Sábado, 05 de Julho de 2025, 05h29
CENTRO SEGURO
Centros de Cuiabá e Várzea Grande tem maior segurança
Da Redação
Mais de 300 policiais militares seguem reforçando as áreas das regiões centrais de Cuiabá e Várzea Grande, na Operação Centro Seguro, deflagrada pela Polícia Militar de Mato Grosso. A operação faz parte do Programa Tolerância Zero do Governo do Estado e realiza a intensificação do policiamento com ações até o dia 5 de julho.
O reforço do efetivo acontece com os batalhões de área do 1º e 2º Comandos Regionais (com sedes em Cuiabá e Várzea Grande) e também pelas unidades especializadas da PMMT, como a Cavalaria, Batalhão de Rondas Ostensiva Tática Móvel (Rotam), Batalhão de Operações Especiais (Bope), Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran), Batalhão Ambiental (BPMPA), Força Tática e Companhia de Rondas e a Ações Intensivas Ostensivas (Raio).
O efetivo militar também recebe reforço de policiais que atuam nas áreas administrativas por meio da Jornada Extraordinária, que remunera os militares que atuam em serviço durante seus horários de folga. A operação também conta com apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e com a vigilância de 800 câmeras do Programa Vigia Mais MT.
A operação Centro Seguro tem como objetivo fortalecer o policiamento em áreas comerciais do centro da Região Metropolitana. Durante o período, estão sendo realizadas diversas ações preventivas, como pontos demonstrativos, saturações e abordagens policiais, para garantir a ordem pública e combater crimes de roubo, furto e outras práticas criminosas em flagrante.
O subchefe de Estado-Maior Geral da PMMT, coronel José Nildo de Oliveira, destaca que a área central de Cuiabá tem apresentado reduções de furtos e roubos e enfatiza a importância da integração entre unidades militares para o andamento da operação.
“A Operação Centro Seguro vem para fortalecer ainda mais a presença da Polícia Militar e a sensação de segurança para os cidadãos, na região central de Cuiabá e Várzea Grande. Temos comprovadamente dados que apontam a redução de crimes e vamos continuar fazendo a manutenção da segurança com todas as nossas equipes. O objetivo é manter o trabalho integrado junto com nossos batalhões especializados, coibindo a prática de crimes com tolerância zero a todos os delitos”, ressalta o coronel.
Redução de crimes
Entre janeiro e maio de 2025, as forças de segurança registraram queda de 26% em crimes de roubos e de 9% em furtos, em comparação com o ano interior, na região central de Cuiabá.
Em 2025, foram registrados 349 furtos e 39 roubos, enquanto que, no ano de 2024, foram contabilizados 382 furtos e 53 roubos. Os dados foram disponibilizados, na quarta-feira (2.7), pela Superintendência do Observatório de Segurança Pública (SROP).
Saudade de CORONE ZAQUEU CHUPA PIÇA | 05/07/2025 21:09:12
E o salário dos praças quando vai melhorar, quando vai ser valorizados
Tobias | 05/07/2025 20:08:32
Ninguém fiscaliza essa jornada. Aqui em tangará já teve denúncia dos comandantes recebendo sem ir imagina como tá no Estado todo.
Quatro homens são baleados em ataque a tiros por dupla em moto
Domingo, 27.07.2025 08h32
Cartório pega fogo horas depois da morte de esposa de tabelião em Mt
Sábado, 26.07.2025 20h55
Morto em crime passional era suplente de vereador pelo PL
Sábado, 26.07.2025 20h52
PJC prende suspeito de estupro em bar dentro de garimpo
Sábado, 26.07.2025 19h10
Bravão tenta fugir da PM, mas é preso com pistola em hotel em MT
Sábado, 26.07.2025 19h10