Opinião

Quarta-Feira, 01 de Maio de 2024, 16h28

LAUDICÉRIO MACHADO

Quem é o pilar que dá sustentação à Segurança Pública em MT?

Laudicério Machado

 

Cada figura detém seu papel dentro deste cenário, algumas protagonistas outras coadjuvantes, outras meros expectadores.

Todos os dias, mais de 5 mil profissionais da carreira dos praças Militares estaduais saem de suas casas com o objetivo de proteger a sociedade. São profissionais que estão na rotina ostensiva e imprevisível e que, no entanto, vivem uma realidade financeira muito diversa da que merecem. E, pior, quando abordamos a necessidade de equiparação salarial, vemos com estranheza os ataques de quem não deveria se portar dessa forma.

Claro, se tem algo que concordamos e é unânime é a ideia de que não se cabe nenhum tipo de comparação entre as carreiras que são do mesmo “pilar” da segurança pública em MT, conforme foi dito por liderança de outra carreira em outros momentos.

Se tronco é o que dá sustentação à árvore, não há comparação melhor para falar de 5 mil profissionais que trabalham arduamente atuando na ativa e outros 5 mil que já foram para a reserva. Todos da carreira das praças Militares Estaduais.

Não há mesmo o que se comparar quando se falam em finalidade ostensiva e uma imprevisível rotina no serviço de uma instituição e finalidade administrativa e cartorária de outra.

Realmente não se compara a importância de proteger os cidadãos, até mesmo com a própria vida, em uma instituição necessária em detrimento de uma instituição acessória.

É descabido comparar uma instituição plena e prestável a uma instituição dependente e secundária.

Não podemos sequer cogitar comparar algo grandioso, tradicional e abrangente há algo resumido restrito e lacônico.

Realmente, comparar seria um absurdo, pois cada figura detém seu papel dentro do cenário, algumas protagonistas outras coadjuvantes, outras meros expectadores.

O sistema, infelizmente, nem sempre vai permitir o devido enaltecimento aos merecedores dele.

Vivemos em um cenário onde “pseudo” detentores de capacidade e apreço buscam ofuscar a todo custo os dignos de valorização e enaltecimento.

Questiono se a sociedade acha correta a desvalorização dos Policiais Militares? Se a sociedade que é nosso bem maior acha que nosso trabalho deve ser relegado a segundo plano?

Nossa busca não é por comparação, mas sim em reconhecimento e valorização acertada, dentre as instituições da Segurança Pública de MT.

Quando falamos em equiparação salarial estamos falando em merecimento deste para sua existência e permanência.

Uma progressão de carreira digna, onde sim trarão dignidade aos servidores públicos militares que são desvalorizados nesse momento nesses dois quesitos e que precisam serem vistos pelas autoridades do Executivo e do Legislativo já que esses profissionais militares não estão mais aguentando ficar no “tronco” e nesse dia do trabalhador precisam ser valorizados.

Sabemos que algumas já possuem muito além do que merecem.

Sargento PM Laudicério Machado é presidente da Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros de Mato Grosso e presidente do Conselho Fiscal da Federação Nacional de Praças

Comentários (11)

  • Cuiabano |  07/01/2025 16:04:39

    Não foi esse canalha que bateu na mulher ???

  • Nando  |  02/05/2024 21:09:17

    Resumindo em poucas palavras, falou tudo, somente merda seu PCZ.

  • Robson  |  02/05/2024 19:07:34

    Esse sargento errou no concurso, deveria ter feito pra oficial, aí sim ele iria ficar no gabinete em atividade administrativa

  • Dr. Advogado |  02/05/2024 11:11:37

    A PM tem uma missão importantíssima. Mas só consegue combater o bandido tradicional, de rua, que os olhos enxergam. Os crimes mais complexos, dependem sempre do trabalho de investigação técnica da Polícia Civil. Veja, a PM nunca consegue prender um corrupto, um grande traficante (não o biqueiro ou o mula), um líder de facção, um responsável por lavagem de dinheiro, um criminoso virtual etc, porque esse tipo de bandido não está operando nas ruas, ele age de forma oculta, onde o policiamento ostensivo não o atinge. Para prendê-lo, somente através de um serviço investigativo que exige grande capacidade intelectual, realizado pela PC.

  • Pracinha |  02/05/2024 11:11:05

    O cobrador do ônibus, se quiser o salário do motorista ele tira carteira de e se candidata ao cargo, o SD , se quiser o salário do tenente ele tenta CFO, o investigador se quiser ganhar igual ao delegado presta concurso para delegado. Agora, uma categoria, se quiser ganhar mais, não vai ser se comparando como igual ou melhor que outra, que vai conseguir, todos tem sua importância... Este tipo de atitude é jogar pra torcida.... Tentar desunir um grupo e criar "panelinhas"

  • Claudir Leal |  02/05/2024 10:10:48

    O braçal sempre ganhará menos do que o intelectual. É assim em qualquer função. O servente ganha menos que o pedreiro e esse dois ganham bem menos que o engenheiro civil. Não deveria ser assim, mas é.

  • FÃÂBIO |  02/05/2024 09:09:24

    Esse cidadão perdeu uma excelente oportunidade de manter a boca fechada e se abster de atacar, de forma covarde e velada, outra Instituição e seus profissionais. Esse tipo de ataque medíocre, com toda certeza, reflete a personalidade desse sujeito, também medíocre. Também me parece, por fim, um total despreparado que utiliza o suor de milhares de praças da PM como exemplo do que, definitivamente, ele nunca foi, um policial de rua. Da próxima vez, utilize o espaço para algo mais produtivo, que cresça e desenvolva a categoria dos praças e não para envergonhá-los com suas rusgas pessoais e mesquinhas.

  • PRACAS DA PMMT & BMMT  |  02/05/2024 04:04:25

    3.049 Sargentos e familiares. Tá de SACO CHEIO Com suas presepadas Sr DOUTOR Sargento Laudicero JA FEZ DE BESTA OS PRACAS da PMMT e BMMT Com aquele Qtc Serra Fox Trot ao triplo. Queremos é ESCALONAMENTO VERTICAL e abrir esse quadro Sub-tenente

  • SDPM Boina  |  02/05/2024 04:04:15

    Só carga d'água miolo de pote conversa fiada

  • Cabo kãn hân hãn |  02/05/2024 03:03:19

    Laiv blá blá bla da Concersa Fiada. Convocou 99% pra notícia FAKEE Chega Concersa Fiada d Karga d'água. ???? E aí esse ESCALONAMENTO VERTICAL 50% já. Não será AUMENTO SALARIAL sim REALINHAMENTO. + QUADRO Sub-tenente. Anular Alterar Essa LEI ESTEVES 360Subtenente Onde soooooo Existe aqui no Mato Grosso. Vai sair do papel ou é +1 conversa fiada ao triplo.

  • Sebastião Andrade Ribeiro |  01/05/2024 20:08:55

    Muito bom o artigo. Entendi nas entrelinhas à qual carreira faz menção e concordo que nunca fomos valorizados como merecíamos! Parabéns pelo artigo sucinto e preciso.

Confira também: Veja Todas