem polemizar. Mas é oportuno esclarecer que a maçonaria não está mais excomungada e muito menos os maçons. O Código de Direito Canônico, atualmente em vigor, pelo Cânon 1.374 retirou a ‘excomunhão automática’. Por isso, pode o maçom ser cristão livremente.

Não é verdade que a igreja atual combate a maçonaria. Não há incompatibilidade entre a maçonaria e a fé cristã. A excomunhão foi um problema político e nunca religioso.

A maçonaria congrega em seu seio membros de todas as religiões, desde que acreditem em Deus, pois este é o princípio do saber.

Outro questionamento é: porque as mulheres não podem fazer parte da maçonaria?

Realmente, a maçonaria não tem nos seus quadros, mulheres como membros. Mas isso não significa preconceito contra elas. 

A resposta está nas palavras de Salomão, o idealizador da maçonaria; e o homem mais sábio da Terra: ‘Toda mulher sábia edifica a sua casa, mas a tola derruba-a com suas mãos’ (Provérbio14.1), e foi além: ‘Quem encontra uma esposa, encontra a felicidade, e alcança a benevolência do Senhor’ (Provérbio 18:22).

Na construção do Templo de Salomão, em que pese ao alto conceito que o Rei fazia da mulher, elas não foram recrutadas para trabalharem naquela edificação, por ser um serviço totalmente impróprio. Tanto é verdade que, até hoje raramente se encontra uma mulher que tenha como profissão o trabalho de pedreiro.

À mulher é dada a palavra final ao candidato à maçonaria, pois necessita do aval de sua esposa, e se solteiro, da autorização de sua mãe.

A família é a célula mater da sociedade e este conceito é reconhecido por toda a maçonaria.

Por isso, a maçonaria, que é uma instituição muito tradicional e conservadora, guarda aquela tradição milenar até hoje, tal como nos primórdios, e não tem mulheres em seus quadros, como membros.

Não é uma sociedade secreta, pois tem seus estatutos publicados e registrados em cartórios públicos. A loja maçônica é sempre em endereço conhecido, com placa identificadora e os maçons são conhecidos. 

Embora tenha seus segredos, como qualquer outra entidade, e não poderia ser diferente, está longe de ser rotulada como uma sociedade secreta.

Mas hoje, como se comemora o dia do maçom, não poderíamos deixar de exaltar alguns dos maiores feitos, onde a maçonaria teve papel fundamental, como por exemplo: na independência do Brasil; na abolição da escravatura; e na proclamação da República.

O verdadeiro maçom é aquele que pratica o bem e leva sua solidariedade aos infelizes. O verdadeiro maçom repele o egoísmo e a imoralidade, pois um adepto dessa Arte Real, se dedica plenamente à felicidade de seus semelhantes, não porque a razão ou a justiça lhes imponha esse dever, mas porque esse sentimento de solidariedade é inato que o fez filho de Deus e irmão de todos os homens cumpridores da Lei do Amor Universal.

A maçonaria é perfeita, imperfeitos são alguns dos seus obreiros.

Parabéns, portanto, neste ‘Dia do Maçom’, e nossas justas homenagens a todos os Obreiros da Arte Real. 

Otacilio Peron é Advogado em Cuiabá/MT

Comentários (2)

  • conde |  21/08/2023 11:11:26

    Não sei não! desconheço a prática da bondade dessa instituição, mulher não vejo entrar, morro próximo de uma, não aceita nem estranho no campo socyte de futebol deles. Não entendo a restrição de pessoas nem as portas fechadas, e nem a proibição de mulheres

  • O Vigilante |  21/08/2023 09:09:43

    Os "bode" pira!

Confira também: Veja Todas