Quinta-Feira, 27 de Março de 2014, 14h00
OBRA PROBLEMA
AL teme que trincheira do Santa Rosa não fique pronta até a Copa
Da Redação
A Trincheira Santa Rosa será fiscalizada na próxima terça-feira (01.04), às 9 horas, pela Comissão de Infraestrutura Urbana e Transportes – CIUT da Assembleia Legislativa. O anúncio foi feito pelo presidente dessa comissão, deputado Sebastião Rezende (PR), durante a sessão desta quinta-feira (27).
Segundo ele, há denúncias de que um dos motivos de atrasos nessa obra se deve a pendências de serviços de responsabilidade da CAB Cuiabá - concessionária de água e esgoto. Esta será a segunda vistoria na obra. Na primeira, foi detectado que a demora na remoção de uma adutora – que abastece 60% dos bairros de Cuiabá, provocou atrasos na obra. Acompanha a CIUT nessa vistoria engenheiros do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA.
Após a visita, a comissão encaminha relatório para a Secopa para cobrar providências relativas ao prazo e a qualidade do empreendimento. No ano passado, a CIUT realizou 13 vistorias, sendo elas nas obras de mobilidade urbana; do Veículo Leve sobre Trilhos - VLT e Aeroporto Marechal Rondon. Dessas, 11 foram condenadas pelo CREA por má qualidade e/ ou atrasos na execução. A remoção de adutoras e de postes foi um dos fatores responsável pelo atraso nas obras conforme apontou a Secopa.
A trincheira Santa Rosa integra o pacote de intervenções de travessia urbana, resultado de um convênio entre Governo do Estado e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Com 520 metros de extensão, a trincheira vai revitalizar o fluxo de trânsito de diversos bairros de Cuiabá, como o Goiabeiras e o Santa Rosa. A pista superior da trincheira já foi liberada para o trânsito.
Obras – Convocado pela CIUT, o secretário da Secopa, Maurício Guimarães foi sabatinado no início do mês, quando garantiu que, com exceção do VLT, todas as obras ficarão prontas para o mundial. São elas: a Arena Pantanal, o entorno da Arena, Aeroporto Marechal Rondon, Fan Park, corredor Mário Andreazza e os dois Centros Oficiais de Treinamento (COTs), que estão na Matriz de Responsabilidade da Fifa.
Ainda durante a sessão, Rezende (PR) pediu celeridade na tramitação do Projeto de Lei 167/13, que acresce dispositivo a Lei nº 8.823, de 16 de janeiro de 2008 -que trata da gratuidade de passagem a idoso. Autor desse projeto, Rezende explicou que a lei regulamentada em Mato Grosso não atende o direito do idoso, com desconto de 50% no valor da passagem interestadual.
Lembrou que dentre outras questões, os direitos adquiridos já foram amplamente discutidos em audiências públicas nas cidades pólos de Mato Grosso. “A mobilização em todo o estado deverá sensibilizar o Governo do Estado em atender as prerrogativas dos idosos. Por isso, defendemos a tramitação dessa proposta”.
Bolsonarista vai pedir "cabeça" de colega de partido em Cuiabá
Sábado, 10.05.2025 11h24
STF confirma falha em tornozeleira de golpista em MT
Sábado, 10.05.2025 10h57
Abilio defende nome do PL para Governo de MT
Sábado, 10.05.2025 10h34
Desembargador barra criação de cargo de “procurador comissionado” em município de MT
Sábado, 10.05.2025 08h01
Cuiabá vê obra inacabada e rompe com empresa alvo da PC
Sexta-Feira, 09.05.2025 20h14