Sexta-Feira, 14 de Março de 2014, 08h54
Mato Grosso reúne informações cadastrais de suspeitos
Da Redação
A Academia da Polícia Judiciária Civil (Acadepol) iniciará capacitação aos policiais civis da capital e do interior para uso do Módulo Operacional Vínculum, disponível do sistema de informações Geia, que auxilia na gestão administrativa e investigativa das unidades policiais. A partir do dia 20 de março haverá apresentação nas delegacias e após treinamento para uso e otimização da ferramenta na sede da Acadepol, em Cuiabá.
O módulo Vínculum está em funcionamento desde agosto de 2013 e foi desenvolvido pelo investigador e analista, Ricardo Barcelar, para substituir os bancos de dados criminal e fotográfico das delegacias de polícia, condensando todos em um único banco de informações dentro do Geia e de acesso integrado para todos os policiais das unidades de polícia do Estado.
O analista explica que o módulo Vinculum, como próprio nome já diz, possibilita o cruzamento de informações de acordo com a necessidade da pesquisa, dando maior agilidade no trabalho de investigação e ampliando o campo de busca, já que dados de outras unidades estariam no sistema, uma vez alimentados pelos usuários. “É uma ferramenta que vem para auxiliar na investigação, pois permite consulta pela internet, via computador ou celular smartfone”, destaca.
O uso do Sistema Geia é simples. Basta o policial acessar o link na página da Polícia Judiciária Civil, preencher o termo de compromisso e enviar para e-mail da Fábrica de Software da PJC, na Acadepol. Depois de aprovado é fornecido uma senha de acesso.
O Geia é um sistema que reúne um conjunto de módulos que visa a gestão, controle e rotinas administrativas e operacionais, ajudando no fornecimento de informações rápidas as delegacias de polícia.
O módulo administrativo faz a gestão sobre recursos humanos, armas, imóveis patrimônio, despesas e adiantamentos. Com a versão operacional entra em funcionamento o boletim estatístico mensal que passa a ser confeccionado pelo Geia e o Vinculum para consulta de alvos e o compartilhamento de informações entre as delegacias. O sistema ainda está integrado com o Laboratório de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro e o módulo Carta Precatória.
Há mais de 1 ano o modulo administrativo já vem sendo utilizado pelas delegacias da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso. O projeto foi desenvolvido pela fábrica de software da Academia da Polícia Judiciária Civil. O acesso ao sistema é autorizado, com senha individual aos operadores, que também ajudarão na alimentação e atualização dos dados.
O delegado geral da Polícia Judiciária Civil, Anderson Garcia, disse que a ferramenta tem facilitado muito a gestão, principalmente da diretoria. “Esse é um mecanismo que ajuda administrar e planejar. Agora queremos que todos os policiais utilizem o vínculum nas atividades investigativas”, declarou Garcia.
Sargento isenta colegas da Rotam e advogados de morte de presidente da OAB-MT
Sexta-Feira, 09.05.2025 10h10
Escavadeiras furtadas no RJ são localizadas em fazenda em MT
Sexta-Feira, 09.05.2025 09h56
Operação causa prejuízo de R$ 35 milhões às facções criminosas
Sexta-Feira, 09.05.2025 09h53
Corretor de 59 anos é achado morto dentro de carro em MT
Sexta-Feira, 09.05.2025 09h48
Tarado puxa faca e tenta estuprar jovem na saída de festa em MT
Sexta-Feira, 09.05.2025 09h35