Política

Terça-Feira, 04 de Junho de 2024, 13h08

CALOTE DAS EMENDAS

Câmara rejeita 18º pedido para investigar Emanuel; veja votos dos vereadores

Pedido partiu da vereadora Maysa Leão

BRENDA CLOSS

Da Redação

 

A Câmara Municipal de Cuiabá rejeitou, por 12 votos contrários, 10 a favor e três ausências, um pedido de abertura de Comissão Processante que poderia resultar na cassação do prefeito da capital, Emanuel Pinheiro (MDB). Desta vez, a investigação que, caso aprovada poderia levar a perda do mandato do gestor, tem relação com a falta de pagamento das emendas impositivas dos parlamentares.

O pedido é de autoria da vereadora de oposição Maysa Leão (Republicanos). O débito foi denunciado há algumas semanas, pelo presidente da Casa das Leis, vereador Chico 2000 (PL), ao declarar que havia desistido de cobrar do prefeito o pagamento das emendas impositivas que somam R$ 30 milhões para custeio de cirurgias eletivas.

No requerimento apresentado, a vereadora argumenta que o gestor descumpre a Lei Orçamentária Anual (LOA) aprovada pela Câmara Municipal em 2023. Ao todo, ela elenca o calote de 27 emendas impositivas destinadas principalmente à área da Saúde e outras pastas.

Por ter apresentado o requerimento, a parlamentar não pôde votar e foi substituída pelo seu suplente, Eleus Amorim (Republicanos). Este foi o 18º pedido feito para investigar o gestor que caminha para encerrar seu segundo mandato.

Em março deste ano, Pinheiro foi alvo de uma investigação após ser afastado do cargo sob acusação de chefiar uma organização criminosa na Secretaria Municipal de Saúde que teria desviado R$ 220 milhões. No entanto, foi suspensa pelo juiz da 2ª Vara de Fazenda Pública de Cuiabá, Márcio Aparecido Guedes em maio deste ano. 

Ao defender o prefeito, o vice-líder na Casa de Leis, vereador Renivaldo Nascimento (PSDB), disse que a vereadora faz "futurologia" com a comissão uma vez que Maysa Leão, ao explanar a investigação, disse que gostaria que ela perdesse o objeto caso Emanuel decida pagar as emendas. 

Dilemário Alencar (UB), também da oposição, acusou o chefe do Palácio Alencastro do dar "cano" no Hospital do Câncer (HCan), que é para onde ele destinou suas emendas. Segundo o parlamentar, desde 2017 ele não viu a "cor de suas emendas". Na mesma toada, Michelly Alencar (UB) concordou com o colega e clamou para que a comissão fosse aprovada. 

Votos favoráveis

Cezinha Nascimento (UB)

Demilson Nogueira (PP)

Dilemário Alencar (UB)

Dr. Luiz Fernando (UB) 

Eduardo Magalhães (Republicanos)

Eleus Amorim (Republicanos)

Fellipe Corrêa (PL)

Michelly Alencar (UB)

Rogério Varanda (PSDB)

Sargento Joelson (PSB)

Votos contrários

Adevair Cabral (SD)

Dídimo Vovô (PSB)

Edna Sampaio (PT) 

Jeferson Siqueira (PSD)

Lilo Pinheiro (PP) 

Mário Nadaf (PV)

Marcrean Santos (MDB)

Marcus Brito (PV)

Renivaldo Nascimento (PSDB) 

Rodrigo Arruda (PSDB)

Sargento Vidal (MDB)

Wilson Kero Kero (PMB)

Ausentes 

Kassio Coelho (Podemos) 

Paulo Henrique (PV)

Chico 2000 (PL) 

Comentários (8)

  • FLAVINHO |  04/06/2024 15:03:17

    Mais uma vez a corrupçao prevalece e como sempre a populaçao vai eleger alguns desses que pactua...

  • Cuiabana |  04/06/2024 14:02:53

    ENQUANTO ISSO A OPERAÇÃO ESPELHO /MERCÚRIO DOS/É TIRADA DOS HOLOFOTES CORRUPTAS ATÉ DIZER CHEGA ISSO É UMA VERGONHA.

  • Mario |  04/06/2024 14:02:45

    Aguardem o retorno nas urnas esses vereadores coniventes com as corrupções na gestão do EP

  • Eloi Wanderley  |  04/06/2024 14:02:30

    A Vereadora Edna Sampaio, com certeza entrou como moeda de troco.

  • Flavio  |  04/06/2024 14:02:19

    Ou seja mais da metade da câmara está envolvida em corrupção,uma merda esses vereadores que apóiam esse prefeito do paletó.

  • bird |  04/06/2024 14:02:03

    UM DOS MAIORES DESCASOS DA LEI DE MATO GROSSO PERANTE A ESSE CIDADÃO MOSTRA QUE A CORRUPÇÃO TEM MUITA FORÇA EM MT EM UM PAÃS SÉRIO ESSE EMANUEL PINHEIRO Jà ESTAVA COM ALGEMAS E SEUS CUMPLICES TAMBEM ESTARIAM PRESOS O DILEMARIO PODE COLOCAR COMO ELE DISSE QUE COLOCARIA O EMANUEL PINHEIRO NO LIVRO DOS RECORDES PELO NUMERO DE OPERAÇÕES CONTRA A PREFEITURA DE CUIABà TEM QUE COLOCAR TAMBEM NO LIVRO QUE DE TODAS ESSAS OPERAÇÕES NENHUMA SERVIU PARA QUE ELE FOSSE PRESO MOSTRANDO ASSIM A INEFICÃCIA JUSTIÇA DO ESTADO DE MT COLOCAR NO LIVRO TAMBÉM O DESCASO DOS VEREADORES DA CAMÂRA MUNICIPAL PRINCIPALMENTO DA BASE DO PREFEITO SE COLOCANDO AO LADO DE UM DOS MAIORES CORRUPTOS QUE A GESTÃO DE CUIABA Jà TEVE E QUE TODOS TODOS DA CAPITAL ESTÃO CIENTES DISSO SÓ A JUSTIÇA DE MT QUE PASSA A MÃO PARA O EMANUEL PINHEIRO ESSE ASSUMIRA SEU MANDATO ATÉ O FINAL DELE E DEPOIS DISSO NADA ACONTECERà MAIS O UNICO CONSOLO É QUE SE PERGUNTAREM QUAL FOI O PIOR PREFEITO E O MAIOR CORRUPTO QUE CUIABA Jà TEVE ESSE NOME SERà SEMPRE LEMBRADO O DE EMANUEL PINHEIRO E O QUE ELE ACHA DISSO ELE VAI APENAS SORRIR PARA VC COMO SE IMPORTASSE ALGUMA COISA PRA ELE

  • Afonsão |  04/06/2024 13:01:49

    Os q foram contra espero q levem ferro na eleição, são coniventes c tudo q esse Paletó faz de errado As abstenções são tão ruins qto votar contra,Casa dos Horrores continua péssima.

  • decedido |  04/06/2024 13:01:41

    Quem canta aquela musica "Daqui não saio, daqui ninguém me tira"? É o Roberto Carlos?kkkkkkkk

Confira também: Veja Todas