Polícia

Sábado, 20 de Novembro de 2021, 08h50

CLIMA TENSO

Indígenas sequestram e espancam chefe da Funai em MT; veja vídeos

Membros das etnias Kaiapó e Panarás exigiam exoneração de chefe da Funai

DIEGO FREDERICI

Da Redação

 

O chefe da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Colíder (650 KM de Cuiabá) foi mantido refém por indígenas das etnias Kaiapó e Panarás durante toda a sexta-feira (19), sendo liberado só após negociação com a Polícia Militar. Ele também sofreu agressões dos indivíduos enquanto estava em cárcere privado.

De acordo com informações da PM, índios das etnias Kaiapó e Panará exigiam a exoneração do homem, que possui 35 anos, que permaneceu refém desde as 08h30 da manhã desta sexta-feira.

A PM relata que em determinado momento do cárcere privado, após um “descuido” dos indígenas, o refém conseguiu fugir utilizando um “spray de gengibre” contra os indivíduos. Ele, porém, foi recapturado e agredido pelos sequestradores com “chutes, bordoadas e pauladas”, sendo levado novamente para o escritório da Funai em Colíder.

Por volta das 20h a PM foi acionada e após negociação com os indígenas, conseguiu a liberação do refém, que foi encaminhado ao hospital regional instalado na cidade com “hematomas” e uma “luxação” no ombro direito. A Polícia Judiciária Civil (PJC) e a própria Funai investigam o caso.

Comentários (4)

  • Já chegou a hora desse povo trabalhar.. |  20/11/2021 17:05:01

    Baum de começa colocar esse povo para trabalhar e pegar impostos!

  • Realista |  20/11/2021 10:10:20

    A partir do momento que o indígena entra em contato com a cultura do "homem branco" este deixa de ser índio passando agir exatamente como age essa nova cultura. Eles sabem muito bem o que estão fazendo. Indio verdadeiro é aquele que ainda não teve nenhum contato com a nossa cultura e vive totalmente de acordo com o meio onde nasceu.

  • Kade |  20/11/2021 09:09:35

    E cade os defensores dos indígenas? No nortao fazem de tudo pq sao abrigados como silvícolas... Absurdos do Brasil ... A minoria tem mais liberdade do que a maioria... Só ver como na materia em momento algum fala em prisao desses criminosos

  • E Agora.  |  20/11/2021 09:09:31

    Será o q vai acontecer com esses indios.? Vão ser presos...vão ser punidos.?

Confira também: Veja Todas