Quarta-Feira, 19 de Agosto de 2015, 14h24
ESTELIONATO
Aposentado é preso com 656 cartões de banco e do Bolsa Família
Denise Soares
G1-MT
Um aposentado de 55 anos foi preso nesta quarta-feira (19) com uma grande quantidade de cartões do Bolsa Família, cartões de banco, títulos eleitorais, folhas de cheque e extratos bancários, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá.
De acordo com a Polícia Militar, Virgínio Paes de Campos foi preso por suspeita de estelionato e agiotagem. Com ele, a PM apreendeu 656 cartões de banco e 91 carteiras de trabalho registrados no nome de diversas pessoas.
Ao G1, Virgínio disse que apenas emprestava dinheiro para as pessoas e negou que ficava com o dinheiro das vítimas. O suspeito contou que estava nesse ‘serviço’ há 10 anos e nunca teve nenhum problema ou chegou a ser preso.
Segundo a polícia, Virgínio foi flagrado dentro de uma agência da Caixa Econômica Federal, localizada na Avenida Couto Magalhães. Algumas pessoas viram o suspeito fazendo diversos saques de dinheiro usando 15 cartões e decidiram chamar a polícia.
A grande quantidade de documentos e cartões foi encontrada na casa dele, no Bairro Nova Várzea Grande. No local também foi encontrado um revólver calibre 38 e uma espingarda calibre 22.
“Encontramos nos cômodos da residência vários cartões do Bolsa Família e também do Cartão Cidadão. Estamos com a suspeita de estelionato pela questão da quantidade de cartões e cheques em nome de outras pessoas que ele não afirma a procedência, além do crime de porte ilegal de arma de fogo por não ter registro dessas armas”, explicou o aspirante da PM, Marcelo Freitas.
Para a PM o suspeito explicou que ‘levantava’ dinheiro e negou que praticava agiotagem. Virgínio disse à polícia que as pessoas o procuravam para fazer empréstimos e deixavam os cartões como forma de garantia do pagamento das dívidas. Todos os cartões estavam com as senhas anotadas em papéis colados no verso de cada cartão. Uma quantia de R$ 3 mil também foi encontrada.
“Se a pessoa estava com dificuldade, como conta atrasada ou doente, falava comigo. Eu calculava e emprestava, passava o dinheiro para eles. Mas a porcentagem era minha, eu cobrava 10%. Eu nunca fui atrás de ninguém, eles que me procuravam. Não é crime, não agredi ninguém, não mandei ninguém me passar senha”, disse o suspeito ao G1.
Sobre as duas armas encontradas, o aposentado disse que apenas as tinha como segurança por medo de assaltos. Porém, ele não tinha registro de nenhuma delas. De acordo com a PM, o suspeito será encaminhado para a Polícia Federal de Cuiabá.
fidedigno | 19/08/2015 17:05:25
Agiotagem. Art. 61, Inciso I do Cód. penal. Tem outros crimes aÃ, por portar documentos de terceiros em seu poder. Vamos investigar e punir.
Muniz | 19/08/2015 16:04:58
INACREDITÃVEL COMO UM CIDADÃO DESTE, AOS 55 ANOS Jà ENCONTRA-SE APOSENTADO, ENQUANTO DIVERSOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS, QUE MUITO CONTRIBUÃRAM PARA O CRESCIMENTO DESTA NAÇÃO, SEQUER SÃO ATENDIDOS PELO INSS, OU ALGUÉM POR AI NÃO TEM UM PAI OU UMA MÃE NA SITUAÇÃO QUE AFIRMEI?....É PRA ACABAR MEEEEEEEESMO.
Clientes são confundidas com GPs e denunciam bar à PC de MT
Sexta-Feira, 18.07.2025 21h44
Câmeras recuperam caminhonete roubada em cidade de MT
Sexta-Feira, 18.07.2025 20h25
Traficante pula muros e acaba baleado ao peitar PMs
Sexta-Feira, 18.07.2025 20h24
PF destroi garimpos ilegais no Oeste de MT
Sexta-Feira, 18.07.2025 20h23
Assassino de garoto em praça de MT é preso escondido na praia em SC
Sexta-Feira, 18.07.2025 18h30