Polícia

Terça-Feira, 30 de Julho de 2024, 10h25

CASO RENATO NERY

Suspeito de morte de advogado é do CV e mora numa "fortaleza" em MT

PC tenta descobrir se homem matou ou contratou assassinos

ALEXANDRA LOPES

Da Redação

 

O delegado da Polícia Civil, Bruno Abreu, que comanda as investigações relativas ao assassinato do advogado Renato Nery, em Cuiabá, revelou que um criminoso, que mora em Guarantã do Norte e é um dos investigados por participação na execução do jurista, é "atirador de elite profissional". Nesta terça-feira (30), durante buscas na casa do suspeito, o criminoso resistiu e escondeu duas pistolas Glock calibre nove milímetros, mesmo modelo usado no dia da execução do jurista, para embaraçar as investigações. 

A Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa de Cuiabá, além de Guarantã, visitou residências de familiares do suspeito em Cuiabá e Várzea Grande, para cumprimento de mandados de busca e apreensão.  Bruno Abreu afirmou que os suspeitos são criminosos membros do Comando Vermelho (CV-MT).  "Houve muita resistência. Nós não conseguimos apreender as armas que queríamos. Ele escondeu as armas, não entregou. Agora, vamos trabalhar para tentar localizá-las e dar continuidade às investigações. As armas que ele tem registradas são do mesmo calibre da cena do crime. As armas não foram localizadas para fazermos esse confronto [balístico]", informou a autoridade durante entrevista à Rádio Capital FM, na manhã desta terça-feira (30).

Questionado se o investigado em Guarantã seria o atirador visto numa moto nas proximidades do escritório de Renato Nery, o delegado ponderou que ainda é cedo afirmar, apesar de revelar que uma testemunha já adiantou que ele possui as mesmas características do homem na moto. "Sabe atirar. É atirador de elite. É profissional. Tem todas características do executor. Estamos trabalhando com uma testemunha para que possamos colocá-lo na cena e para que possamos cravar a participação dele no local", emendou ao detalhar que a residência do suspeito é uma "fortaleza" com câmeras de segurança. 

No entanto, segundo Abreu, o homem é extremamente perigoso e é conhecido em Guarantã por contratar pistoleiros. "A gente ainda não sabe a participação exata dele. Se foi para executar ou para emprestar armas. Ele tem diversos processos por homicídio e participação. A atividade dele é essa. Ele é perigoso. Responde processos em Sorriso e em outras cidades. Tem boletins de ocorrência envolvendo contratações [crimes de pistolagens]. O modus operandi dele é contratar pessoas para executar crimes, podendo ser que ele tenha contratado pessoas em Cuiabá para cometer esse crime. A família dele mora em Várzea Grande e Cuiabá. São pessoas da mesma família. Os suspeitos são faccionados do Comando Vermelho. Estamos analisando os veículos que eles utilizam. Creio que o cerco está se fechando e vamos, em breve, desvendar esse caso", finalizou. 

O jurista, que já foi presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional de Mato Grosso, foi alvejado a tiros no momento em que chegava ao seu escritório no dia 5 de julho. Ele foi atingido por pelo menos dois tiros disparados pelo criminoso que estava na calçada da movimentada avenida. Nery foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado ao Complexo Hospitalar de Cuiabá, onde foi submetido a uma cirurgia que durou mais de seis horas e depois foi colocado em um leito de UTI. No entanto, ele morreu na madrugada seguinte.

Bruno Abreu, renato nery

cena do crime renato nery.jpg

renato nery cena do crime .jpg

Comentários (10)

  • Jovane b silva |  31/08/2024 18:06:02

    Tem tubarão no mar

  • MARIA TAQUARA |  30/07/2024 17:05:20

    se está solto é pq é cão de guarda de alguém com poder de deixá-lo em liberdade

  • XINELÃO NA ÃÂREA |  30/07/2024 15:03:05

    Sala 26 tem razão. Além de ser conhecedor de Cuiabá, o executor sabia das câmeras de segurança no local dos fatos. Só puxar as cameras de velocidade na região no horário do homicidio.

  • esperando me pagarem faz tempo |  30/07/2024 14:02:59

    Os trabalhadores andam presos e os bandidos soltos, e tem muitos advogados que não prestam também , vivem passando a perna e enrolando as pessoas, não repassam os valores das partes que ficam refens desses bandidos

  • Cpa |  30/07/2024 14:02:50

    Tem gente com o dele apertado. Se pegar o assassino , acha o mandante e o porquê da execução

  • SALA 26 |  30/07/2024 11:11:51

    Na minha opinião o individuo que matou é daqui de Cuiabá pois estava sozinho na moto e conhece a região uma pessoa de fora não saberia andar de moto ou de carro sozinho em cuiab´´a nas fotos da moto postadas pela midia não se ver o celular em cima da moto como fazer os moto boy.

  • Odorico Paragacu |  30/07/2024 11:11:29

    Quero ver se a pulicia vai prender o assassino

  • Cuiabano  |  30/07/2024 11:11:24

    O bandido tem tudo isso no currículo e ainda está solto por aí? Como explicar isso, Srs. da toga?

  • França |  30/07/2024 10:10:02

    Se essa pessoa apresenta toda essa periculosidade, tem varias passagens, homicídios, Pistolagem, mando de assassinatos, porquê ainda esta solto? Vive em liberdade com uma Ficha dessas... soh no Brasil mesmo!

  • Julin |  21/08/2024 02:02:28

    Ao que me parece, apesar da reportagem ser um tanto quanto confusa, a policia civil está meio perdida na investigação. Cheio de ?ainda não sabe?. Tem osso grande nessa carcaça.

Confira também: Veja Todas