Sábado, 23 de Junho de 2018, 09h07
NOVELA SOBRE TRILHOS
Estado prevê lançar licitação do VLT nos próximos dias
KAMILA ARRUDA
Diário de Cuiabá
O imbróglio envolvendo as obras de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) deve terminar ainda neste ano. Pelo menos é isso que promete o governador Pedro Taques (PSDB). O tucano afirma que, ainda neste primeiro semestre, irá lançar o novo edital para garantir a continuidade da obra que está paralisada desde 2014.
A continuidade das obras do novo modal foi promessa de campanha do gestor tucano na última eleição, mas até o momento não houve avanços. Taques, entretanto, garante que a culpa não foi dele.
O chefe do Executivo Estadual lembra que passou dois anos negociando com o Consórcio VLT para reformulação do contrato que garantisse a finalização da obra. A medida, entretanto, não deu certo devido a Operação Descarrilho, deflagrada pela Policia Federal, que expôs um esquema de corrupção envolvendo o contrato.
Diante disso, o contrato foi extinto e o Governo do Estado vem trabalhando em um novo certame dentro da modalidade RDC. “Rompemos o contrato com o consórcio. Agora, a culpa de não terminar o VLT é da gestão Pedro Taques. Depois de quatro anos, nós temos que dizer a verdade. Agora o RDC está em andamento, nós vamos ter o edital no prazo correto para que possamos ter outras empresas para terminar o VLT”, justificou.
As obras de implantação do VLT foram paralisadas em dezembro de 2014.
A gestão passada já desembolsou o montante de R$ 1,066 bilhão para a implantação do novo modal de transporte. A obra foi contratada por R$ 1,477 bilhão.
Taques ainda reclamou da burocracia enfrentada pelo Executivo para garantir a conclusão de diversas obras que ainda estavam inacabadas quando ele assumiu o comando do Palácio Paiaguás. “É muito mais difícil reconstruir do que construir”, disse.
Como exemplo, o gestor tucano cita a Salgadeira e o Trevo do Santa Rosa. “A Salgadeira estava parada há oito anos. Nós estamos entregando agora em junho com dois diferenciais. Sabe quanto tempo demorou a obra? Seis meses. Sabe quanto tempo ficamos mexendo com papeis? Tira empresa, põe empresa. Foram três anos na Salgadeira. O Trevo do Santa Rosa, a obra demorou quatro meses. Três anos mexendo com papeis. Reconstruir quando começa alguma coisa errada, é pior que construir. O cidadão que está me ouvindo sabe disso, que é muito mais difícil reconstruir do que construir”, completou.
LuÃs Lima | 23/06/2018 19:07:32
VLT EM CUIABà Jà VIROU LENDA IGUAL MULA SEM CABEÇA E CURUPIRA LOBISOMEM Jà DEU O VLT NUNCA VAI ANDA ESQUECE VENDE OS VAGÕES ANTES QUE VIRE SUCATAS TENHO CERTEZA QUE VAI SER USADO COMO PALANQUE POLÃTICO ESSE ANO DE NOVO POR TODOS CANDIDATOS
Fulano | 23/06/2018 17:05:53
Jaime campos atrapalhou o BRT e VLT desde o tempo do silval, ainda bem q a briga com Pedro tanques poderá tirar o VLT do papel, afinal já esta pago mesmo Espero que não entregue nas mãos do Jaime botelho como fez com a União transportes.
Censurado | 23/06/2018 14:02:58
O TAQUES ESTà TENTANDO FAZER O CAIXA PRA CAMPANHA... FAZENDO ESSAS LICITAÇÕES DE ÚLTIMA HORA, DE VALORES ALTÃSSIMOS E QUE TODOS SABEM QUE NÃO VAI TERMINAR... IGUALZINHO A LICITAÇÃO DAS PONTES...
benedito costa | 23/06/2018 12:12:42
Tá em tempo de mudar o sistema para BRT, vai ser mais econômico e atenderá a população geral das duas cidades ao custo bem menor das passagens.
Pocone | 23/06/2018 12:12:22
Bem este DESGOVERNO da EMBROMAÇÃO , quatro anos e NÃO fizeram NADA, o VLT não andou um centÃmetro se quer e agora de AFOGADILHO querem licitar ?!?!? - Com um LADRAO CONTUMAZ à frente da empreitada ?!?!?- Completamente sem LÓGICA , para PANHAR DIM DIM por que o dinheiro do agronegócio já PULOU , DESESPERO PURO, simples assim !
caveira | 23/06/2018 12:12:22
kkkkkkkkk agora? perto da eleição? vá catar coquinho nanico, só um trouxa mesmo para acreditar num governo extremamente corrupto onde a maioria de seus secretários nomeados estão na cadeia e outros respondendo por desvios de dinheiro público, isso não é um governo isso é uma quadrilha comandada por um banana metido a ditador mas não passa de um fracassado mimado, e com certeza sabe que não será reeleito, não tem competência, não tem moral, não tem habilidade e não tem vergonha na cara, qualquer bosta que concorrer com ele ganhará, basta ver seu fiel escudeiro Wilson Pinóquio dos Santos que faz o papel sujo de escolher as baixarias para ele jogar na imprensa e ele com o judiciário no bolso faz o papel sujo de tentar montar e orquestrar ações para desmoralizar seus adversários, não acredito que haja funcionário público estadual que acredita nesse falastrão e incompetente, quem não sabe perder de cabeça erguida joga sujo para tentar mostrar que todos são da mesma fossa polÃtica que ele, Wilson Pinóquio Santos é o Marum de MT, esse sabe ser puxa saco, corrupto, asqueroso, e todos sabem do seu jogo sujo de fazer polÃtica. vão levar um banho nas urnas e sairão de rabinho entre as pernas e espero que o eleitor crie vergonha na cara de vez e expulsem da vida pública todos esses vagabundos da A.L. e do governo estadual.
PALHARES | 23/06/2018 11:11:58
ISSO Jà PASSOU DE UMA PALHAÇADA!! TODOS NÓS SABEMOS QUE ESSE TREM DOS INFERNOS NÃO ANDARà MEIO METRO E ELES FICAM ENFIANDO ADITIVOS E LICITAÇÕES E ADITIVOS E ISSO NÃO ACABA NUNCA!!
Mário | 23/06/2018 11:11:53
Promessas. Foi esse o substantivo feminino mais utilizado pelo atual Governador e alguns de seus secretários acerca da conclusão do VLT. Não consegui acreditar que, em quatro anos esse governo não foi capaz de dar um rumo a essa obra inacabada muito importante para Cuiabá e Várzea Grande. O que houve nesses anos, foram apenas promessas vazias e descompromissadas dessa gestão. E agora, mais uma vez, perto de um novo pleito eleitoral, o qual o atual governador tentará se reeleger, o mesmo vem mais uma vez nos trazer uma promessa. Eu pergunto: devemos acreditar? O que é mais revoltante, é eles acharem que a população é trouxa, tola. Se esse governador tivesse sido honesto e homem no começo, e dizer as claras sobre o VLT. Que não tentaria ou não mediria esforços para concluir essa obra, talvez, ele eu poderia avaliar em votar nele novamente. Mas não, ele junto com Wilson Santos diversas vezes fizeram a população e a imprensa de besta.
alexandre | 23/06/2018 11:11:02
Não fez em 4 anos, não vai ser em 6 meses, que vai resolver..
Celso | 23/06/2018 10:10:38
Governo corrupto e incompetente.
Joao Bosco | 23/06/2018 10:10:30
Ãgora. Cd a MT 100
Tião diz que AL é sonho antigo e crê em votos de MT inteiro
Sábado, 05.07.2025 17h47
Governo estuda implantar nova rota viária para Chapada
Sábado, 05.07.2025 16h05
Sebrae desmente prefeito sobre evento e cidade deve ter nova eleição em MT
Sábado, 05.07.2025 15h00
Vice quer educação de MT entre as 5 melhores do país
Sábado, 05.07.2025 14h56
Deputado quer regularizar garimpos em MT
Sábado, 05.07.2025 14h47