Quarta-Feira, 04 de Outubro de 2017, 16h31
GRAMPOLÂNDIA PANTANEIRA
Empresário entrega quem está com equipamento de grampos e é solto pelo TJ
Pedido de soltura foi feito pela delegada Ana Cristina Feldner
CARLOS DORILEO
Da Redação
O desembargador Orlando Perri determinou a soltura do empresário José Marilson da Silva, preso na “Operação Esdras”, deflagrada na última quarta-feira (27). O empresário, suspeito de guardar o sistema Sentinela – utilizado para grampos ilegais – está colaborando com as investigações.
O pedido de soltura foi feito pela delegada Ana Cristina Feldner, responsável pelas investigações do caso na Polícia Civil. Apesar de não deixar claro, Perri dá a entender que o empresário teria revelado onde está o equipamento utilizado para fazer as interceptações ilegais no Estado.
A suspeita de que estaria com José Marilson foi a principal razão para a decretação da prisão. Se, antes, sua prisão se patenteava imprescindível, sobretudo para que situações até então nebulosas fossem esclarecidas, em especial, quem foi o responsável pela retirada do rack do Sistema Sentinela da empresa Titânia Telecom, agora, tal indispensabilidade não se revela mais necessária, uma vez que, de acordo com as autoridades policiais, tais dúvidas foram sanadas, aduzindo que José Marilson vem contribuindo de maneira satisfatória para o bom êxito das investigações
No pedido, a delegada destacou que o empresário prestou informações que darão celeridade às investigação, não necessitando mais sua segregação. A informação foi corroborada por Orlando Perri.
"Portanto, se havia indícios suficientes de participação de José Marilson da Silva na organização criminosa, dado que, até aquele estágio das investigações eram fortíssimos os elementos de que o aludido investigado estivesse com o rack do Sistema Sentinela, tal conclusão modificou-se com seu seguro e convincente depoimento, não subsistindo, por ora, os motivos que autorizaram a decretação da prisão preventiva, máxime o pressuposto atinente ao periculum libertatis.", diz outro trecho da decisão.
ENVOLVIMENTO
José Marilson é ex-sócio-proprietário da empresa Simples IP, que foi responsável pelo desenvolvimento do sistema Sentinela, adquirido pelo ex-comandante da Casa Militar Evandro Alexandre Ferraz Lesco para ser utilizado pelo postiço Núcleo de Inteligência da Policia Militar, para a prática de interceptações telefônicas clandestinas.
O empresário foi preso após o denunciante do caso, tenente-coronel José Henrique Costa Soares afirmar a Polícia Civil ter escutado do coronel Lesco que o equipamento Wytron estaria guardado com Marilson, que era sócio da empresa Simples ID.
Ainda pesava sobre o empresário, a denúncia de que ele era um frequentador assíduo da Secretária de Segurança Pública e que ele havia reconhecido sua assinatura na retirada do sistema Sentinela em 2015 na empresa Titânia, porém negou ter sido a pessoa que foi ao local pegar o equipamento.
O empresário foi detido no dia 27 junto com os ex-secretários de governo Airton Siqueira, Paulo Taques, Rogers Jarbas, o sargento da PM Ricardo Soler, além do coronel Evandro Lesco e sua esposa, a personal trainer Helen Christy Lesco. Todos eles são acusados de conspirarem contra a investigação dos grampos clandestinos.
João José de Rosário | 05/10/2017 06:06:11
POR que a ASSEMBLEIA LEGISLATIVA NÃO DIZ NADA ??? PARECE QUE NÃO Tà ACONTECENDO NADA AQUI EM MATO GROSSO !!!
Pedro | 04/10/2017 21:09:43
Ausira ciriaco, você falou pouco mas disse tudo! Matou a pau!
Mauro | 04/10/2017 21:09:38
Perri já está com o equipamento, certeza... Mandou soltar o empresário e pediu pra PF ajudar na perÃcia.... Kkkkk PT saudações
anny | 04/10/2017 20:08:42
Ja que não sabemos quem esta grampeado ou nao...ao atender o cel diga: "aos meus fieis seguidores, fdp, lavadeiras, fofoqueiros da alta socyte....." ai vc atende o cel...cuidad com o que vai dizer pois somos grampeados....kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Ausira ciriaco | 04/10/2017 19:07:46
Barbaratles a resposta eh simples. Não tem MP nessa hora. Até pq o delegado que investiga junto com tribunal de justiça. E outra, esse MP de MT eh só Deus na causa... Não vai deu parecer contra o governo e contra os amigos. Se não fosse um desembargador de três coco e uma delegada braba p assumir essas investigações o trem tava parado mesmo. Tava engavetado e o povo nem sabia de nada. Esses sao os verdadeiros fofoqueiros de plantao, escultaram ate coveiro e faxineira.
barbarateles | 04/10/2017 19:07:45
mas a pergunta que não quer calar ... onde está o MP nestes mandes e desmandes ? por um acaso mudou-se o sistema de Poder no Brasil? com certeza não...mas no Mato Grosso... Delegado(a) transformou em Poder autônimo "!!
Daniel | 04/10/2017 18:06:40
Acabei de ler em outro site a seguinte notÃcia: " O desembargador Orlando Perri, do Tribunal de Justiça, criticou o fato de o Ministério Público Estadual (MPE) ter formulado pareceres no sentido de que alguns alvos da Operação Sodoma, como o procurador aposentado Chico Lima, deveriam retornar à prisão.Não existe lei nenhuma dizendo que prisão preventiva deve fazer parte de acordo de delação premiada. Tanto que os advogados até reclamam que, na 7ª Vara Criminal [onde os processos tramitam], ou se confessa, ou se delata ou fica preso. Isso é forçar a pessoa a fazer delação premiada, é um crime contra a dignidade humana”, afirmou o desembargador." Ao confrontar aquela notÃcia com outra divulgada por esse site, conclui-se que o critério do nobre juiz é inacreditavel. Para uma operação, a prisão para forçar confissão é ilegal e ofende a dignidade. Para outra, que ele preside, a prisão para obrigar a confissão é lÃcita até que a obtenção da prova ocorra. Vá entender.
Jose Luiz das Neves | 04/10/2017 18:06:22
Fico me perguntando; quem tinha interesse em grampear advogados de adversários em campanha, Pedro Taques ou militares?, lógico que esses babacas foram cooptados pelo cheiro do poder, coronel Zaqueu era o grande articulador de PTX, mas uma coisa é certa nada foi feito sem participação dos primos Pedro e Paulo, só não pegam Pedro se não quiserem.
LUNETA | 04/10/2017 18:06:13
O IMPÉRIO ESTà DESMORONANDO! O REI DA GRAMPOLÂNDIA ESTà MUITO ASSUSTADO VENDO SEUS SÚDITOS TOMBAREM UM A UM.
Militar decepcionado | 04/10/2017 17:05:41
Prepare o KIT CCC pedrinnho, ta chegando a hora.
tonto | 04/10/2017 17:05:31
Entrega o malvadeza.
Te. Marcos | 04/10/2017 17:05:00
vixi, ta chegando perto do anão!
BOBO CHEIRA CHEIRA | 04/10/2017 16:04:58
ENTREGOU TUDO AGORA A CASA CAI KKKKK
Carlos Nunes | 04/10/2017 16:04:40
Puxa vida! Esse negócio de Grampos virou enredo de ficção...é lá no filme X Men que tem Os Sentinelas, segundo o filme nunca tem só 1 equipamento, tem vários espalhados. Tem gente em Cuiabá que jura até hoje que ainda tá grampeado, ainda suspeita que seu celular, seu telefone, tá sendo escutado por alguém. Quantos aparelhos Sentinelas realmente existiam, ou existem, em MT? Quantas listas de pessoas grampeadas realmente existem? Se a gente não soubesse que tá no Brasil, em MT...juraria que tava na época da Guerra Fria, em plena Ditadura, com alguém bisbilhotando a vida dos outros. Dizem que até Agente Funerário foi grampeado. Pelo sim, ou pelo não dos Grampos...seria bom as nossas autoridades, jornalistas, advogados, cidadãos de bem, ficarem atentos ao que dizem no celular, no telefone, etc. Vai que alguém tá espionando tudo. Na Guerra Fria, na Ditadura, faziam o tal do Dossiê, que era um perigo.
Gravado masturbando em prefeitura, procurador alega que vídeo é ilegal
Quarta-Feira, 09.07.2025 18h30
TCE flagra "empréstimos por telefone" e vê estelionato em servidores de MT
Quarta-Feira, 09.07.2025 17h25
Deputado cita unidade e defende recuo de WF para Pivetta em MT
Quarta-Feira, 09.07.2025 17h24
Promotor defende manutenção da Santa Casa
Quarta-Feira, 09.07.2025 17h23
Pacientes e profissionais temem "desmonte"
Quarta-Feira, 09.07.2025 17h12