Política

Terça-Feira, 19 de Julho de 2022, 13h25

ATAQUE ÀS URNAS

Chefe do MP de MT reage contra Bolsonaro: "Um desserviço à democracia"

Declarações do presidente geraram uma onda de repúdio e desmentidos em todo o País

Da Redação

 

O procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges Pereira, reagiu contra a nova investida do presidente Jair Bolsonaro (PL), que voltou a desqualificar a Justiça Eleitoral e colocar e xeque a eficácia das urnas eletrônicas e todo o processo eleitoral. Num movimento para manter mobilizada sua base eleitoral, durante transmissão na noite desta segunda-feira (18), o presidente repetiu a embaixadores seus sucessivos ataques à segurança da urna eletrônica e do processo eleitoral, o que levou a plataforma YouTube a derrubar o vídeo da transmissão do presidente. 

Nesta terça-feira (19), em meio à enorme repercussão negativa em torno da postura de Bolsonaro, o chefe do Ministério Público de Mato Grosso publicou uma nota intitulada "em defesa da democracia". No documento ele tece duras críticas ao chefe do Palácio do Planalto que buscará a reeleição em outubro, mas todas as pesquisas de intenções de votos projetam uma derrota dele para o petista Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente do Brasil por dois mandatos. 

"Considerando o papel institucional que lhe é atribuído pelo artigo 127 da Constituição da República, de “defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis”, o Ministério Público de Mato Grosso, diante de novas tentativas de se colocar sob suspeita a eficiência e a segurança do sistema eleitoral do país, vem manifestar publicamente sua total confiança nas urnas eletrônicas utilizadas pela Justiça Eleitoral ao longo de décadas, sem que tenha ocorrido qualquer incidente que viesse a comprometer os resultados e a livre manifestação do povo brasileiro", diz trecho do documento.

Conforme o texto da carta assinada por José Borges, ao contrário, as urnas eletrônicas têm se mostrado eficientes, rápidas e seguras, razão pela qual são apontadas como referência por outros países. Contam com mecanismos tecnológicos avançados que as tornam invioláveis e auditáveis. "O Ministério Público de Mato Grosso reafirma sua solidariedade e plena confiança no Tribunal Superior Eleitoral e nos Tribunais Regionais Eleitorais, integrados por ministros, desembargadores, juízes, membros dos Ministérios Públicos Federal e Estaduais e advogados".

Por fim, o documento tambem traz dados sobre a estrutura da Justiça Eleitoral em Mato Grosso, responsável por garantir a tranquilidade das eleições de dois em dois anos, tanto nas eleições municipais, quanto nas eleições gerais. 

"Em Mato Grosso, são 57 Zonas Eleitorais instaladas e em funcionamento, nas quais atuam 57 Promotores de Justiça e 57 Juízes eleitorais. O Tribunal Regional Eleitoral, por seu lado, é integrado por 7 julgadores, dos quais 2 são desembargadores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, 2 Juízes de Direito, 1 Juiz Federal e 2 Advogados. Também atua perante a Corte, o Procurador Regional Eleitoral. Tal pluralidade é garantia de eleições livres, democráticas, transparentes e seguras, geridas por pessoas qualificadas e fiscalizadas também pelos partidos políticos, por meio de suas assessorias jurídicas".

O chefe do MP é enfático ao dizer que o presidente presta um desserviço para toda a nação brasileira e repudia com veemência as atitudes de Jair Bolsonaro. "Colocar em dúvida a eficiência, segurança e seriedade do sistema eleitoral às vésperas das eleições para presidente da República, para governador e cargos proporcionais é um desserviço à democracia, gerando um clima artificial de incerteza e desconfiança junto à população com propósitos nada republicanos, utilizando argumentos frágeis e destoantes da realidade que só provocam danos à imagem da democracia brasileira", finaliza a nota. 

Comentários (57)

  • #+domesmo |  20/07/2022 10:10:26

    BOLSONARO PROMETEU ACABAR COM A VI (PENDURICALHOS) DOS SERVIDORES PUBLICOS DA ELITE NA VÉSPERA DA ELEIÇÃO(POLITICAS PÚBLICAS ASSUMIDAS POR BOLSONARO, ESTADÃO, 23/11/2021) E GFANHOU O ÓDIO E INTOLERANCIA DAS ESQUERDAS ATÉ DE APOIADORES.IMAGIMEM SE TIVESSE ACABADO COM OS PEEEEENDUUUUUUURIIIIIIICAAAAALHOOOOSSSS

  • Raimundo  |  19/07/2022 19:07:52

    Para passar em concurso público é exigido exame psicotécnico?

  • Leal |  19/07/2022 19:07:41

    Os JEGUES apoiam um CONDENADO, presidiário, corrupto,apoiador de assaltantes, drogas e outras porcarias e acham que ofendem as pessoas as chamando de gado. 1000, 10000 vezes ser gado do que ser cúmplice de bandidos?

  • Juca Bala |  19/07/2022 19:07:38

    Esse boisonaro é o maior estelionatario eleitoral que esse país já teve. Tenho pena de gente limitada, ignorante e tapada que acredita em político. Tem que ser muito corno manso e otário. Não vai ter golpe, uma que ele é frouxo, covarde e outra que ele não está disposto a morrer por tudo isso que ele está inventando, assim como o trump que botou pilha e deu corda pra una centena de otario mas lá no capitólio ele não foi.

  • João Paulo |  19/07/2022 19:07:30

    É meia dúzia de burro e de corno que ainda vai na do ladrão genocida. Vai perder até pro Ciro Gomes.kkkk

  • Forca pro bozo |  19/07/2022 19:07:26

    O bozo tem que ser preso o quanto antes,ou mata logo essa desgraça. Cagao tá se borrando de medo de perder e depois de ser preso. Tem que ir ele e o Lula pra vala.

  • Gado fdp |  19/07/2022 19:07:09

    O cara não fez nada por 4 anos, ficou só criando crise e não trabalhou,só viajou e ficou passando com uns trouxa, nada fez pelo povo, só distribuiu "propina legalizada", orçamento secreto, o povo passa fome, um litro de leite 9 reais eai o cara vai perder por causa da urna. Kkkkk

  • Antonov |  19/07/2022 19:07:08

    Gado corno manso, se o Lula tá solto foi graças ao voto do Nunes Marques tbm, mas vcs sao muito canalhas e limitados pra reconhecer.

  • Paulo órfão  |  19/07/2022 18:06:47

    Esse chefe do MP não sabe nem o que está falando,vai cuidar de fiscalizar o que está acontecendo ai no MP dos estado vc num presta nem p isso seu sem futuro

  • Biró |  19/07/2022 18:06:38

    O cara pálida as urnas tem se mostrado eficientes e seguras para quem mesmo? Como é que é? Cadê o comprovante que eu possa conferir? A não é segura você tem que acreditar! Então vamos fazer o seguinte, não ser mais obrigado bancos, máquinas de supermercados e similares, máquinas de passar cartões ser obrigado a fornecer comprovante algum, extratos nas contas bancárias aparecer somente o saldo, temos que confiar! Ou a perfeição é somente das urnas eletrônicas? Agora me fala quantos países usam estas urnas tão seguras e eficientes como o promotor fala! Acho que está faltando é o que fazer, pois se tivesse essa mesma dedicação e afinco para trabalhar o ministério público não estaria nessa penúria e desacreditado.

  • Gerva |  19/07/2022 18:06:13

    Esquerdalha aceita que dói menos, Bolsonaro reeleito no primeiro turno. Estamos atentos nas falcatruas.

  • Maria Batalha |  19/07/2022 17:05:37

    É inacreditável o Presidente de um país, eleito várias vezes a Deputado e em 2018 pelas urnas eletrônicas, agora vem dizer que desconfia de que haverá fraude no próximo pleito... Que presidente convoca embaixadores de outros países para fazer acusações baseadas em informações já desmentidas pela própria Polícia Federal... Onde esse sujeito quer chegar?

  • alvaro |  19/07/2022 17:05:10

    gostou da teta ne chefe....5 milhoes em celulares, festa de diárias pro mp, sua gestão é uma farra com dinheiro público....

  • Mariazinha |  19/07/2022 17:05:06

    Só descobriu agora que as Urnas tem algo errado . depois destas MESMAS URNAS terem dado 118 MILHÕES DE VOTOS PARA A CLEPTOFAMILIA !!! Estas mesmas URNAS elegeram a CLEPTOFAMILIA por 19 vezes !!! É A DERROTA NO 1 TURNO e o covarde inventa discurso de DERROTA ou ARREGO !!!

  • deovaldo |  19/07/2022 17:05:03

    Quer dizer que temos que aceitar o que nos é imposto como se gado fossemos, é isso procurador Borges. Então vamos lá: Compro um plano qualquer, dai ha alguns anos verifico que posso rever este plano e voltar a forma anterior com um custo menor, não posso discutir ? é Isso ? Democracia não é isso, podemos questionar a qualquer tempo determinado pleito eleitoral , já fizeram uma pesquisa honesta com a apopulação e perguntaram para ela se acham a urna eletronica confiável ? então né. Fica difiícil aceitar calado né.Igual ao plebicito da lei do desarmamento que o povo votou para não desarmar a população em 2003 no governo PT e o que fizeram, desarmaram o povo de bem, cidadão integro, honesto, e armaram a bandidagem e não permitindo o direito de me defender, conforme implicito na constituição federal do Brasil..que é o direito de defesa...lastimável estes membros do judiciario,,defendam o cidadão...e Bolsonaro cortou muitas mamatas dos lacraios surrupiadores do erário..se é tão bom assim, porque não enfrentaram procurador, na copa de 2014, que saquearam os cofres do Estado...hipocrisia é pouco

  • aquiles |  19/07/2022 17:05:00

    estes bolsomnios que chama este acéfalo de mito é de cair o c... da bunda, não sabem nem o significado disso, e dizer que este senhor que sá abre a boca para falar asneira e atacar a democracia, tantos ai que foram eleitos pela urna eletrônica inclusive ele e seus filhos que são da mesma linha, querem é amar e enriquecer, o povo mal sabe que este sr. é um ditador pé de chinelo vontade ele tem mas em outro vc vai vazar de onde não deveria nem ter entrado.

  • Cidadao |  19/07/2022 16:04:41

    Essa raça infame de aberração de bolsonaro NUNCA representou o Brasil democrático. Não passa de um energumeno e salafrário. E quem se alia a essa raça não passa de um sem vergonha igualzinho a ele!

  • Saulo |  19/07/2022 16:04:40

    Quem é esse procurador na fila do pão? Na tem moral nenhuma pra criticar o presidente, faz parte de um grupo que se acha acima de todos. Recolha-se na sua insignificância procurador. Sua opinião não cheira nem fede.

  • Ademir |  19/07/2022 16:04:26

    Esse pseudo promotorzinho é aquele que ofendeu o Bolsonaro quando ele assumiu o cargo de Procurador, e agora está sendo investigado pelo CNJ por ser militante de esquerda agindo e usando a máquina pública pra contra outro poder, á tá, e quer falar em Democracia e desserviço??? Um sem caráter isso sim, usar seu cargo pra fazer palanque político como o STF o faz enlouquentemente. Se reduza a sua insignificância e faça seu trabalho como funcionário público pago por todos , seja de direita , esquerda ou centro, então não use ou seja militante.

  • Lud |  19/07/2022 16:04:25

    Quem apoia esses atos de imbecilidade do presidente é porque infelizmente é igual a ele desprovido de inteligência, sabedoria e respeito ao próximo.

  • MITO2022 |  19/07/2022 16:04:20

    A JUSTIÇA TIRAR UM CRIMINOSO DA CADEIA SÓ PRA SER CANDIDATO É NO MINIMO ESTRANHO NÉ CHEFE ?? E SER TIRADO POR MINISTROS DO STF..QUE A SOCIEDADE NÃO CONFIA ? BOLSONARO É APLAUDIDO DE PE´EM TODOS OS CANTOS. Jà LULA NEM NAS RUAS SAI......E AS PESQUISAS FEITAS POR ÓRGÃOS QUE MORREM DE AMORES PELO PT E SUAS PROPINAS.

  • CANHÃE |  19/07/2022 16:04:14

    COINCIDÊNCIAS ????? APENAS A ESQUERDA..A GLOBO..STF E TSE. CONFIAM DE OLHOS FECHADOS EM UMA URNA QUE NEM COMPROVANTE EMITE.

  • aquiles |  19/07/2022 16:04:13

    exatamente isso , este bolsonaro está se borrando de medo que vai perder, e consecutivamente as corrupção dele vão vir a tona, deste desgoverno, quase 4 anos no comando do governo só afunda o Brasil e ataca a democracia, genocida, negacionista, está velha política de culpar os outros pelo seu fracasso já era. #forabolsonaro #foragenocida

  • Francisco  |  19/07/2022 16:04:05

    Tava demorando esse iPhone aparecer, quando surge é por escândalo no próprio time ou xingando o Presidente. Inescrupuloso.

  • Jonas  |  19/07/2022 16:04:03

    Primeiro que o Ministério Público de Mato Grosso tem perdido credibilidade, não só por envolvimento com precatórios, bem como com o ativismo político que vem demonstrando ultimamente com esse chefe que quer aparecer a qualquer custo, sabe se lá querendo agradar alguém na esperança de ser indicado a desembargador, já que não tem competência de passar na magistratura. Esse moço aí guardião da democracia igual Alexandre de Moraes é o chefe do ministério público que comprou os iPhones de última geração com o dinheiro do contribuinte!

  • Ggm  |  19/07/2022 16:04:03

    Impressionante como o gado defende o asno, o come dorme o motoqueiro. Mas já tem muitos que pularam da barca.

  • Zelão |  19/07/2022 15:03:58

    A Eleição acabou em Março de 2021 ...estão discutindo o que ???? Já ganhei 60.000,00 aqui em Primavera , e não acho mais otário pra tomar o dim dim .....kkkkkk...NUNCA FOI TÃO FÃCIL....kkkkkkk

  • Pinheiro |  19/07/2022 15:03:57

    O que esse camarada sabe de TI. Sabe nada. Quem garante que o voto que você registrou foi computado da forma correta? Você pode digitar 55 e ser salvo 13. Com o comprovante impresso resolve esse problema, cada cidadão audita o próprio voto, e caso necessário o resultado de uma totalização pode ser recomposto com os votos impressos não deixando dúvidas. Hoje depois de confirmado o voto, o que foi salvo, foi salvo mesmo e pode perpetuar uma hipotética fraude, que não tem mais como ser auditada se não houver voto impresso. Quem não confere o recibo da maquininha depois que você paga alguma coisa? Quanto mais o voto.

  • Povo quer ter certeza.. |  19/07/2022 15:03:55

    Senhor Promotor ....O eleitor só quer saber da certeza em quem votou....Simples, como no Paraguay..Urna eletrônica e uma impressora e do lado um urna lacrada com os votos impresso lá dentro...Se houver denuncia e somente tirar a prova dos 9.... Lamentável tal colocação..

  • Pedro Paulo |  19/07/2022 15:03:50

    Esse procurador é uma vergonha para a instituição MP. Em vez de criticar o presidente, ele deveria velar pela transparência. Não sei por que os ministros do STF temem tanto a transparência nas eleições. Eles, os togados do STF deveriam ser os mais interessados na lisura das eleições e o MP, também, deveria agir no sentido de coibir eventuais fraudes. Mas, pelo jeito, o nobre procurador é um nobre ativista de esquerda e deve votar no bandido que defraudou o Estado brasileiro.

  • Galdêncio  |  19/07/2022 15:03:45

    Sujeito imprestável, sem caráter e imbecil como quase todos os militantes do imprestável judiciario. Seguindo exemplo daquele chiqueiro de porcos denominado stf.

  • Cavalo Louco |  19/07/2022 15:03:43

    O desespero de SATANARO é visível . Ontem gaguejou , tremeu e mostrou o desespero que tomou conta dos que o cercam . Tremeu como nunca e mentiu como sempre . BOLSONARO MOSTROU QUE NÃO SABE NEM PEIDAR......

  • VANDO |  19/07/2022 15:03:32

    QUEM NAO VE QUE ESSE LOUCO DO PRESIDENTE UM DOENTE MENTAL METIDO A QUERER SER UM DITADORZINHO DE FUNDO QUINTAL E QUE O SEU LUGAR NA CADEIA NAO PRESTA PARA NADA.

  • Marcos  |  19/07/2022 15:03:32

    Quem é esse Zé ruela? Lava tua boca pra falar do nosso Presidente...

  • Carlos |  19/07/2022 15:03:31

    Esse verme chamado Bolsonaro voltara para a escuridão do baixo clero do Congresso , alias de onde deveria ter saído. Espero ver essa vergonha nacional presa a partir de 2023.

  • Jota |  19/07/2022 15:03:30

    Olha chefe do MP, já que você ama tanto a esquerda , informo que vivemos em uma democracia onde todos órgãos são obrigados por lei a ter total transparência, porque as urnas não podem ser transparentes , auditavel de ponto a ponto e com comprovante para ser auditada . O que vocês insistem em esconder. A constituição é clara . O poder emana do povo é a ele deve ser esclarecidas toda e qualquer dúvida é ser auditada. Acho que vossa excelência não acompanha ou não quer acompanhar o que acontece mundo afora . no Brasil temos os feitos criminosos do PT que o MP e os órgãos de controle não conseguiram pegar nem 1% da roubalheira do dito partido.

  • João |  19/07/2022 15:03:25

    Aí, Amanda Duarte?Sabe porque o presidente se cala sobre fome, desemprego e inflação???Porque ele está correndo atrás de RESOLVER as coisas, não de conversar fiado com sua trupe de puxa-sacos? Nos governos petistas, sem guerra, sem COVID, com o mundo em condições favoráveis, o PT e os Esquerdistas em geral distribuíram MIGALHAS e desviaram BILHÕES, para si e para ?sus compañeros??Acorda pra vida, mulher?

  • Henrique Alves |  19/07/2022 15:03:04

    Esse é mais um ventríloquo do STF. Aparelhado pela esquerda e presta um desserviço a MT. O cara que quer auxilio saude para todos funcionarios. Compra cell carissimo para todos funcionarios e ainda queria auxilio risco de vida tambem. Só penduricalho para aumentar os gordos salarios de quem pouco produz. E ainda come na mão do governado MMente. Não tem moral nenhuma!!!!

  • Leandro da Costa Monteiro |  19/07/2022 14:02:58

    Corre aqui! Vamos defender a democracia e as urnas eletrônicas sem auditagem, mas antes que tal olhar essa matéria: "Entre janeiro e março deste ano, os Ministérios Públicos Estaduais pagaram pelo menos 724 salários supeiores a R$ 100.000,00... a maior quantidade de salários acima de seis dígitos foi paga pela Corte de Mato Grosso - 244 ao todo"... deixa pra lá, vamos continuar confiando na democracia e detonando o Bozo.

  • Leal |  19/07/2022 14:02:55

    Com certeza ?ato democrático? é esbanjar dinheiro público com celulares caríssimos de última geração. Porque ?semideuses? têm esse direito , enquanto muitas vezes aos funcionários públicos do poder executivo faltam os instrumentos básicos para exercer sua função de maneira minimamente correta e servir o cidadão?

  • Marcos |  19/07/2022 14:02:55

    Só vai sobrar os BURRÕES na defesa do JUMENTO, os inteligentes, o Agro, Judiciário e MP já pulou do barco. Sabem que BOZO é limitado, não tem planejamento, não sabe nada de nada é apenas um péssimo motoqueiro que se quer obedece as leis de trânsito.

  • eleitor atento |  19/07/2022 14:02:50

    Eu quero saber quem vai defender a candidatura da Tigresa.

  • Joaquim |  19/07/2022 14:02:49

    PROCURADOR Para eliminar as dúvidas precisa praticar a TRANSPARÊNCIA, só isso. A contagem ng sabe com é feita

  • Márcio |  19/07/2022 14:02:36

    Como esse procurador é vagabundo. Cala-te, oh! desqualificado. Como pode um vagabundo desses ofender o presidente?

  • Antônio Carlos |  19/07/2022 14:02:34

    Amanda Duarte, vá se informa, cara ignorante. O desemprego está em 10% e a inflação está controlada. Diferente da Argentina, comandada por um comunista incompetente, que deixou chegá-la a 70%. Vá se informar, cara desqualificada.

  • Cidadão  |  19/07/2022 14:02:32

    Sou louco por um iPhone de última geração custeado pelo contribuinte

  • Gilmar |  19/07/2022 14:02:23

    Desserviço, e aumentar em 30% o salário dos promotores, que acumulam outra vara, desserviço é diminuir jornada de 6 horas para 5, isso sim é desserviço.

  • fala mato grosso |  19/07/2022 14:02:15

    Vamos avaliar eleitor de Mato Grosso, olha o candidato que os banbans do Estado apoia, um homem que é contra a democracia, que dúvida da urna eletrônica mais que quando elegeu ele e seus filhos não era questionado, na verdade agora que corre o risco de perder fica atentando contra a democracia e muitos de Mato Grosso deveriam repudiar tal atitude.............

  • Bolsonaro  |  19/07/2022 14:02:06

    Delegado istrigueta

  • João |  19/07/2022 13:01:59

    Não acho. As urnas podem ser melhoradas. Se é tão simples colocar um comprovante de papel para auditoria, porque não colocam? Como chefe do MP, não deveria ser tão simplista.

  • Fernando Vrech |  19/07/2022 13:01:43

    O sujeito é paneleiro. Ele não entendeu o possivel ataque as urnas, reclamação do Bolnaro. O Bolsonaro nunca criticou a urna fisica mas o processo de apuração. O pocesso não tem segurança, publicidade, auditoria. Portanto, segundo a lei é falho. Pode-se por la a ferramenta que quiser se continuar do jeito que esta é falho. Não tem idiota que não enxerga isto.

  • Sociedade |  19/07/2022 13:01:42

    OLHA SO QUEM FALA.....

  • Amanda Duarte |  19/07/2022 13:01:32

    Enquanto discute fake news de urna eletrônica se cala sobre inflação, fome e desemprego.

  • ANGELA |  19/07/2022 13:01:26

    Muito isento que esse aí é!

  • Povo de Matogrosso |  19/07/2022 13:01:20

    Quem faz um otimo serviço ao país é comunista que compra iphone de ultima geração ao custo hoje de 13 mil para funcionários publicos com dinheiro do povo e agora quer trabalhar 5 dias a menos para estudar em casa. Qual empresa da iniciativa privada tem esses privilégios e mordomias? Nunca foi tão fácil escolher um lado numa eleição. Um chefe de empresa pública militando e fazendo campanha contra um presidente eleito só no governo do "ditador" Bolsonaro mesmo. Se fosse nos países socialistas quebrados que eles defendem nem a esposa teria mais notícias dele.

  • Renato Rosa Fortes |  19/07/2022 13:01:04

    Esse Procurador Geral é esquerdista. Só fala de Bolsonaro ..kkkkk deveria ficar focado em fiscalizar a lei. Se bem que é melhor ouvir que ser surdo

  • Não Eleitor em MT |  19/07/2022 13:01:00

    Desserviço a democracia é o judiciário militante q existe hoje. BOLSONARO, o melhor presidente do Brasil até hoje, tem toda razão. O judiciário hoje se tornou um puxadinho do PT, comandado pelos ministrecos do STF.

Confira também: Veja Todas