Terça-Feira, 14 de Maio de 2024, 19h25
ABUSO POLICIAL
Morador denuncia PMs por prisão injusta e abordagem violenta em VG
Uma câmera de segurança registrou a abordagem e detenção
AMÉRICO NEPONUCENO
G1 MT
Um homem identificado como Francisco Niltamir da Silva, de 51 anos, denunciou policiais militares, alegando ter sido preso injustamente e sofrido uma abordagem violenta, dentro da própria casa, no Bairro Milton Figueiredo, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá. Segundo ele, o caso ocorreu no dia 31 de março.
Câmeras de segurança registraram o momento da prisão. As imagens mostram que a viatura passa na frente da casa e, em seguida, retorna de ré.
Os policiais saem de dentro do carro e dão voz de prisão ao morador. Em outro momento dos vídeos, é possível ver que um dos policias saca uma arma de choque e empurra o morador pela nuca.
Em entrevista ao g1, Francisco disse que os militares não tinham um mandado de prisão contra ele. Segundo o morador, os policiais disseram que ele estava sendo preso por uma denúncia de violência doméstica contra a esposa dele.
O g1 também procurou a assessoria da Polícia Militar para entender o que aconteceu, mas, até a última atualização desta reportagem, não obteve retorno.
"Me trataram mal e eu sem entender nada. Eu não sei o que aconteceu, mas deve ter tido algum erro. Me levaram sem camisa, não me deixaram nem colocar uma roupa. Me senti que nem um 'vagabundo'", disse o morador.
Francisco contou que após ser colocado na viatura, foi conduzido até a Delegacia da Mulher da capital. A esposa dele, Jaqueline Marcelino da Silva, nega que tenha sofrido qualquer tipo de agressão por parte do marido. Veja o vídeo.
Ela alega que quando chegou na delegacia sofreu pressão psicológica para que denunciasse o marido de alguma forma. Segundo ela, após serem interrogados por quatro policiais, eles foram liberados.
"Nós estamos sem entender tudo isso, porque só trouxe danos psicológicos pra mim e pros meus filhos, que assistiram tudo. Eles viram o pai sendo preso", relatou a mulher.
O Ministério Público do Estado (MPMT) informou que não houve nenhuma denúncia registrada contra Francisco.
Ainda de acordo com o MP, a defesa do morador registrou duas manifestações contra a ação da Polícia Militar e o caso deve ser encaminhado à promotoria de justiça.
Recomendações da OAB
O presidente da Comissão de Direito Penal da Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso (OAB-MT), Leonardo Bernazzolli, disse que em situações de abuso de autoridade, a orientação é reunir imagens e outras provas que forem possíveis e buscar a representação de um advogado ou de um defensor público, para acionar a Justiça.
Ainda de acordo com ele, uma pessoa que está dentro da própria casa, só pode ser retirada pela polícia mediante a uma determinação policial ou em casos de flagrante.
CONCEIÇÃO | 15/05/2024 10:10:56
VAI ACABAR TUDO EM PIZZACOMO SEMPRE, ESPERO QUE O SENHOR META UM PROCESSO CONTRA ESSES POLICIAIS E AO CORREGEDORIA NÃO FIQUE DE BRAÇOS CRUZADOS E TOME UMA ATITUDE
Jucao | 15/05/2024 09:09:25
Ocorrência, fácil de ser resolvida , os oficiais da PM devem ter preguiça de pensar e o MP sem interesse de resolver , se ligaram tá no COPOM , o telefone e o áudio de quem ligou , e só fazer uma busca e apresentar pro MP , que tá mais preocupado com o CESSO , dos outros do que resolver isso, se ligaram tá lá número de telefone e a gravação da voz de quem ligou! Com a palavra o coronel comandante e o MP-preguica
observadora | 15/05/2024 08:08:20
Pra esse ANTONIO que fala merda. As mulheres que retiram a queixa é pq sabem que depois o vizinho fecha a porta e a policia vai embora e ela continua com o sujeito na cola dela ... E se for preso daqui a pouca tá em casa arrebentando a porta e deixando os filhos orfãos . Então lave sua boca babaca .
Eugène Terre'Blanche | 15/05/2024 07:07:19
O dia que a PM fizer o mesmo na casa de algum secretário de Estado, ficarei muito feliz. PM é tão útil quanto uma apendicite.
cuiabano | 15/05/2024 07:07:11
COVARDIA E DESPREPARO
André Santos | 14/05/2024 21:09:59
Olha o nÃvel do palavreado desse sujeito...chamando mulheres de vadias...mulheres que ele nem conhece...falta de respeito...os caras fazem malabarismos pra justificar coisa errada e lamber botas...
Antônio | 14/05/2024 19:07:11
Complicado... Muitas vadias tomam um surra e ligam para PM, após a prisão dizem que nada aconteceu...
PC combate transporte ilegal de madeira entre MT e Rondônia
Segunda-Feira, 14.07.2025 15h05
Acusado de matar ex-jogador deixa delegacia em silêncio
Segunda-Feira, 14.07.2025 14h54
Bandidos furtam Gol fabricado há 37 anos e dono pede ajuda
Segunda-Feira, 14.07.2025 14h47
Empresário alega que arma era de ex-jogador e tiros foram após acidente em Cuiabá
Segunda-Feira, 14.07.2025 14h45
Bombeiros socorrem motociclista arremessado em valeta
Segunda-Feira, 14.07.2025 14h32