Quarta-Feira, 02 de Julho de 2025, 17h01
EM PORTUGAL
Deputados de MT debatem IA e alimentos
Da Redação
Três deputados estaduais de Mato Grosso integram a comitiva brasileira que participa do XIII Fórum de Lisboa, em Portugal. O evento, iniciado nesta quarta-feira (2), reúne autoridades de vários países europeus para discutir as transformações sociais impulsionadas pela inteligência artificial. Além disso, o encontro também aborda questões ligadas à segurança alimentar, destacando o potencial do agronegócio mato-grossense e a importância da cooperação internacional.
Os deputados Eduardo Botelho (União Brasil), Dr. João (MDB) e Janaina Riva (MDB) representam o Parlamento de Mato Grosso no evento. A comitiva conta ainda com a presença do governador Mauro Mendes, que também foi um dos palestrantes no painel “Agronegócio e Segurança Alimentar Global: Desafios para a Cooperação”. Compõem o grupo, além disso, representantes de outros Poderes e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes.
Para o deputado Botelho, o fórum tem grande relevância internacional, especialmente diante dos acordos geopolíticos que envolvem produção agrícola e sustentabilidade em tempos de avanços tecnológicos. “As intervenções dos participantes destacam os progressos e os entraves causados pela legislação atual. Ao trazer a produção de Mato Grosso para o centro do debate, conseguimos compreender melhor as dinâmicas do mercado global, que interessam a todos”, afirmou.
O governador Mauro Mendes também chamou a atenção para os impactos negativos da burocracia brasileira. Ele ressaltou que um dos maiores entraves ao desenvolvimento do país é o excesso de obstáculos impostos pela legislação vigente. “Não seremos um país de primeiro mundo enquanto o poder público e os marcos legais permitirem que interesses alheios à sociedade e aos produtores rurais prevaleçam sobre o bem comum”, criticou.
O fórum é promovido pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o Lisbon Public Law Research Centre.
Potencial de Mato Grosso em destaque
Entre os cerca de 500 palestrantes do evento, a deputada Janaina Riva participou do painel “Agronegócio e Segurança Alimentar Global: Desafios para a Cooperação”. Em sua fala, ela destacou a relevância de Mato Grosso na produção de alimentos, na preservação ambiental e no compromisso com a sustentabilidade.
A parlamentar apresentou dados expressivos do estado, como as mais de 50 milhões de toneladas de soja colhidas na última safra, que colocam Mato Grosso como o maior produtor de grãos do Brasil e o terceiro do mundo. Também mencionou os 64% do território com vegetação nativa preservada e a exportação de produtos agrícolas para cerca de 40 países.
“Por isso, trago a este fórum um apelo e uma proposta: uma cooperação verdadeira entre Europa e América do Sul, baseada em dados, ciência, transparência e respeito mútuo – e não em campanhas difamatórias, protecionismo ou interferências que criminalizam quem produz com responsabilidade. O Brasil – e Mato Grosso, em especial – não está aqui para pedir permissão, mas para afirmar: estamos fazendo a nossa parte e exigimos respeito”, concluiu.
Carlos Nunes | 03/07/2025 06:06:37
Pois é, não entendi bulhufas isso. Assuntos Nacionais tem que ser debatidos DENTRO do Brasil. Por que Portugal? Dom Pedro I declarou a Independência faz tempo. Seria a mesma coisa, se debatasse a situação de Portugal dentro do Brasil. Os portugueses JAMAIS aceitariam isso. Essa piada nem os portugueses aceitam. Quer dizer que as decisões virão de Portugal, e nós, os idiotas, digo os eleitores, vamos ter que engolir seco? Tem alguma coisa muito errada nisso. Ou não? Como disse tio TAQUES, somos uns bobos cheira-cheira. Decidem por nós, lá fora. Tia YAKUI, lÃder idosa do povo tupinambá, tá certa. Num discurso disse: VIVEMOS UMA DEMOCRACIA DISTORCIDA.
paulo diants | 03/07/2025 03:03:13
É só festa la no povoado com dinheiro público
Dudé | 02/07/2025 18:06:42
É uma farra só,tenho nojo de polÃtico.
85% dos advogados querem voto direto para desembargador em MT
Quinta-Feira, 03.07.2025 22h35
Presidente da AL alerta que BRT e Chapada podem prejudicar Mauro
Quinta-Feira, 03.07.2025 17h44
Senadora cobra aplicação da lei do feminicídio e cita dados do Caliandra
Quinta-Feira, 03.07.2025 17h41
Paula apresenta projeto de adoção de espaços públicos
Quinta-Feira, 03.07.2025 17h30
USF do bairro Cohab São Gonçalo recebe reforço médico
Quinta-Feira, 03.07.2025 17h29