Política

Sábado, 30 de Setembro de 2023, 15h43

BALÃO DE ENSAIO

Em derrocada eleitoral, PSDB fala em disputar a Prefeitura de Cuiabá

Maiores lideranças tucanas sofreram derrota em 2018 e o partido se definhou em MT

SABRINA VENTRESQUI

Da Redação

 

O deputado estadual e presidente do PSDB no Estado, Carlos Avallone, colocou seu nome à disposição para concorrer à Prefeitura de Cuiabá nas eleições de 2024. A ordem teria partido do Diretório Nacional, presidido pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), que planeja ter candidaturas majoritárias em todas as capitais brasileiras. 

“Estou trabalhando nisso a pedido da nacional, inclusive, dentro da minha família. O natural era que outras lideranças do partido tivessem candidatos. Mas, me comprometi com a nacional de que vamos fazer todo o esforço para termos candidato a prefeito em Cuiabá. A nacional exige isso de todas as capitais, inclusive com a possibilidade do meu nome”, revelou Carlos Avallone na última quarta-feira (27).

Em Mato Grosso, na atual conjuntura, PSDB não tem força política capaz de eleger o próximo prefeito de Cuiabá e dificilmente conseguirá aglutinar outros partidos num projeto próprio levando-se em consideração a derrocada do partido após as eleições de 2018. Naquele pleito, as duas principais lideranças do partido foram derrotadas nas urnas: o então governador Pedro Taques que buscava a reeleição ao Palácio Paiguás, e Nilson Leitão que era deputado federal e tentou ser eleito senador. Ambos amargaram derrotas acachapantes nas urnas e logo na sequência Pedro Taques deixou o ninho tucano.  

De todo modo, uma possível candidatura do legislador ao Palácio Alencastro pode fortalecer a de sua esposa, a ex-vereadora e atual suplente, Maria Avallone. “Sempre, em qualquer partido que tenha palanque do próprio partido, a chapa dos vereadores melhora. Se iria eleger dois parlamentares, com uma candidatura acaba elegendo três ou quatro, isso é natural. Tendo candidatura majoritária ajuda, mas não sei se a candidatura do marido ajuda”, disse Avallone aos risos.

Caso o tucano concretize sua pré-candidatura, se juntará aos demais pré-candidatos: o deputado federal Abílio Brunini (PL), o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (União Brasil), secretário-chefe da Casa Civil Fábio Garcia (União Brasil), o vice-prefeito de Cuiabá José Roberto Stopa (PV), o deputado estadual Lúdio Cabral (PT) e a ex-deputada federal professora Rosa Neide (PT).

ASSÉDIOS

Meses atrás, Avallone reclamou à imprensa sobre parlamentares do União Brasil estarem assediando políticos filiados ao PSDB na tentativa de cooptá-los para deixarem o ninho tucano. Contudo, o parlamentar deixou claro que o problema foi sanado.

“Percebo que isso deu uma amenizada. Ninguém me comunicou sobre esse tipo de assédio mais. Eu fico feliz porque faço parte da base, o PSDB apoiou a candidatura do governador Mauro Mendes (União Brasil) e o vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) e não acho justo ocorrer isso”, pontuou.

Segundo ele, a situação interfere no pleito de 2024 porque gera “desconfiança devido as intromissões dentro do partido”. “Sempre atrapalha porque cada vez que você começa a perder a confiança por causa de intromissões dentro do seu partido", opinou. 

Comentários (10)

  • FRANK SABIà |  30/09/2023 22:10:36

    Derrocada ?? Wilson Santos abandonou o PSDB pois acreditava que o PARTIDO não elegeria nínguem. Carlos Avalone teve mais votos que Ele. Respeita o PSDB

  • Lud |  30/09/2023 20:08:09

    Agora já sabemos quem é o primeiro boi de piranha do governador MM.

  • Pro Direitasempre |  30/09/2023 18:06:54

    Quem ganhou com as "diretas já" do Ulisses Guimarães? Sarney, Collor, Itamar, FHC, 9 dedo, Dilmanta? Do Temer pra cá que o Brasil ganhou e hoje completa 9 meses de retrocesso numa confusão danada. Se Alckmin assumir conforme o cronograma, talvez melhore pq o Brasil sabe se redescobrir.

  • Näo Eleitor em Mato Grosso. |  30/09/2023 17:05:07

    Ainda existe esse PSDB.? Pensei q já tinham enterrado isso. Nunca tiveram ninguém de peso filiado a esse partideco do FHC e AÉCIO NEVES. Ainda existem alguns q ainda "vangloriam" um tal de Dante de Oliveira, que nunca representou nada pro país. A não carregar as agendas do Tancredo Neves e Ullisses Guimarães .

  • muitolouco |  30/09/2023 16:04:58

    Todo partido politico criado em reunião de escritório com interesses apenas financeiros e não de lutas por direitos civis do cidadão, simplesmente desaparecerão com o tempo, pois não tem histórias de lutas que caracterizam sua existencia e sim apenas interesses financeiros, é a vida né.

  • Mauro |  30/09/2023 16:04:29

    Vou dar um vidro de olho de peroba no dia do seu aniversário... Já ganhouuuuu....

  • Direitasempre |  30/09/2023 16:04:25

    Com todo respeito a sua opinião "muito louco" mas discordo de sua opinião. O PSDB é um partido de muita história pela luta de direitos civis. Não podemos esquecer que o saudoso Dante de Oliveira talvez tenha sido a principal liderança do movimento "diretas já", trazendo de volta a democracia em nosso país. Não podemos deixar apagar da memória os partidos que realmente fizeram história pela luta de direitos que beneficiaram o povo, e não só as enganações dos últimos anos. Temos que tomar cuidado pq a polarização somente faz eleger pessoas como Emanuel (até hj não acredito como reelegeram um cidadão como esse). Vida longa ao PSDB e outros partidos que realmente lutam pelos direitos civis que atendem ao povo e não a uma minoria bilionária.

  • FGN |  30/09/2023 16:04:20

    Não que o nome do nobre deputado seja de pouca capilaridade para tal pleito,mas que Cuiabá, Mato Grosso tem essa dívida com o PSDB, PDT do saudoso Dante de Oliveira isso todos nós sabemos, pois a hora da virada e grande transformação do estado foi feita através do PSDB, que na época foi testada a capital com o Sr Roberto frança do mesmo partido, agora que se tornou uma sigla frágil por ter muito colarinho branco e poucas lideranças isso é fato, mais uma uniao de partidos fortes como PSDB, PDT, PSB, PMDB e PSD daria uma frente forte nas eleições municipal isso não se discute

  • Luis barbosa |  01/10/2023 13:01:28

    Faça me rir

  • MARIO MARCIO DA COSTA E SILVA |  01/10/2023 08:08:20

    Tai,uma boa opção,para sair dessa polarização de muito bate boca e nenhuma proposta .

Confira também: Veja Todas