Segunda-Feira, 02 de Dezembro de 2019, 22h22
ESTRUTURA
Gaeco fortalece no interior de MT
Da Redação
O procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges Pereira, inaugurou nesta segunda-feira (02), em Barra do Garças, a obra de reforma e ampliação da sede das Promotorias de Justiça do município. O novo espaço abriga a unidade regional do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco). O evento contou com a participação de representantes do Poder Executivo local, Judiciário, Legislativo e instituições como a Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional de Barra do Garças, Ministério Público Federal, Defensoria Pública, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Prefeitura de Torixoréu.
Durante a cerimônia, o procurador-geral de Justiça falou sobre a importância da integração das instituições que compõem o sistema de Justiça. Destacou o trabalho de articulação desenvolvido pelas Promotorias de Justiça de Barra do Garças no combate à violência doméstica e comentou a decisão política que culminou na instalação dos Gaecos regionais. “O Gaeco é uma força-tarefa composta pelo Ministério Público, Polícia Civil e Polícia Militar. A decisão em torno da sua regionalização atende a uma demanda dos colegas do interior do estado e vai ao encontro da necessidade de articulação das instituições no combate ao crime organizado. Em um estado de dimensão continental, como é Mato Grosso, não dá para centralizar as ações apenas na capital”, afirmou Borges.
A coordenadora-adjunta das Promotorias de Justiça de Barra do Garças, promotora Luciana Rocha Abrão David, ressaltou que o acolhimento do Gaeco na sede da unidade proporcionará, além de uma maior integração, economia de recursos públicos. “O oferecimento da estrutura necessária para acomodar o Gaeco evitará gastos com aluguel em outro prédio. A ampliação da sede também propiciará um espaço mais confortável aos servidores e à sociedade em geral, com acesso pleno e igualitário”, disse.
O prefeito da cidade, Roberto Ângelo de Farias, destacou o trabalho que o Ministério Público vem desenvolvendo no município. “O MP tem desempenhado um papel brilhante no país e em Barra do Garças. Torço para que a estrutura da instituição cresça ainda mais para atender a nossa população de forma digna e eficiente”.
Com a ampliação, a sede das Promotorias de Justiça de Barra do Garças dobrou o tamanho da área construída. Antes da reforma a Projus tinha 757,93 m², agora a área total construída subiu para 1.547,87 m².
Localizada em um terreno de 1.470,00 m², o primeiro pavimento do prédio conta com oito gabinetes para os promotores de Justiça e assessores, quatro salas destinadas ao Gaeco e duas salas para estagiários. O prédio conta ainda com um miniauditório, copa, área de serviço, depósito, arquivo, quatro banheiros sociais, sala para a administração e sala de espera com capacidade para acomodar 27 pessoas. No subsolo está instalado o almoxarifado das promotorias.
A sede tem 13 vagas de garagem para as promotorias e outras sete para visitantes, sendo uma vaga reservada para cadeirante e duas para idosos. A Projus atende aos municípios de Pontal do Araguaia, Araguaiana, Ribeirãozinho, Torixoréu e General Carneiro. O prédio está localizado na Rua Francisco Lira, 962 - Jardim Sena Marques.
Mendes afirma proposta de túnel foi apresentada por secretário da Sinfra
Sábado, 19.07.2025 09h45
Deputado diz que ‘endireitamento’ do MDB o distancia
Sábado, 19.07.2025 09h21
Cattani e família ainda não entendem motivação para crime
Sábado, 19.07.2025 09h16
Políticos de MT citam nomes elegíveis para substituir Bolsonaro em disputa
Sábado, 19.07.2025 08h09
Vizinho de Bolsonaro, empresário de MT vai a casa após PF: "vamos para fazenda"
Sexta-Feira, 18.07.2025 20h30