Política

Quarta-Feira, 16 de Março de 2016, 20h37

Deputado denuncia precariedade do IML de Cuiabá

Da Redação

O deputado federal Victório Galli (PSC) usou a tribuna da Câmara Federal para denunciar o estado precário do Instituto Médico Legal de Cuiabá. “É com preocupação que vejo o estado de calamidade do IML de Cuiabá, conforme matéria veiculada no jornal Bom Dia Brasil, transmitido pela TV Globo. “Um órgão responsável pelos exames necroscópicos – causa mortis de pessoas vítimas de crimes e acidentes, não ter a estrutura física adequada; com a falta de equipamentos e de servidores e até materiais necessários à correta prestação dos serviços, é uma situação gravíssima. A devida atenção deve ser dada ao caso, a solução deve ser urgente”, destacou o parlamentar.

Conforme Galli, não apenas o Instituto Médico Legal, mas diversas unidades da Politec (Polícia Técnica) no Estado estão em situação idêntica, passando por dificuldades estruturais, de pessoal e material de trabalho. “É importante destacar que a Polícia Técnica é a responsável pela elaboração da prova material, fundamental à Justiça. A falta de exame do corpo de delito gera nulidade absoluta do processo, conforme artigo 564 do Código de Processo Penal, permitindo, com isso, a impunidade”, afirmou.

O Federal mato-grossense faz um apelo ao governador Pedro Taques (PSDB), e ao secretário de Segurança do Estado, Fábio Galindo, no sentido de que envidem esforços necessários para que a “sociedade não pague um preço tão alto pela ineficiência do IML”.

Segundo Galli, além da solução para o problema, uma investigação deve ser aberta para destacar falhas administrativas no setor. O Diretor responsável pelo IML precisa ser chamado para dar uma boa explicação sobre o caso. "Não podemos ser complacentes com a incompetência e falta de planejamento. Muitos prejuízos já foram causados e isso não pode ficar 'no deixa disso'. Me coloco a disposição para, ao lado do Governo Estadual, buscar alternativas", finalizou o deputado.

 

Comentários (1)

  • Maria |  17/03/2016 07:07:33

    Cadê seu governador ? Não faz nada não age nada.

Confira também: Veja Todas