Segunda-Feira, 29 de Janeiro de 2018, 10h01
ESFORÇO
Chapada receberá força-tarefa na segurança pública
Da Redação
O que é bom pode e deve ser melhorado. Partindo desse pressuposto é que foi realizada em Chapada dos Guimarães uma audiência pública, organizada por uma comissão de moradores intitulada Amigos da Cidade Melhor. O principal objetivo foi debater a ação contínua das polícias na cidade turística. O evento contou com a participação do secretário Estadual de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT), Gustavo Garcia, a prefeita Thelma de Oliveira, promotor de justiça Leandro Volcko, representantes da Polícia Militar e Polícia Judiciária Civil.
A população, que se reuniu no auditório do Ministério Público, elogiou, em diversos momentos, as polícias Militar e Judiciária Civil. Mas houve também solicitação de investimentos em ações para diminuir os índices de roubos (quando há violência ou ameaça) e furtos (sem ameaça ou violência).
O secretário estadual Gustavo Garcia ressaltou que vai determinar uma análise criminal para direcionar a atuação das polícias. “A Segurança Pública é prioridade para o governador Pedro Taques. E o governo do estado vai potencializar os esforços, tanto em Chapada quanto em outros municípios”, detalhou Gustavo Garcia.
Para o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marcos Vieira da Cunha, desenvolver ações conjuntas entre as forças é um dos caminhos para o bom resultado. “O sistema de segurança pública tem como objetivo levar segurança para os cidadãos”. Cunha ainda enfatizou a necessidade de dar voz aos moradores. “A população ajuda no planejamento que é realizado pelas polícias”.
Integrante da comissão de moradores Amigos da Cidade Melhor, Rosângela Maria Pedroso, que é juíza aposentada, destacou que a população deseja mais segurança, pois ocorrem roubos e furtos no município. Mas ela frisou o bom trabalho desenvolvido pela Polícia Militar e Polícia Judiciária Civil. “A comunidade sempre vai apoiar a Segurança Pública. Estamos com a melhor Polícia Militar e Polícia Civil do país”, avaliou.
O diretor-geral da Polícia Judiciária Civil, Fernando Vasco Spinelli, se comprometeu a enviar, de forma provisória, um delegado com equipe para que seja realizada uma força-tarefa na cidade turística. “Essa força tarefa vai, por exemplo, ajudar a identificar autores de crimes cometidos em Chapada dos Guimarães”, explicou.
Para garantir a atuação do delegado e equipe prometida por Spinelli, o secretário Gustavo Garcia se comprometeu a liberar as diárias necessárias aos servidores. Durante a audiência pública o delegado-geral ainda anunciou que uma viatura vai ser enviada ao município.
Entre as ações desenvolvidas pela Sesp, o secretário destacou as operações Bairro Seguro, realizadas simultaneamente todos os meses nos 141 municípios de Mato Grosso pelas forças de Segurança Pública. “São ações preventivas e repressivas desenvolvidas de forma integrada”, pontuou.
O promotor de justiça da comarca de Chapada dos Guimarães Leandro Volcko destacou a importância da população se mobilizar e pedir por melhorias em infraestrutura e segurança pública. “Com 13 anos de carreira é a primeira vez que vejo todas as autoridades reunidas em uma audiência pública”.
Os moradores ainda reivindicaram iluminação pública e limpeza de terrenos baldios. “Vamos abrir um processo licitatório para trocar a iluminação pública e fazer o geoprocessamento para mapear os terrenos e assim identificar os proprietários”, disse a prefeita de Chapada dos Guimarães, Thelma de Oliveira.
A prefeita ainda garantiu que o executivo municipal vai limpar os terrenos baldios que forem elencados pela comissão de moradores como prioritárias. “A Prefeitura de Chapada dos Guimarães será parceira e os secretários municipais vão ser envolvidos nas ações”, afirmou Thelma de Oliveira.
ANTÔNIO PADILHA DE CARVALHO | 30/01/2018 12:12:26
A cidade está tomada de bêbados, pedintes e drogados... não se pode caminhar tranquilamente, pois o assédio é sistemático.
ANTÔNIO PADILHA DE CARVALHO | 30/01/2018 08:08:23
A cidade está tomada de bêbados, pedintes e drogados... não se pode caminhar tranquilamente, pois o assédio é sistemático.
\luis Chapada | 29/01/2018 10:10:00
A matéria não ressaltou mas há uma convicção na comunidade local de que a grande maioria dos furtos que ocorrem em Chapada são praticado por um grupo de cerca de 10 a 15 marginais que abastecem receptadores de Cuiabá e Campo Verde. Esses indivÃduos também se beneficiam da ação de dependentes quÃmicos (noiados). Uma ação de inteligência da Policia Civil com apoio de disk denuncia e posicionamento mais severo durante as audiências de custódia desses meliantes já ajudariam de mais para melhorar a atual situação que é realmente grave no atual momento. Contamos com o cumprimento da palavra e o empenho das autoridades e a colaboração da população.
Novinho maconheiro e namorado de 61 anos trocam socos em MT
Quarta-Feira, 09.07.2025 17h23
Irmão ameaça matar outro para defender mãe de "opressão" em MT
Quarta-Feira, 09.07.2025 17h05
Machão ameaça ex e enteado e é preso por estar foragido em MT
Quarta-Feira, 09.07.2025 16h12
Traficantes são presos com 30 quilos de drogas em MT
Quarta-Feira, 09.07.2025 16h12
Bombeiros socorre motociclista ferida em acidente em MT
Quarta-Feira, 09.07.2025 16h11