Quarta-Feira, 14 de Maio de 2025, 11h13
FIM DA CRISE
Acordo elege Serly presidente do TRE
GAZETA DIGITAL
A desembargadora do Tribunal de Justiça (TJMT), Serly Marcondes Alves, foi eleita presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), após ter recorrido ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com isso, o desembargador Marcos Machado passa a ser vice-presidente e Corregedor da Corte Eleitoral para o biênio 2025/2026. A eleição ocorreu nesta quarta-feira (14) para cumprir a determinação do TSE, que havia anulado a eleição em que Marcos Machado foi eleito, sob protestos de Serly.
Marcos Machado chegou a questionar o TSE, questionando se poderia se candidatar novamente. Como não houve resposta, o magistrado afirmou que chegou em um acordo com Serly Marcondes, alegando que entende sua elegibilidade.
Porém, destacou que o importante é a unidade da Justiça Eleitoral para enfrentar os desafios, citando as denúncias de que o crime organizado estaria se adentrando no âmbito político eleitoral. Após a declaração, Serly agradeceu o acordo firmado entre ambos, e disse ombrear Machado nos desafios da Justiça Eleitoral. “Tenho certeza que ao final dessa gestão estaremos agradecendo a Deus, por ter nos colocado nesse espaço (...) Agradeço a todos que trabalharam muito para que esse momento [acordo] chegasse”, afirmou.
A desembargadora Serly provocou o TSE, sob alegação de que não poderia assumir a vice-presidência do TRE-MT por dois mandatos consecutivos, já que não é permitida a reeleição para nenhum cargo de direção, e que só poderia concorrer ao cargo de presidente.
Em seu voto, a ministra-corregedora do TSE, Isabel Gallotti, acatou o entendimento, e confirmou que houve ilegalidade na eleição pelo fato da desembargadora não poder ser eleita para o mesmo cargo que ocupava no biênio passado, e sim apenas o cargo de presidente.
TRE nega cassar prefeito e vice em MT, mas manda PM investigar coronel
Quarta-Feira, 14.05.2025 23h55
Botelho se afasta por 121 dias da AL
Quarta-Feira, 14.05.2025 22h10
Prefeita rechaça PL da censura em VG: "temos liberdade de expressão"
Quarta-Feira, 14.05.2025 19h15
Morte de Mujica pode alterar agenda de Lula em MT
Quarta-Feira, 14.05.2025 19h04
AL aprova regime tributário para free shops
Quarta-Feira, 14.05.2025 18h56