Quarta-Feira, 13 de Abril de 2022, 13h11
CLIMA ELEITORAL
AL aprova repúdio a Lula; deputados expõem "extremismos" em MT
Falas do ex-presidente ganharam repercussão nacional na última semana
RAFAEL COSTA
Da Redação
Com 20 votos favoráveis, três contrários e uma abstenção, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso aprovou uma moção de repúdio ao ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva pelas recentes declarações públicas de ser favorável ao aborto, limitar o consumo da classe média e ainda incentivar a militância de esquerda a mapear o endereço de deputados federais para incomodá-los.
A última fala ocorreu no dia 4 deste mês após o ex-presidente defender a importância da eleição à Câmara e ao Senado para a aprovação de uma "contrarreforma" no país. Segundo Lula, será preciso ensinar a sociedade a cobrar os deputados e também mudar o jeito de exercer pressão, já que "fazer ato público na frente do Congresso Nacional não move uma pestana de um deputado".
A moção de repúdio foi proposta pelo deputado estadual Gilberto Cattani (PL) e provocou reação de parlamentares identificados com o bolsonarismo e a bancada do PT no Legislativo. De acordo com Cattani, Lula tem promovido incitação ao discurso de ódio, além de defender abertamente o aborto e relativizar a fé dos cristãos vinculando a figura de Deus ao Partido dos Trabalhadores.
“Ele tem incitado o discurso de ódio, ameaçado as famílias brasileiras, vem incitando à perseguição de parlamentares e tentado a abolição de forma violenta do Estado Democrático de Direito”, disse o deputado na tribuna.
O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) criticou a iniciativa de Cattani, afirmando que bolsonaristas espalham fake news como acusar o PT de patrocinar kit gay aos estudantes e entregar uma "mamadeira de piroca" nas escolas. "Isso é colocar em segundo plano temas prioritários a população de Mato Grosso que está passando fome e perdendo poder de compra. Bolsonaristas espalham fake news e não propõem debate positivo à sociedade. Essa moção de repúdio e nada, para mim, é a mesma coisa".
O deputado estadual Valdir Barranco (PT) também criticou a moção de repúdio alegando que se trata de uma prática frequente do deputado Gilberto Cattani. "Se fossemos propor uma moção de repúdio a cada fala desastrosa do Bolsonaro gastaríamos muito tempo aqui. O Legislativo tem que produzir mais e melhor", disse.
Cattani rebateu afirmando que é inadmissível às declarações de Lula. "A sua aliada militante da VAR Palmares, Dilma Rousseff, já declarou que faria aliança até com o Diabo para ganhar as eleições. Esse homem que deseja ser presidente novamente a qualquer custo desvaloriza as famílias ao dizer que não é nenhum problema uma mãe matar o próprio filho que está na barriga".
O deputado Ulysses Moraes (PTB) acompanhou o discurso e fez duras críticas ao ex-presidente. "A bancada do PT fecha os olhos para o problema do país e para mostrar quem realmente é o Lula. É um defensor de abortos, ditaduras, defende descriminalização de furto, desarmamento, mensalão, petrolão, inúmeros casos de corrupção. Estamos falando de um ex-presidiário. Esquecem que estamos falando de um ex-presidiário", criticou.
Ao final, votaram contrários os deputados petistas Valdir Barranco e Lúdio Cabral, que foram acompanhados pelo deputado Wilson Santos (PSD). O deputado João Batista (PP) se absteve.
Carlos Eduardo | 13/04/2022 17:05:41
Poie é, enquanto isso, lá em brasÃlia, o bozo comprando protese peniana pra enfiar nesses bozotário
Mato grosso | 13/04/2022 17:05:17
Os safados da assembleia legislativa ficaram incomodados e não aceitam a população de fazer protesto mas acham normal e plausÃvel meter balas nas pessoas, parabéns seus hipócritas candidados de mercado.
Celso | 13/04/2022 16:04:31
Esse deputado, além de ignorante é uma pessoa que falta com a verdade. O ex-presidente Lula não defendeu o aborto, pelo contrário. Ele disse que o paÃs precisa tratar o aborto como iluminação problema de saúde pública. Esse ignorante, sem conhecimento, desconhece que, no último ano, 80 mil mulheres procuraram o SUS para tratar de problemas de saúde decorrentes do aborto, ou da tentativa do aborto. E essas pessoas, deputado, são mulheres pobres, moradores de nossas periferias. Seu ignorante reacionário. Por que vc, deputado, não apresentou uma moção de repúdio contra as forças armadas, que compraram leite condensado, whisky, picanha, filé mignon, próteses penianas, medicamentos para a calvÃcie e, tbém, reservaram recursos para a compra de botox? E mais, por que não apresentou outra moção contra os filhos do bolsonaro que compraram mansões em BrasÃlia, cujos preços divulgados são menores do que os valores de mercados?
fala mato grosso | 13/04/2022 16:04:11
Teria que ser em Mato Grosso onde os bolsonaristas pregam cartaz ao lado das rodovias contra Lula e agora sentem ofendido pela fala de Lula, doeu no coração dos bolsominions...............kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Maria | 13/04/2022 15:03:26
Lula e sua quadrilha querem agora legalizar o homicÃdio de crianças indefesas que se encontram no ventre de suas mães. Um sujeito maligno, assim, como os membros dessa organização criminosa chamada PT.
liliana maria de almeida | 13/04/2022 14:02:56
ate parece que esse Deputados .... são Santos kkkkk TODOS ABSOLUTAMENTE TODOS SAO PEGADORES.. NOJO ....
ficel22 | 13/04/2022 14:02:52
Tem que fazer isto mesmo! este povo do PT ultrapassa barreiras, sem regras..
eleitor atento | 13/04/2022 14:02:43
Ele falou Deputado Federal, vcs são Estadual e muitos não estarão de volta ano que vem, não tem nada a ver c vcs fiquem calmo não vamos votar e nem tampouco ir nas suas casas.Quanto ao aborto É só filha de bacana que tem direito? É sim... questão de Saude Publica...filha de rico tem planejamento familiar e a do Pobre parir até quando? Deixem de ser Hipocritas. Mas muitos dos politicos pagam ligação de trompas a troca de voto...ou não é verdade?
Matusalem | 13/04/2022 14:02:31
Enquanto isso o inominável de BrasÃlia se refestela nas compras superfaturadas de cloroquina, vacina, leite condensado, picanha, cerveja, viagra, prótese peniana.... e nó aqui em MT passando necessidades básicas enfrentando a fila do ossinho.
Milena | 13/04/2022 14:02:20
Essa é a função da assembleia? Tanta coisa mais importante para decidir. Estão com tempo né??
Jader | 13/04/2022 14:02:15
Aà o cara elege e esquece MT! Aà vai falar que o governo federal abandou MT. Boa hora para ficar quietos e apresentar projetos para melhoria de vida da população. Parem de polÃtica 24 horas, e vão trabalhar!!!
Ademir | 13/04/2022 13:01:48
PT , esquerda é uma organização criminosa!!!!! Bandidos somente isso!!!! A escória da nossa sociedade.
Cir | 13/04/2022 13:01:33
Meus Deus, perdoai-os, da boca deles só sai literalmente merda. 20 deputados hipócritas, canalhas a desserviço do Estado de MT. 20 que nos envergonham, mais uma vez.
Antônio Pereira | 13/04/2022 13:01:33
O Lula e o PT são favoráveis ao aborto e trabalharão para legalizar no Brasil. Quem sabe aos moldes da Colômbia, que, caso a mãe queira, poderá assassinar seu filho até 6 meses de gravidez. Agora, o que me admira é um sujeito se dizer católico, espÃrita ou evangélico votar num partido genocida que trabalha de todas as maneiras para matar crianças indefesas. Quem vota no PT ou algum partido de esquerda, é a favor da morte. Não ao aborto. Não ao Lula genocida.
João José | 13/04/2022 13:01:04
Quem não repudia esse ladrão CANALHA é pior do que ele
Governador de SP destaca trabalho de Mauro Mendes: "Uma inspiração, sou fã"
Sábado, 19.07.2025 20h32
Mauro aconselha Lula deixar de falácias e trabalhar: "Brasil está ladeira abaixo"
Sábado, 19.07.2025 20h01
Mais de 90% da população rejeitam o aumento de deputados
Sábado, 19.07.2025 19h34
Sedes da Assembleia refletem a evolução política em MT
Sábado, 19.07.2025 15h51
Governador atribui fuga em presídio a presos 'extramuros'
Sábado, 19.07.2025 15h46