Polícia

Quarta-Feira, 09 de Abril de 2025, 19h35

PORTARIA

Coronel da PM proíbe militares de darem entrevistas e posts nas redes

Algumas das das regras são interpretadas como censura

ALEXANDRA LOPES

Da Redação

 

Uma nova portaria publicada pelo 4º Comando Regional está causando polêmica nas redes sociais. O documento, assinado pelo tenente-coronel Wanderson Silva Sá, comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar de Rondonópolis (215 km de Cuaibá), traz algumas regras que foram vistas como censura.

Em entrevista ao FOLHAMAX, o tenente-coronel disse que os policiais não estão sendo censurados. Ele explicou que as regras seguem as orientações do Conselho de Ética Pública do Estado, que determinou normas para o uso da internet e redes sociais. A informação consta em resolução número  07/2024.

A portaria questionada na região, de número 02/SJD/2025, foi publicada na segunda-feira (7). Ela dispõe sobre algumas regras a serem adotadas em relação à publicidade de atos, ocorrências, eventos, decisões e dados operacionais em quaisquer canais de comunicação e/ou redes sociais, pelos policiais militares lotados no 5º BPM.

O documento se fundamenta no Estatuto da Polícia Militar, Lei Complementar Estadual nº 555/2014, que trata sobre a ética e a disciplina dos militares estaduais.

No primeiro artigo, a portaria informa que somente o subcomandante do 5º BPM, os Comandantes de Policiamento Urbano (CPU) e os Graduados de Dia, em serviço, estão autorizados a dar entrevistas em quaisquer canais de comunicação e a expor nas redes sociais ou em qualquer outro meio de divulgação as notícias relacionadas às ocorrências.

Informa ainda que a divulgação nas redes sociais de policiais trajando farda, usando viaturas e materiais bélicos da PMMT, bem como filmagens ou fotos das viaturas e equipamentos de forma irregular, estará sujeita à instauração de procedimento administrativo e sanção disciplinar ao autor em caso de constatação de irregularidades.

Ainda conforme o texto, todos os policiais militares devem se atentar para o devido uso dos materiais pertencentes à Fazenda Pública Estadual ou atinentes à instituição PMMT, sendo que as viaturas e outros materiais institucionais estão destinados somente e restritamente ao serviço.

 

Comentários (8)

  • Plácido  |  10/04/2025 15:03:09

    Correto...redes sociais viraram trampolim pra policiais tentarem carreira política... não é só PM... tá cheio desses tipos na PJC, na perícia... é podcast de policiais ensinando o que nunca fizeram... é perito falando o que não sabe, contando lorota...já deu...chega

  • Joaquim alves |  10/04/2025 13:01:50

    Venho aqui a dizer que o , coronel Silva Sá está corretíssimo quanto a esse salamaleico sgt costa,tem que cortar pela raiz mesmo,cara quer,se engrandecer em cima,de prender que e o seu,trabalho ta certo Silva Sá esse cara tá muito pra frente mesmo corte logo a asinhas dele, policial não pode fazer esses tipos de postagens mesmo,querendo ganhar votos na política usando o nome da instituição, vá caçar o que fazer rapaz, cara cheio de peido na polícia,cheio de bronca ,e querendo ser político,ta na polícia ainda de sorte, não sei porque,puxa a ficha dele na polícia para vcs verem quem e ele.

  • Elis Pereira  |  10/04/2025 12:12:44

    nossa agora que fui ver o insta dele que o conan comentou e tem tudo isso que ele nao quer que os outros colegas dele façam.

  • Conan |  10/04/2025 09:09:27

    Parabéns Coronel Silva Sá, agora só falta dar o exemplo e parar de fazer um circo no instagram com suas postagens

  • Botelho Pinto |  10/04/2025 08:08:37

    Corretíssimo. Parabéns Ten Cel Silva Sá.

  • pAULO |  09/04/2025 21:09:05

    Está certíssimo. Agora farda, material bélico e ocorrência virou conteúdo de policial influenciador.

  • Sem novidade |  09/04/2025 20:08:23

    No sistema penal dar entrevista da punição...Chegou agora na PM...No sistema faz tempo...censura contra servidor chegou agora na PM?

  • Amostradim |  09/04/2025 20:08:10

    Parabéns coronel Silva Sá, medida tomada muito sensata, que com certeza evitou uma tragédia anunciada em Rondonópolis! Onde um sargento Costa, que o trabalho dele é entra na viatura e fazer vídeos, com dizeres Salamaleico, se intitulando sargento Salamaleico, com pretensão política, em tons de ameaças e perseguições posta na rede social. Coisa que não coaduna com uma instituição de segurança séria que realmente respeita a população!

Confira também: Veja Todas