Opinião

Domingo, 16 de Outubro de 2022, 11h54

GUSTAVO OLIVEIRA

Vaiado em Praça Pública

GUSTAVO OLIVEIRA

 

Durante a semana, no final da tarde, passava de carro pelo Praça 8 de Abril quando, em um semáforo, fui abordado por uma jovem que, educadamente, me ofereceu um adesivo de Bolsonaro para colocar no veículo. 

Também de forma educada recusei o pedido.     

Um rapaz, que estava com a jovem lhe disse que não adiantaria tentar me convencer do contrário pois eu era ‘lulista’. Ao anúncio de que um ‘adversário’ trafegava no local, o grupo que fazia a adesivagem do ‘mito’, me dedicou uma sonora vaia - menos a educada jovem que havia oferecido o adesivo.   

Em silêncio sai da constrangedora situação. Ao olhar pelo retrovisor do carro percebi que os veículos que me seguiam não recusavam a oferta de carregar o 22 no carro. Logo pensei: será que só eu estou errado? E comecei a me questionar.

O que é mais perigoso: corrupção na Petrobras ou uma ditadura, que Bolsonaro vive enaltecendo e ameaçando reeditar?     

O que é mais grave: corrupção na Petrobras (roubo) ou os 700 mil mortos na pandemia (latrocínio)? A corrupção na Petrobras ou a desertificação da Amazônia, que vai esculhambar com o clima na Terra nos próximos séculos ou milênios, caso desmatemos só mais um pouquinho? A corrupção na Petrobras ou um país armado? A corrupção na Petrobras ou o desrespeito às minorias?  A corrupção na Petrobras ou o império de fake news?   

O que assusta mais: o risco de que haja corrupção por parte do PT ou qualquer corrupção da família Bolsonaro (com os 51 imóveis comprados com papel-moeda, orçamento secreto, rachadinha e ligação com milicias cariocas)?     

O que causa mais medo: o risco da redução drástica das queimadas na Amazônia e demarcações de terras indígenas e quilombolas ou apoio à madeireiros, grileiros e garimpeiros ilegais? Aumento real do salário mínimo ou o contrário?   

De um lado há um candidato que era presidente à época da corrupção na Petrobras. Do outro há um candidato cujo ídolo, foi um torturador na ditadura.   

De um lado há um candidato em que você pode discordar, pois ele vai aceitar discutir com você, dentro das regras democráticas. Já do outro lado... Difícil escolha?   

Não sou ‘lulista’ – apesar de ter votado nele contra o Collor e nas duas vezes em que foi eleito, só não o fiz nas duas vezes em que perdeu para FHC -, hoje me incluo nos quase 20%, segundo a última pesquisa do Datafolha, dos que votam em Lula pelo simples motivo que não querem ver Bolsonaro e, principalmente, o que ele representa nos próximos quatro anos no Palácio do Planalto. Já Lula, se ele errar é só engrossar a oposição no dia seguinte a sua eleição!   

Enfim, argumentos não me faltam para ficar onde estou, mesmo que sozinho e vaiado em uma praça pública de Cuiabá.

*Gustavo Oliveira é diretor de Redação do Diário de Cuiabá

Comentários (7)

  • Wilson Pereira |  17/10/2022 17:05:09

    Parabéns, Gustavo! Não sou Lulista, porém, sei o que é "democracia" e, o que foi a "ditadura/64". Eis ai, grande diferença de pensamento entre um e outro candidato.

  • Josué |  17/10/2022 09:09:41

    È lamentável alguém não saber separar o joio do trigo, a pessoa fala de corrução com uma naturalidade que é incrível, fala de mortos na pandemia como se os mortos na pandemia fosse algo tivesse acontecido só no Brasil, fala do corrupção como se fosse só na Petrobras, não fala da ideologia petista que ainda é mais grave que a corrução. outra o senso sobre mortos não é 100% pandemia, todos os anos tem um grade numero de mortos por outros motivos, mas divulgam os mortos no período da pandemia como se as outras cousas não tivesse acontecidos. é lamentável.

  • Junior Bravo |  17/10/2022 09:09:00

    Eu nunca vi uma pessoa que tem aspirações ditatoriais permitir que o cidadão de bem tenha armas. O ladrão, ao abordar sua vítima, pensa primeiro se ela está armada e a revista; a polícia quando vai abordar o ladrão também pensa a mesma coisa - quer saber se ele está armado. A diferença está na finalidade, o primeiro é para fazer o mal, o segundo é para fazer o bem para a sociedade, tentando livrá-la de mais uma bandido. Então, quando um candidato diz que não se importa que cidadão de bens estejam armados, não posso crer que ele queira impor uma ditadura. Agora quando um "ex-ladrão" diz que eu, cidadão de bem, não posso ter uma arma, então acredito que não tem nada de ex, ele me quer como cordeiro, como presa. Esse seu discurso de Lulista não cola. Não sei se tem corrupção nesse governo, deve ter, em todos tiveram; não concordo com tudo que Bolsonaro faz, diz, etc... mas entre escolher alguém cuja patota devolveu 6bi aos cofres públicos e quer me ver desarmado e o cara sem papas na língua, que não se importa que eu tenha minhas armas, prefiro este último, ele não ia querer armas as pessoas, para depois subjugá-las.

  • Luan arrudak |  16/10/2022 20:08:31

    Por isso o diário ta em decadência sem volta lula apoia as ditaduras cubanas, venezuelanas, nicaragua e outras tantas ditaduras africanas alem de financia-las com nossos recursos. E surge esse vetusto, pra dizer o mínimo com essas mentiras e o típico petista mentiroso.

  • muito louco |  16/10/2022 20:08:03

    Devo acrescentar ao ponto de vista deste eleitor que, ninguém rouba sózinho, existe uma gana enorme de ladrões instalada no poder publico no Pais que é dificil voce dizer quem que não rouba neste Pais.

  • aloisio |  16/10/2022 17:05:44

    Gustavo, se não lhe faltam argumentos, por outro lado, o fanatismo virou um câncer. Querem nos empurrar à força uma ideologia e quando não conseguem se utilizam do tumulto, da confusão, da balbúrdia, para nos intimidar. Acreditam que isso é liberdade de expressão, é exercício de cidadania ... esse é o cenário. Infelizmente, podre da eleição.

  • Eleitor de MT |  16/10/2022 16:04:41

    Em partes concordo mas a parte do "fia seguinte" não. Já viu comunista sair do poder? Eles se arrependem de ter tentado implantar comunismo aos poucos acostumando o povo com a ração bolsa família. Infelizmente muitos nao estao preparados pra fazer campanha. Perdoe-os. Eu já passei por isto e te entendo mas ainda prefiro o Bolsonaro nas atuais circunstâncias...

Confira também: Veja Todas