Política

Quarta-Feira, 12 de Junho de 2024, 19h25

ARROZ

Fávaro teme palanque político com tragédia: "Não temos compromisso com erro"

Ele também rebateu falas de Neri Geller, demitido do Mapa após leilão ser anulado

CNN BRASIL

 

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, declarou, nessa quarta-feira (12), que não quer que a discussão sobre a importação de arroz vire "palanque político". Na terça-feira, o leilão do arroz, que havia arrematado lotes com preço mínimo de R$ 4,98 e máximo de R$ 5 por quilo, foi anulado após questionamentos sobre as empresas participantes.

No FII Priority Summit, encontro internacional no Rio de Janeiro, Carlos Fávaro foi questionado sobre uma articulação no Congresso para a chamada "CPI do Arroz". Ele disse que está à disposição para dialogar com os parlamentares.

"A CPI é um processo natural do Congresso Nacional. Eu não posso deixar de dizer que sou um senador, sou um parlamentar também, e esta é uma prerrogativa da minoria, a proposição de CPIs. Só não podemos fazer que algo tão importante - que é a alimentação brasileira, a base da alimentação brasileira, que é arroz, feijão - se torne o motivo de palanque político. Eu ficaria muito triste em ver uma tragédia como a do Rio Grande do Sul transformada num palanque político". 

O ministro da Agricultura também disse que o governo federal "não tem compromisso com o erro", em referência ao cancelamento do leilão do arroz. Ele reforçou que haverá um novo edital, ainda sem data confirmada, com a participação da Advocacia-Geral da União (AGU) e da Controladoria-Geral da União (CGU).

"Nós não temos compromisso com o erro. Então, a atitude mais sensata, mais equilibrada é cancelar o leilão e preparar medidas para que a gente possa garantir um novo leilão com total tranquilidade. As mudanças serão construídas num novo edital. Vai ter um novo leilão, a Conab vai tomar para si a responsabilidade de cadastrar os vendedores, os possíveis vendedores".

Segundo o governo, o leilão é uma forma de garantir o produto aos consumidores. Também nesta quarta-feira, a Comissão de Agricultura da Câmara aprovou convites aos ministros Carlos Fávaro, da Agricultura, e Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário, para prestar esclarecimentos sobre suspeitas de irregularidades no leilão para compra de arroz importado. Após a polêmica, Fávaro anunciou a saída do secretário de Política Agrícola, Neri Geller.

O arremate do arroz importado, após a tragédia no Rio Grande do Sul, aconteceu após um leilão ser suspenso por causa dos altos preços oferecidos por países do Mercosul. O governo anunciou, então, nova data. Na ocasião, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil e partidos de oposição, como o Novo, reagiram e acionaram a Justiça.

Comentários (10)

  • max |  13/06/2024 09:09:09

    PETROLÃO AGORA TAMBÉM ARROZÃO, ESSE ARROZ NÃO Dà NEM PRA FAZER UM BOLINHO DE ARROZ.

  • KBLOBULL |  13/06/2024 08:08:24

    Esse fela é mala tem que ser exonerado do ministério.

  • alexandre |  13/06/2024 07:07:58

    so em passar pano em ministro acusado de coruppção pela PF....

  • verdade liberta |  13/06/2024 07:07:19

    PT sendo PT,,,,,Sempre a mesma historinha lula não sabia de nada ,,,,,,a culpa é do vira lata q mora na frente do ministerio ,,,,,,PT e seus aliados PP,PSD,PSB,ETC ,,,,TODOSgovernando juntosssssss,,,,,,,,essa compra passousim pela casa civil ,,,,,,entaõ Lula sabia SIM ,,,,,,,,,,,Coisa de governo do PT,,,,,,,,,,,,agora temos a corrupsão do arrooozão,,,,,,não bastou 2003 até 2016 ,,,,,

  • alexandre |  13/06/2024 06:06:13

    Lula mandou comprar do La garantia soy jo..,deu ruim

  • Para "Faz o L |  12/06/2024 23:11:57

    Oh faz o L, em que planeta de Nárnia vc vive cara pálida? Acorda pra cuspir Alice....

  • Comentei  |  12/06/2024 22:10:55

    No GNews saiu reportagem informando ao vivo até o valor da "comissão". Por isso estão todos nervosos com o cancelamento. Kkk Mas o de milho eles conseguiram. Bastaria seguir....

  • Raimundo  |  12/06/2024 21:09:36

    Todos sabem por ordem de quem foi feito isso, foi uma tentativa de golpe orquestrado por todo grupo, aí não tem santo ou besta.

  • JOSEH |  12/06/2024 20:08:43

    Voltaram à cena do crime. (Geraldo Alckmin)

  • FAZ O L !!!!!!!! |  12/06/2024 20:08:16

    Se fosse apenas o uso político do escândalo seria o menor dos problemas, vcs abusaram Da confiança do nosso pai Lula, que queria apenas deixar o preço do arroz acessível para os mais pobres, vcs trairam a confiança do povo brasileiro que escolheu o Lula exatamente para defendê-los da ganância dos capitalistas selvagens, vcs tentaram lucrar com o sofrimento do povo gaúcho menosprezando as mortes das enchentes, uso político????? Nos de esquerda não estamos nem um pouco preocupados com políticos de extrema direita que vão tentar tirar proveito da situação, até pq sabemos que o povo vai reeleger Lula com votação recorde na próxima eleição, o que vcs fizeram não mancharam Lula, vão manchar para sempre suas reputações.

Confira também: Veja Todas