Política

Quarta-Feira, 26 de Julho de 2023, 22h36

AUSÊNCIA

Cacique Raoni envia mensagem ao presidente Lula

G1

 

O Cacique Raoni, líder do povo Kayapó, enviou uma mensagem para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta quinta-feira (26), cobrando a presença do presidente no encontro que reúne mais de 800 lideranças indígenas na aldeia Piaraçu, Alto Xingu (MT), entre os dias 24 e 28 deste mês. O objetivo do evento é discutir temas como demarcação de área indígenas e mudanças climáticas.

Lula cancelou o encontro com o cacique e demais lideranças para realizar um procedimento no quadril, nesta quarta-feira (26).

Na fala, que foi traduzida também em uma carta enviada ao presidente, o cacique relembra as promessas feitas por Lula para discutir o respeito das terras não demarcadas. (confira a carta na íntegra no final desta matéria).

"Antes que fiquemos velhos demais precisamos conversar sobre as terras indígenas para os parentes viverem em paz nas suas terras, para que garimpeiros e madeireiros não invadam as terras indígenas, é nisso que eu acredito", diz em trecho da mensagem.

O g1 entrou em contato com a assessoria da presidência, mas não obteve resposta até esta publicação.

O líder do povo Kayapó convocou lideranças e autoridades para firmarem um ''Compromisso em defesa da Terra''.

O evento conta com a participação de delegações de diversas etnias, além da presença das ministras Sônia Guajajara, dos Povos Indígenas e Marina Silva, do Meio Ambiente.

A presidente da Funai, Joenia Wapichana e o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho também estarão presentes. Ao final do evento, será divulgada uma carta aberta com as reivindicações e próximos passos da luta indígena.

Esse é o segundo encontro realizado na história do povo indígena em Mato Grosso. A primeira edição foi em janeiro de 2020, antes da pandemia. Dela, saiu uma carta de compromisso das lideranças, o "Manifesto do Piaraçu". O evento deste ano deverá gerar um novo documento.

Confira a mensagem completa a seguir:

"Lula, meu caro amigo.

Conversei com você pessoalmente e convidei você em Brasília para comparecer nesse encontro.Ouça-me, aqui já estão todas as lideranças aguardando a sua chegada, eu peço que venha logo! Para que nós possamos conversar com todos, eu e você vamos ajudar meus parentes. Vamos ajudar todos os parentes. Acredito em você.

Você me disse que nós conversaríamos sobre as terras que não foram demarcados, eu não esqueci isso. Que você venha logo no meu encontro, para que todos se alegrem com sua chegada. Eu não sou criança, nós somos da mesma geração, somos adultos, antes que fiquemos velhos demais precisamos conversar sobre as terras indígenas para os parentes viverem em paz nas suas terras, para que garimpeiros e madeireiros não invadam as terras indígenas, é nisso que eu acredito! Por isso você tem que vir. essa é minha mensagem pra você."

Comentários (1)

  • Tomy |  27/07/2023 13:01:16

    Mais um que acreditou no Larápio!

Confira também: Veja Todas