Quarta-Feira, 09 de Julho de 2025, 13h37
Licio Antonio Malheiros
Sondagem política
Licio Antonio Malheiros
Com a proximidade do ano 2026, momento em que, acontecerá eleição política no Brasil; às peças políticas, estão sendo mexidas diuturnamente no tabuleiro político, com mudanças delas para às mais diferentes posições e direções e, de forma exacerbada.
Ledo engano, achar que esperar chegar 2026 para colocar seus nomes à disposição dos partidos políticos, seja, o melhor caminho ou coisa que o valha.
Pois, o jogo político está em plena efervescência, quem pode mais, chora menos.
A movimentação dessas peças no tabuleiro político, tem permitido que, novos nomes surjam no cenário político, e alguns deles, são pegos de surpresa em função de nem vislumbrarem uma corrida eleitoral rumo ao parlamento; e terem seus nomes ventilados.
Os bastidores da política dão conta que, dois partidos políticos estariam veementemente interessados, que o novo Secretário Municipal de Educação de Cuiabá, Amauri Monge, colocasse seu nome à disputa de uma vaga na Câmara Federal. Levando, sua bandeira de luta pela Educação ao Congresso.
O que o credencia à uma das vagas de Deputado Federal, é o reconhecimento por sua gestão eficiente à frente da Educação da capital, tendo em vista, já ter atuado na gestão do Secretário de Educação do Estado Alan Porto, ajudando a tirar o Estado de Mato Grosso, da incomoda 22ª colocação no (IDEB), passando a ocupar a 8ª posição.
Reconhecido por sua gestão eficiente à frente da Educação da capital, Amauri Monge tem sido sondado por diferentes partidos políticos que veem nele, um nome forte com trabalho consolidado e, grande capacidade de articulação.
Caso decida entrar na disputa, Amauri deverá defender no Congresso Nacional a mesma bandeira que tem marcado sua atuação na Prefeitura Municipal de Cuiabá: a Educação pública de qualidade, a valorização dos profissionais da educação e os investimentos na melhoria da infraestrutura e na inovação pedagógica.
Nos bastidores, comenta-se que, se for confirmada a sua candidatura; Amauri Monge poderá formar uma dupla de peso com Alan Porto, atual secretário de Estado de Educação de Mato Grosso, ambos reconhecidos como defensores e protagonistas na transformação da educação pública no Estado.
Amauri Monge, hoje, é considerado um dos melhores secretários municipais do país, porém, ainda não se manifestou; principalmente pelo fato de ter sido apenas sondado e não convidado oficialmente, porém se for dá vontade de todos ele poderá estar colocando o seu nome à apreciação desses partidos interessados.
Existe um ditado antigo, que diz “Onde há fumaça, há fogo”, vamos aguardar, os acontecimentos dos próximos episódios.
Professor Licio Antonio Malheiros, é Jornalista, Articulista e Geografo.
Cleidiane | 10/07/2025 06:06:10
Bom artigo professor, caso o Amauri Monge, venha a ser candidato a deputado federal, por certo Mato Grosso irá ganhar, principalmente na educação, pois o Amauri é fera no assunto.
Vilma | 09/07/2025 14:02:41
Muito bom artigo, se o Amauri for realmente candidato trata se de um grande nome, vamos torcer para que seja verdade.
Silvano | 09/07/2025 14:02:18
Gostei do artigo professor, se realmente o Mauri Monge sair para deputado federal eu e a minha famÃlia votaremos nele, por se tratar de um grande secretário e muito competente.
Lesões musculares no frio
Quinta-Feira, 17.07.2025 13h45
As cidades que queremos e merecemos
Quinta-Feira, 17.07.2025 13h40
B15: a mistura que fortalece a cadeia da soja
Quinta-Feira, 17.07.2025 13h17
Se o dinheiro virou patrão, quem comanda a sua vida?
Quinta-Feira, 17.07.2025 13h14
A ilusão democrática na eleição direta
Quinta-Feira, 17.07.2025 08h00