Sexta-Feira, 07 de Março de 2025, 15h35
COMPROMISSO
Em posse, Deosdete destaca independência e eficiência do TJ-MT
Da Redação
A solenidade de posse ocorreu na manhã desta sexta-feira (7 de março), no Plenário “Desembargador Wandyr Clait Duarte”. O presidente do TJMT, desembargador José Zuquim Nogueira, deu início à cerimônia, que contou ainda com a participação dos demais membros da Corte, autoridades, familiares e amigos do empossado, magistrados, servidores e público em geral. A sessão foi transmitida ao vivo pelo canal do TJMT no YouTube.
Seguindo o ritual de posse, Deosdete Cruz Júnior foi conduzido ao Plenário pelo desembargador Orlando de Almeida Perri e pelo desembargador Paulo Sérgio Carreira de Souza, respectivamente, o mais antigo e o mais recente membros da Corte estadual. Após prestado o juramento de posse pelo desembargador, o diretor-geral do TJMT, Flávio Paiva Pinto, fez a leitura do termo de posse, que foi assinado por Deosdete e lido por Zuquim.
Homenagem dos pares
O desembargador Wesley Sanchez Lacerda, que também ingressou na Corte estadual pelo Quinto Constitucional, na vaga destinada ao Ministério Público, no ano passado, fez um pronunciamento de saudação ao novo colega de colegiado, representando os membros do Tribunal Pleno do TJMT
Em seu discurso de boas-vindas, Wesley Sanchez Lacerda rememorou trechos da história de vida do novo desembargador, desde a vinda da família para Mato Grosso, passando pela emancipação aos 16 anos, os anos de faculdade, as inúmeras aprovações em concursos públicos, a constituição da família, incluindo a jornada de 20 anos pelo Ministério Público de Mato Grosso. “Sua trajetória sempre foi retilínea, sempre mantendo a alma intacta. E isso, meus amigos, se chama integridade”.
Lacerda afirmou ainda que Deosdete “foi escolhido por Deus para fazer a diferença na vida das pessoas”, ao citar os feitos que o colega alcançou enquanto ocupou o cargo de procurador-geral da Justiça, no biênio 2023-2024. O desembargador encerrou desejando que o colega continue fazendo justiça e ajudando a quem mais precisa e dando uma recomendação: “Inspire-se e espelhe-se nos professores e professoras que integram este colegiado. Ninguém constrói algo sozinho. Tudo o que é extraordinário é construído coletivamente, como este Tribunal de Justiça tem feito ao longo de sua existência secular”, encerrou
Pronunciamento do empossado
Em seu pronunciamento de posse, o mais novo membro do Poder Judiciário estadual rendeu homenagens ao seu antecessor. “Não será uma tarefa fácil suceder, na cadeira do Quinto Constitucional, o desembargador Guiomar Teodoro Borges, cujas qualidades profissionais e morais o credenciam como uma referência perene quer no Judiciário, quer no Ministério Público. E sendo ele por todos referenciado, em razão do seu legado e da sua pessoa, para mim, representa particularmente uma grande e enorme fonte de inspiração”.
O novo desembargador refletiu sobre toda sua trajetória profissional, começando pelo ingresso no Ministério Público Estadual como analista jurídico, em dezembro de 2004, vindo, cinco meses depois, assumir como promotor de justiça na mesma instituição, passando por várias comarcas até chegar ao cargo de procurador-geral de Justiça, no biênio 2023-2024, quando atuou jutnamente aos colegiados da Justiça estadual. “A verdade é que eu jamais, jamais havia cogitado a possibilidade de integrar a Corte, mas o convívio mais próximo, na realidade deste Tribunal, com seus integrantes, fez com que a perspectiva de vaga muito nos tivesse encorajado a colocar nosso nome a disposição”, disse, agradecendo a todos que contribuíram em sua jornada, especialmente à sua família, que lhe ensinou os valores necessários para viver de maneira digna e honrada.
Deosdete destacou ainda que compreende o papel do Poder Judiciário na construção de uma sociedade mais justa e solidária, sendo dever dos seus membros “atuar tanto pela resolução como pela prevenção dos conflitos, promovendo o bem-estar comum através da reta e justa aplicação das leis e da Constituição federal”.
O desembargador asseverou ainda que não existe Estado de direito sem Poder Judiciário forte e que não há Judiciário forte sem magistrados independentes. “Eu tenho a convicção de que a sociedade precisa e merece um Poder Judiciário forte, independente eficiente e justo. E o meu compromisso é me somar a todos e todas que buscam a concretização diária desses objetivos”.
Magistrados, magistradas, promotores, promotoras, procuradores e procuradoras de Justiça, servidores e servidoras do Ministério Público e do TJMT, diversas autoridades e toda imprensa local, prestigiaram a solenidade de posse de Deosdete Cruz Júnior.
ze | 07/03/2025 21:09:04
Dica ao Haddad: passe a cobrar imposto sobre cÃnicos e caras de pau. Mato Grosso vai bater recordes de arrecadação!!!
Mauro vê Tarcísio é "preparado" para disputa em 2026
Domingo, 20.07.2025 15h02
Grupo que desviou R$ 252 mil da AL é condenado a devolver dinheiro
Domingo, 20.07.2025 10h52
Apoio de "base governista e barões" não atrapalhará Janaína, diz aliado
Domingo, 20.07.2025 10h43
Projeto de bolsonarista é perseguidor e inconstitucional, afirma advogada
Domingo, 20.07.2025 10h21
Pivetta afirma que discutir política só atrapalha os trabalhos
Domingo, 20.07.2025 10h04