Quarta-Feira, 16 de Junho de 2021, 09h38
CORRIDA POR VACINAS
Mauro critica Anvisa por jogo duro com vacina russa: "dois pesos e duas medidas"
Ontem, Agência liberou uso da Sputinik V para vacinar apenas 1% da população do Estado
EMILY MAGALHÃES E WELINGTON SABINO
Da Redação
O governador Mauro Mendes (DEM), que desde o final de março deste ano, vem anunciando que comprou 1,2 milhão de doses da vacina russa Sputnik V, contra a Covid-19, criticou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por criar uma série de objeções e obstáculos na liberação do imunizante. Mendes está insatisfeito com a liberação de apenas 35 mil doses para Mato Grosso.
Isto equivale a 1% da população mato-grossense que é de 3,5 milhões de habitantes. “É lamentável que a Anvisa só liberou 1%, nós vamos prosseguir nessa compra, ela estabeleceu algumas condicionantes, os Estados já estão trabalhando para cumprir essas condicionantes”, disse o democrata na manhã desta quarta-feira (16), após aprovação da compra ter sido atrelada a diversas condicionantes a serem cumpridas pelos estados que se uniram em consórcios para comprar a vacina diretamente de um fundo russo, mediante a inércia do Governo Federal sobre o comando do presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.
Por outro lado, Mauro Mendes observou que a Anvisa prorrogou a validade da vacina da Janssen contra a Covid-19. A diretoria colegiada decidiu, por unanimidade, alterar o prazo de três para quatro meses e meio concedendo mais tempo ao Brasil para usar o imunizante de fabricação americana, da farmacêutica Johnson & Johnson, a primeira vacina de dose única aprovada pela Organização Mundial de Saúde (OMS)
“Eu vejo que a Anvisa está adotando dois pesos e duas medidas porque para a Janssen o prazo de validade que ia vencer agora no final do mês ela prorrogou e a Sputnik que está sendo usada em mais de 60 países há vários meses sem nenhum problema relatado ela criou um monte de condicionante. Mas não tem problema, não vamos polemizar, vamos trabalhar”, disparou Mauro Mendes.
Conforme o democrata, existe uma equipe técnica dos estados que está cuidando do assunto, fazendo reuniões com a Anvisa para cumprir todas as condicionantes impostas para a importação e utilização da vacina russa. “É muito importante nós conseguirmos comprar vacinas e colocar aqui à disposição da população de Mato Grosso. Vamos continuar prosseguindo nessa linha”, pontuou o gestor.
Em relação ao prazo de entrega, Mendes pontou que nesta terça-feira (15) o governador de São Paulo, João Doria comunicou ter feito uma entrega de 900 mil doses de vacinas ao Ministério da Saúde, que serão distribuídos aos Estados. “Provavelmente entre amanhã e sexta-feira isso deve estar aqui em Cuiabá e na mão dos municípios. Nós temos uma logística muito rápida. Chegando aqui no aeroporto, é função do Estado, a Ciopaer faz isso muito bem e a gente vai fazer chegar ainda essa semana na mão dos municípios”, comentou.
SEM ENFRENTAMENTO A BOLSONARO
Apesar de criticar a postura da Anvisa, que recebe ordens do presidente Jair Bolsonaro, o governador Mauro Mendes, evitou tecer críticas diretas ao presidente por causa da demora no envio de vacinas para Mato Grosso. “Eu prefiro ficar não comentando essas questões ligadas ao Governo Federal, a interface que temos que manter um bom relacionamento, mas as informações falam por si só e cada cidadão pode fazer seu juízo de valor”, desconversou Mendes.
Flávia | 16/06/2021 12:12:05
Esse Mauro Mentes virou cientista???
EDUARDO | 16/06/2021 11:11:58
Uma enfermeira morreu de covid mesmo tendo tomado as 2 doses desta vacina russa, fato ocorrido na argentina, e esses governadores querem vacinar nossa população com ela. É muita falta de compaixão pelo povo mesmo.
Anderson | 16/06/2021 11:11:46
Falta de conhecimento técnico do governador... E de quem escreveu a materia pior ainda... Muito militante essa materia... Parcialidade ja era faz horas na imprensa.
Analista PolÃtico | 16/06/2021 11:11:06
Por que não quis tomar a VACINA RUSSA, Governador? Lamentável!
Paula Ferreira | 16/06/2021 10:10:42
Não há dois pesos e duas medidas. São situações completamente diferentes. Que Mauro Mendes estude antes de fazer tal declaração.
Missionário | 16/06/2021 10:10:35
Mauro mente garimpeiro sabe q o Presidente da República vai apoiar o prefeito de Cuiabá para o governo do estado;já está desesperado! Uma dica ao nobre governador goiano;peça apoio dos funcionários públicos,pensionistas e aposentados,eles vão te dar uma força ou volta para GO
Kakaxunal | 16/06/2021 10:10:31
Votaria fácil no Emanuel Pinheiro... Mas, com o apoio do Bolsonaro, sou Mauro Mendes desde criacinha.
Joaquim Teixeira | 16/06/2021 10:10:09
Gostei da analise do Sérgio, citou a coronavac que no meu ponto d vista é o pior imunizante disponÃvel no mercado, só que como alguns ganharam muito dinheiro em cima dela vacinamos uma grande quantidades de pessoas (idosos) com essa vacina ruim. Agora não querem utilizar essa? Concordo nesse momento com o Governador, dois pesos e duas medidas, coloca alguém do centrão como representante comercial da Sputnik para você ver se ela não vai vacinar o Brasil inteiro. Uma outra observação faz uma fila de vacinação só de Sputnik por ordem de chegada, vai vacinar quem quiser, pronto e resolvido o papo.
SÉRGIO | 16/06/2021 10:10:04
Senhor Mauro Mendes, a ANVISA se preocupa com a saúde dos brasileiros. Eles não são irresponsáveis em liberar um imunizante que pouco se sabe. Lembrando que, tanto a Sputnik como a Coronavac, não são aceitas, tanto na Europa como nos Estados Unidos e Canada. Agora, queria ver esse governador, o Mauro Mendes e seus familiares tomarem esta vacina. Será que teriam coragem? ou a vacina é para os demais?
Márcio | 16/06/2021 09:09:52
Será que o Mauro Mente tomaria a vacina russa ou a chinesa? Creio que não, mas, pelo jeito, ele quer que os matogrossenses tome uma vacina com pouquÃssima credibilidade e eficácia, além, de muitos segredos envolvendo os testes realizados. Por essa razão, a ANVISA vetou num primeiro momento. Nem mesmo o Putin tomou essa Sputnik.
Sikera Júnior terror dos ptebas | 16/06/2021 09:09:09
Só com o dinheiro roubado do petrólão dava pra vacinar mais de 700 milhões de pessoas
Políticos de MT citam nomes elegíveis para substituir Bolsonaro em disputa
Sábado, 19.07.2025 08h09
Vizinho de Bolsonaro, empresário de MT vai a casa após PF: "vamos para fazenda"
Sexta-Feira, 18.07.2025 20h30
Empresário de MT quase morreu na prisão; foto expõe corpo esquelético
Sexta-Feira, 18.07.2025 20h10
Mauro elogia 2 governadores, mas alerta que "ser presidente é destino"
Sexta-Feira, 18.07.2025 18h49
Prefeita e vice de VG aconselham deputado se aposentar "de fralda e pijama"
Sexta-Feira, 18.07.2025 18h10