Segunda-Feira, 24 de Maio de 2021, 15h09
ANÚNCIO HISTÓRICO
Mato Grosso atinge equilíbrio fiscal e ganha “nota A” do Tesouro Nacional
Governador destaca que medidas tomadas no início da gestão garantiu equilíbrio entre receitas e despesas
Da Redação
O Governo de Mato Grosso conquistou, pela primeira vez, a nota máxima da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), quanto à Capacidade de Pagamento do Estado (Capag). A série histórica teve início em 2014, e desde então, Mato Grosso nunca havia conquistado essa pontuação.
De acordo com a STN, o Estado de Mato Grosso está “elegível”, ou seja, a União poderá dar garantias em transições de financiamento em favor do Estado. Apenas os Estados do Espírito Santo e Roraima obtiveram a mesma nota no país.
O anúncio foi feito pelo governador Mauro Mendes nesta segunda-feira (24.05), em coletiva de imprensa virtual que contou com a presença do deputado federal Juarez Costa, do presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado estadual Max Russi, e de secretários de Estado.
“De um Estado com dívidas de R$ 3,5 bilhões no início de 2019, estamos com as contas equilibradas e com um Estado economicamente recuperado, após 10 anos de descontrole. Trabalhamos muito para isso e é um resultado muito importante para o Governo que poderá, a partir de agora, fazer operações de crédito com garantia da União para investimentos públicos”, afirmou o governador Mauro Mendes.
O resultado foi obtido seguindo a metodologia que avalia três principais indicadores: endividamento, poupança corrente e liquidez. O primeiro indicador é calculado pela relação entre a dívida consolidada e a receita corrente líquida. O segundo é definido pela relação entre a despesa corrente e a receita corrente ajustada. Já o terceiro é calculado pela relação entre as obrigações financeiras e a disponibilidade de caixa bruta.
De acordo com Mauro Mendes, essa conquista só foi possível pelas medidas tomadas no início da gestão, que colocaram Mato Grosso no caminho certo do equilíbrio fiscal e financeiro.
“Reduzimos despesas e trabalhamos para melhorar a arrecadação do Estado. Muito desse trabalho já pode ser visto pela população com entregas de obras e ações em infraestrutura, saúde, educação, segurança pública, só para citar algumas áreas”, declarou o governador.
Entre as medidas adotadas desde janeiro de 2019, estão a reforma administrativa, que reduziu de 24 para 15 o número de secretarias; corte de gastos; renegociação de dívidas; combate à sonegação fiscal; revisão dos incentivos fiscais; reedição do Fethab (Fundo Estadual de Transporte e Habitação); revisão dos critérios de concessão da revisão da RGA (revisão geral anual); a nova Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) estadual.
“Mato Grosso voltou a honrar seus compromissos com os servidores, fornecedores, Poderes, municípios e, principalmente, com a população, que necessita de serviços públicos de qualidade. Tudo isso foi definitivo para que o Estado alcançasse a nota A do Tesouro Nacional”, concluiu Mauro Mendes.
Os investimentos já feitos contabilizam em mais de 2 mil quilômetros de rodovias asfaltadas, seis novos hospitais, 35 escolas novas, 5 mil pontes de concreto, entrega de armamentos e fardas novas às forças de segurança, maquinário para a agricultura familiar, com geração de emprego e renda.
RESULTADO DO TESOURO NACIONAL
O resultado foi obtido seguindo a metodologia que avalia três principais indicadores: endividamento, poupança corrente e liquidez. O primeiro indicador é calculado pela relação entre a dívida consolidada e a receita corrente líquida.
O segundo é definido pela relação entre a despesa corrente e a receita corrente ajustada. Já o terceiro é calculado pela relação entre as obrigações financeiras e a disponibilidade de caixa bruta.
Em todos os indicadores Mato Grosso foi avaliado com a nota A.
INVESTIMENTOS
Na prática, o governador afirmou que a classificação "A" amplia a capacidade de investimento do Estado. Ele citou, por exemplo, que o Estado pode contrair empréstimos para investimentos com condições mais favoráveis que as obtidas na classificação "C". "Taxas de juros, prazos melhores. Quem tem boa capacidade de pagamento, paga barato e melhor", pontuou.
Além disso, a nova classificação cria um ambiente de mercado melhor. "Estado com nota A é bem visto pelos investidores", sintetizou.
Sou concursado tenho direito pronto acab | 24/05/2021 21:09:45
Sempre aparece uns comissionados baba ovo do governo com mÃmimi se você não tem competência pra passar num concurso público tem que puxar saco pra arrumar um cargo comissionado né, só que pode ir dando jeito na vida arrumando outro trampo distribuindo currÃculos por aà porque nós servidores públicos da ativa pensionistas e aposentados não somos mazoquistas, votamos em qualquer um menos no lula ladrão e no Mauro mentes
Uilson | 24/05/2021 19:07:02
ESSE ANÚNCIO HISTÓRICO DO GOVERNADOR É PARA DESPISTAR AS INVESTIGAÇÕES DO SEU LIDER DE GOVERNO DA OPERAÇÃO ROTA FINAL
Olhodeboineles | 24/05/2021 18:06:28
O que melhorou no social, melhou a distribuição de renda, os indicadores sociais melhoraram nesses mais de 2 anos de governo, a resposta deve ser não, senão estariam divulgando nos quatro cantos do Estado, mas o foco é só arrecadar mais e ter melhores condições de contrair empréstimos no intuito de fazer mais obras, gera benefÃcios para os empreiteiros e agronegócio, com melhoria nas estradas, o dinheiro gasto nessa modalidade não gera renda para o povo e nen para o comércio, então temos concentração de rendas nas mãos de poucos.
Degas | 24/05/2021 17:05:57
Funcionalismo só olha para o próprio umbigo.Silval derreteu o estado,Taques tb foi péssimo e o MM está arrumado a casa.Mas como os anteriores davam aumento,palmas pra eles.O funcionalismo recebe em dia,fornecedores idem,a economia do estado vai bem,mas querem aumento.Por mim tercerizava tudo.
PR | 24/05/2021 17:05:55
Menos...menos e menos! equilibrio fiscal sim (1,3 bi auxilio de Gov Federal, pandemia + 1,6 bi, arrocho tributario sobre o comercio ,isso para bancar incentivos fiscais) qual o mérito do gov do MT, qual... para a população rigorosamente nada mudou. A função educação esta entre os piores da federação, idem função saúde e segurança publica. qual o indice que mede qualidade de vida do cidadão de Mato Grosso.Pasme Governador, no MT ainda existem indices alarmantes de mortalidade neo natal, Lepra ...etc... abandono escolar.....pra que serve o teu maquido equilÃbrio fiscaL......
Pexoto | 24/05/2021 17:05:48
Assim fica fácil mesmo. Impostos altÃssimos no lombo da população. Aà dá pra comprar jatinho.
Moacir Santos - VG | 24/05/2021 17:05:13
Só se vê a reclamação dos "coitadinhos" dos servidores por causa de RGA(mas todos com salários na conta e um monte em casa), deixem de olhar para os seus umbigos e vejam quanto o estado melhorou e quem não é da classe vai votar nele com certeza pelo bom trabalho que tem feito. Senão tiveram o beneficio é prq o estado estava quebrado, além de que não esperem que o Paletó (como é visto como salvador)vai ser diferente.
KID BENGALA | 24/05/2021 17:05:01
É DURO DE VER OS COMENTÃRIOS DE QUEM NÃO TEM O QUE FALAR, INVEJA OU APOIADORES DE LADRÕES E CORRUPTOS. MATO GROSSO A CALIFORNIA BRASILEIRA. GRAÇAS AS MEDIDAS ECONOMICAS ADOTADAS PELO MM. E ENGOLEM O CHORO MAIS QUATRO ANOS DE MM EM 2022. MATO GROSSO ESTà APOIANDO ELE.
Indignado | 24/05/2021 16:04:57
MT tem o pior governador do Brasil "qui sa "do mundo que não valoriza os servidores que os humilha e ridiculariza perante a sociedade,MM se elegeu com uma promessa de garantir os direitos dos servidores públicos do estado então sacrificados pelo governo Taques só que além de não cumprir com sua promessa ele faz pior,pois,retira os direitos e ainda zomba dos servidores ao contar vantagem que pagará em 3 anos do seu péssimo governo mÃseros 2% de recomposição salarial anual (RGA)que não é aumento de salário é recomposição de perdas inflacionárias e o pior é que ele faz tudo que faz com apoio da ALMT do TJMT do MPE e TCE que deveriam zelar pelos direitos de todos. #2022FORAMAUROMENTES
Oseias | 24/05/2021 16:04:52
Picareta de Goiás
JanaÃna Xavier | 24/05/2021 16:04:52
Quero ver agora os indicadores de saúde, educação, segurança pública, queimada, desmatamento...em que o tal ajuste fiscal melhorou a vida do cidadão mato- grossense?
Indignado | 24/05/2021 16:04:48
Kkkkkkk....Agora falta tirar a BIMETAL da recuperação judicial. E tem gente que acredita. Esta PIOR que o Wilson Santos na mentira.
Sou 100%Bozonaro meu voto é LULA | 24/05/2021 16:04:34
Vai tomar no c.... MAURO MENTE, e leva essas desgraças de servidores públicos que o idolatram para o quinto dos infernos. Nem o COVID quis esse cara, pqp,
Analista PolÃtico | 24/05/2021 16:04:34
Que conversa fiada, lamentável. Dória Pantaneiro, lamentável. A União abriu as pernas para MT.
Pantanal em chamas | 24/05/2021 16:04:25
Nas costas dos funcionários públicos,aposentados e pensionistas,até o Zé mané leva essa nota! Daremos nosso julgamento a Mauro mente garimpeiro nas próximas eleições,vamos manda lo para o lixo da polÃtica de MT,tipo Silval e Pedrinho malvadeza! Se Mauro mente fosse tão bom assim,não teria quebrado sua empresa,tem coisa aÃ!
Daigo | 24/05/2021 16:04:23
Então paga logo os 6,5% de RGA dos servidores que vc tá devendo, deixa de ser cafajeste e pague o que o Estado deve.
Galdencio | 24/05/2021 16:04:23
Com dinheiro do COVID é muito fácil
lekcpa | 24/05/2021 16:04:17
deixa eu ver se eu entendi.de 2018 pra 2020 que o estado estava cheio de empresas abertas e funcionando nao tinha dinheiro, só crise. ai vem a pandemia rebenta com meio mundo e o estado esta bombando de ganhar dinheiro.... o que eu perdi?
Pedro | 24/05/2021 16:04:09
Mauro administra nas costa de pobres e de trabalhador , isso não e administração , cadê taxação do agronegócio , cadê o combate do altos salário , cadê menos impostos , na anergia luz , ICMS , cadê pagamento do Rga do funcionários pulblicos maior parte ganha baixo , cadê o alinhamento com social ...Bolsonaro e ele pra mim são eletista .Será que o povo que nunca vai aposentar pode pagar privado aposenta com 1 salário mÃnimo ,isso e Eduardo cunha , na entrevista ,desde de 2018 só fizeram reforma em pobre , só não tiraram a alma porque não dá o resto levaram até cueca ..Carne , combustÃvel , impostos , previdência , lei trabalhista , presidente e governador tudo do mesmo saco eletista
Correa | 24/05/2021 16:04:00
me desculpe estávamos com um estado quebrado acabou a mamata dos pilantras vergonha nacional escândalos em cima de escândalos chegou a hora da justificação do nosso povo de mato grosso. Chego às vezes a me perguntar parece que uma parte é a favor do roubo. Mais ou menos assim roubou mais fez entenda acabou essa era.
Teka Almeida | 24/05/2021 15:03:53
É mta PUTARIA... Ele só ñ detalhou como fez para chegar a isso. Massacrando o povo com altos impostos e tirando os direitos dos funcionários ativos e inativos. Se o povo votar nele é MUITA FALTA DE VERGONHA.
JEFERSON SILVA DE MATOS | 24/05/2021 15:03:50
Foi pra isso todo o mistério da notÃcia bombástica? Deveria ser processado por isso.
Jota | 24/05/2021 15:03:47
Aproveita e paga o que deve ao funcionalismo público: a defasagem dos 21% do salário.
servidor | 24/05/2021 15:03:46
Pois é Governador a sua consciência nao dói em saber que o Estado conseguiu a nota máxima graças aos esforços dos servidores e o senhor só nós massacrou e humilhou? Governador, os servidores de Mato Grosso nunca foram tão massacrados e desvalorizados nem o seu antecessor que foi quem começou toda a campanha de perseguição aos servidores foi tão ruim para nós quanto ao senhor. A única esperança é saber que em 2023, teremos Emanuel Pinheiro como nosso Governador e ai sim com certeza absoluta voltaremos a ser valorizados e teremos os nossos direitos restabelecidos. Mauro Mendes Governador dos barões de Mato Grosso o povo a cada dia esta mais pobre em nosso Estado.
Ambrósio | 24/05/2021 15:03:41
PEGOU RIOS DE DINHEIRO DO GOVERNO FEDERAL, TIROU ATÉ A ÚLTIMA GOTA DE SANGUE DA POPULAÇÃO EM IMPOSTOS EM PLENA PANDEMIA. ESCRAVISOU O SERVIDOR PÚBLICO. NÃO TEM COMO NÃO TER TANTO DINHEIRO EM CAIXA.
carlos | 24/05/2021 15:03:27
tá fazendo cortesia com chapéu dos outros. dinheiro do funcionalismo resultado de calote nos servidores desde 2018. e ainda desconto de 14% no bolso do aposentado. não podemos deixar isso acontecer. querer dar uma mixaria de 2%. não podemos aceitar. tem que ser no minimo 6.19%
Cuiabano | 24/05/2021 15:03:25
Nós somos MATO GROSSO... pagamos nossos impostos o mérito também...e do povo que aqui vive seja ele pau rodado ou não
correa | 24/05/2021 15:03:14
Mauro exemplo de trabalho e transparência. Mauro para Presidente. Administrar é simples é só usar o dinheiro publico no lugar certo.
Caio | 24/05/2021 15:03:08
Parabéns ao secretario Rogerio Gallo!!!!!!!!!!
Informado | 24/05/2021 15:03:00
Ele apenas prorrogou a divida do Estado, aumentou impostos e caloteou os servidores públicos, agora esta querendo dá uma bem bom gestor e de moço. Acorda MT esse cidadão está querendo a reeleição mais se Deus quiser o povo vai derrotar esse elemento em 2022.
Prefeita estuda licitação para mais ônibus em VG
Quarta-Feira, 23.07.2025 12h43
Cattani defende Eduardo Bolsonaro e rebate Buzetti
Quarta-Feira, 23.07.2025 12h30
Deputado lembra de derrota em 2024 e defende unidade da base de Mauro em MT
Quarta-Feira, 23.07.2025 11h02
Veja quem são os servidores afastados por esquema de R$ 20 milhões em MT
Quarta-Feira, 23.07.2025 10h06
Alvo do Gaeco, ex-procurador paga R$ 200 mil e tem bens desbloqueados
Quarta-Feira, 23.07.2025 09h15