Segunda-Feira, 27 de Julho de 2015, 18h51
Fiscalização de obras é tema de capacitação promovida pela CGE
Da Redação
As principais dificuldades na fiscalização de contratos de obras e serviços de engenharia identificadas pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) nas auditorias motivou a capacitação realizada pela Controladoria Geral do Estado (CGE), que teve início nesta segunda-feira (27/07) na Escola Superior de Contas. A informação é do secretário-controlador geral do Estado, Ciro Rodolpho Gonçalves. "O evento reúne 200 fiscais de contratos e representa uma abordagem orientativa e não punitiva por parte da CGE e também do Tribunal de Contas que são instituições de controle interno e externo", afirmou. O Curso de Fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia conta com o apoio do TCEMT e faz parte da programação do Fórum de Fiscalização de Contratos de Obras, promovido pela CGE.
Para o vice-presidente do TCE-MT, José Carlos Novelli, a capacitação "é um exemplo de boa gestão onde instituições de controle se reúnem junto ao Poder Executivo para contribuir na melhoria do serviço público em Mato Grosso". Novelli é o relator das contas de gestão das Secretarias de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) e de Estado de Cidades (Secid), atualmente as pastas responsáveis pelas obras da extinta Secretaria de Extraordinária da Copa do Mundo Fifa 2014 (Secopa). O conselheiro ressaltou que é preciso dar respostas à sociedade quanto ao andamento e conclusão das obras inacabadas. "Sabemos que muitas destas obras foram realizadas em ritmo acelerado, deixando a desejar em termos técnicos. Para garantirmos à sociedade desfrutar de obras de qualidade, é preciso que os fiscais de contratos sejam servidores altamente capacitados no exercício de suas funções", explicou. O conselheiro ainda falou a respeito da importância de cobrar das empreiteiras a utilização de novas tecnologias.
Representando o governador, Pedro Taques, o secretário chefe da Casa Civil, Paulo Taques pontuou que "o evento está valorizando o trabalho dos fiscais de contratos, pois são agentes públicos que fazem parte da Administração ao longo de diversas gestões e têm o compromisso com a sociedade de exigir a entrega de serviços, bens e obras de qualidade".
O secretário de Estado de Cidades, Eduardo Chiletto, parabenizou a realização do evento e ainda destacou o trabalho das instituições de controle que "estão contribuindo para que os gestores fiquem atentos a possíveis erros ou corrigi-los a tempo de evitem possíveis danos ao patrimônio. Mais do que isso, é preciso lembrar que obras são para as pessoas, portanto devem ser executadas e fiscalizadas com responsabilidade".
Segundo o palestrante, auditor federal de controle externo do Tribunal de Contas da União (TCU), André Pachioni Baeta, o treinamento tem como foco a fiscalização da execução de obras, mas também serão abordados aspectos das fases anteriores à execução, como o planejamento, a elaboração do projeto, o orçamento e a licitação. A capacitação é conduzida também pelo engenheiro civil do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, Elci Pessoa Júnior. Ambos são referência nacional em fiscalização e controle de obras públicas, inclusive com livros produzidos na área. Nas etapas anteriores, o Fórum foi direcionado aos fiscais de contratos em geral, de todas as secretarias e entidades do Governo de Mato Grosso. Ao todo são quatro etapas do Fórum que devem capacitar 450 fiscais de contratos e obras.
A organização do evento é da Controladoria Geral do Estado (CGE), em parceria com o TCE-MT, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), a Secretaria de Estado de Cidades (Secid), a Secretaria de Estado de Gestão (Seges/Escola de Governo), a Procuradoria Geral do Estado (PGE) e a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Mato Grosso (SRTE-MT).
Participaram da mesa de abertura o secretário-controlador geral do Estado, Ciro Rodolpho Gonçalves, o secretário-chefe da Casa Civil, Paulo Taques, o vice-presidente do TCE-MT, José Carlos Novelli, o procurador-Geral do Ministério Público de Contas, Gustavo Deschamps, o secretário de Estado de Cidades, Eduardo Chiletto, o secretário de Infraestrutura e Logística do Estado, Marcelo Duarte Monteiro, o auditor fiscal do Trabalho, Eduardo de Souza Maria, o secretário de Controle Externo de Obras e Serviços de Engenharia do TCE-MT, Emerson Augusto de Campos e o promotor de Justiça, Arnaldo Justino da Silva.
Mendes afirma proposta de túnel foi apresentada por secretário da Sinfra
Sábado, 19.07.2025 09h45
Deputado diz que ‘endireitamento’ do MDB o distancia
Sábado, 19.07.2025 09h21
Cattani e família ainda não entendem motivação para crime
Sábado, 19.07.2025 09h16
Políticos de MT citam nomes elegíveis para substituir Bolsonaro em disputa
Sábado, 19.07.2025 08h09
Vizinho de Bolsonaro, empresário de MT vai a casa após PF: "vamos para fazenda"
Sexta-Feira, 18.07.2025 20h30