Sexta-Feira, 08 de Agosto de 2025, 15h45
Eustáquio Rodrigues Filho
O PT, O STF e a venezuelização do Brasil
Eustáquio Rodrigues Filho
O país tem sido sacudido por um terremoto de acontecimentos. De péssimos acontecimentos. E não é de agora. Tarifaços, sanções a ministros do STF, desmoralização política e diplomática, transformam o país em um anão global. Tais maus agouros vêm sendo anunciados há meses. Talvez, alguns anos. Mas algo muito pior vem acontecendo internamente.
Desde que o PT do Descondenado assumiu, em 2023, o Brasil só vem ladeira abaixo. Ou como diz um “ditado meme” - daqui pra frente, só pra trás. A inflação dos alimentos sobe de forma galopante (ou sua conta no supermercado vem diminuindo?); a dívida pública explodiu, o que levou o Banco Central a aumentar os juros até os 15% anuais (uma das maiores taxas do mundo), aumentando o risco de insolvência pública (quebradeira, no linguajar popular); a insegurança pública subiu a níveis alarmantes, aumentando o percentual de homicídios (nem vou falar dos feminicídios), houve o incremento de poder do crime organizado, que se infiltra cada vez mais nas instituições públicas; o país está paralisado, nada de bom e importante está acontecendo, já que o Bebum já está em campanha eleitoral; e o nível de corrupção em todos os poderes chegou ao ponto de praticamente ser normalizado como parte da cultura brasileira - haja vista as principais manchetes dos principais jornais do país.
Junta-se a isso as polêmicas decisões do STF, que pesou a mão (o pé, o joelho, o quadríceps, tudo) sobre a legalidade, a razoabilidade e o bom-senso. Mete o bedelho em tudo, abusando do seu direito de “errar por último”. Virou uma instância censora, intrometida e autoritária (e perdulária). Um de seus piores momentos foi quando vestiu o “cosplay” de Poder Moderador, metendo o louco numa interpretação insana da Constituição, anulando uma norma legítima do Congresso Nacional e confirmando um decreto ilegal do Executivo. Virou baderna. Porém, virou uma baderna organizada com um objetivo um tanto quanto obscuro.
Quando um Judiciário, extremamente autoritário, se junta a um Executivo com sede de poder eterno (não esquecendo de inserir um Legislativo fraco e vendido) temos a receita ideal para transformar qualquer país na linda e bela (mas que ninguém quer visitar) Venezuela.
Lá, o caos atual começou da mesma forma, com a aliança entre Hugo Chávez e o judiciário (com a conivência das forças armadas e legislativo), quando o segundo avalizava todos os desvarios do primeiro. Pouco a pouco foi-se entregando toda a soberania de um país a um ditador populista, incompetente e ignorante - qualquer semelhança com as “qualidades” do Condenado em 3 instâncias daqui é mera coincidência. Criou-se assim, uma ditadura com uma aristocracia restrita aos magistrados, uns poucos empresários amigos do rei e políticos que apoiavam o ditador.
É o que se enxerga por aqui. Um conluio entre judiciário e executivo que estão levando o país ao buraco do autoritarismo, destruindo a democracia (e até mesmo a diplomacia) e inventando “modas” para transformar o país em um pária da política e da economia mundial.
Eustáquio Rodrigues Filho - Servidor Público e Escritor. Autor do livro: Um instante para sempre.
Citizenship | 08/08/2025 21:09:46
Esqueceu de denunciar que o Lula foi ao velório do Samora Machel, antes de ser presidente. Realmente, essa tal solidariedade com o sul global está deixando o Milei com raiva já que o Brasil tem mais de 300 bilhões de dolares de reservas internacionais e a Argentina está com a conta no negativo. É, o Milei com a sua Vaca Muerta não perde a chance de ser o que erra por último.
Carlos Nunes | 08/08/2025 20:08:49
Pois é, tio EUSTÃQUIO tá certo, uai. Essa situação ilegal que se instalou no Brasil, vai mudar muito brevemente. Uma torrente de novidades, que nós não sabÃamos, vai varrer o Brasil. 1) tio CARVAJAL, braço direito do tio CHÃVEZ, tá fazendo Delação nos Estados Unidos. Narrando como o dinheiro do narcotráfico entrou no Brasil e quem foi beneficiado. 2) jornalistas investigativos internacionais tão descobrindo, o que todo mundo suspeitava, a eleição de 2.022 não foi limpa, como contaram. Provas robustas já foram descobertas. 3) Mais jornalistas descobriram irregularidades no Gabinete do tio XANDÃO. Tio TAGLIAFERRO se prepara pra fazer delação premiada e contar tudo. Segundo ele, juntou muitas provas. Nessa estória toda, que dará pra fazer até uma minissérie, o mais importante são AS PROVAS. Contra provas, não haverá argumentos. Aguardemos as provas...prepare a pipoca que essa novela será longa...Como diz o velho ditado: A Verdade sempre aparece e a Justiça (a Verdadeira) tarda, mas não falha. Nessa estória toda só interessa uma coisa A VERDADE, NADA MAIS DO QUE A VERDADE. Tudo indica que, o primeiro a saber de tudo isso, será tio TRUMP. Se ele souber, passará um rolo compressor em tudo que não presta no Brasil.
aloisio | 08/08/2025 20:08:45
Uma coisa é a liberdade de expressão a outra é a ditadura de expressão, um dos componentes desse século ridÃculo. Perdemos a noção da razoabilidade para o panfletismo. No mais, nem dá para comentar, a não ser não basta ser debochado, tem que ter orgulho do próprio deboche!
Joel | 08/08/2025 20:08:09
Esses colunistas do folhamax devem pagar um pix gordo pra esse site se prestar esse papel humilhante de deixar ele escrever aqui. O cara dorme, acorda, bate aquela (não vou dizer que trans* pq quem aceita deve estar devendo agiota) pensando no Lula e no PT.
Jamil Mill | 08/08/2025 19:07:23
A maior prova de que a liberdade de expressão no Brasil é plena é este senhor: ele só escreve M... (com força!), mas é uma criatura obstinada! Perdeu o senso de ridÃculo e pulou de cabeça em ser ridÃculo. Continue, a gente se diverte!! kkkkk
Luan arruda | 08/08/2025 18:06:56
Parabéns Eustáquio, muito bom o artigo não cabe recurso. E ainda, tudo fica melhor quando se vê os descerebrados esquerdalhas em cólicas.
Natascha Lopes | 08/08/2025 17:05:49
Kkkkkk, em nenhum momento o nobre Servidor Público e Escritor mencionou que o Dudu bananinha foi para o Estados Unidos para provocar esse terremoto chamado tarifações e sanções ao STF, esqueceu também de mencionar que estão a qualquer custo livrar o Bolsojoias das arábias de pagar pelos crimes cometidos, são aquueles que viviam dizendo que bandido bom é bandido morto, porém, agora mudou essa frase: Bandido bom é bandido preso na papuda, por que isso que o Bozo é, é um bandido que quer impunidade. E o pior é que essa famÃlia de bandidos não se preocupam com o povo, que com todas essas tarifas e sanções são os únicos que serão prejudicados. Eita familia que precisa ser banida.
Leonardo Alves | 08/08/2025 16:04:42
Quanta asneira. Esse asno da escrementa direita alienada deve tá mamando alguém pra conseguir publicar uma bosta dessa.
Mauricio | 08/08/2025 15:03:24
Nem perdi tempo lendo. Sugiro ao colunista um artigo do tipo "PL, Bolsonaros e a radicalização do Brasil". Vai chegar à mesma conclusão: só mudam os atores, o problema continua o mesmo.
Polícia Penal: O trabalho que a população não vê
Sexta-Feira, 08.08.2025 15h09
O futuro de Chapada depende da gente
Sexta-Feira, 08.08.2025 13h39
O Reino que Ainda Não Vivemos: Quando a Fé se Torna Revolução
Sexta-Feira, 08.08.2025 13h34
MT lidera feminicídios: o papel do SUAS
Sexta-Feira, 08.08.2025 13h19
Justiça Territorial: vamos defender nossos municípios!
Quinta-Feira, 07.08.2025 17h30