Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024, 11h07
MM aguarda liberação do Ibama para inicias obras no Portão do Inferno
BRENDA CLOSS
Da Redação
O governador Mauro Mendes (UB) aguarda o aval dos órgãos ambientais para iniciar as obras de rataludamento do Portão do Inferno na MT- 251, a Rodovia Emanuel Pinheiro, conhecida como 'Estrada para Chapada dos Guimarães (67 km de Cuiabá). A expectativa é de que o Ibama e o ICMBio analisem o projeto nesta sexta-feira (26).
A previsão é de que a liberação total da pista seja feita em 120 dias, mas ainda sem data definida, por ser necessária a autorização do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que administra o Parque Nacional de Chapada. Tal medida é mais rápida e eficaz do que soluções apresentadas anteriormente, como a duplicação da rodovia, que depende de autorização por parte da União.
"Estou aguardando o Governo Federal se pronunciar através do Ibama. Nós mostramos que a obra é emergencial, mostramos que o governo fez a parte dele, fez o estudo técnico, contratou consultores especializados, equipes técnicas multidisciplinares foram envolvidas. Entregamos o melhor projeto de engenharia que protege o meio ambiente, mas que resolve o problema. Fizemos a licitação e contratamos a obra. Basta ele dar licença. A obra começa cinco dias depois", declarou nesta quinta-feira (25) à imprensa.
Conforme o Governo do Estado, a solução encontrada irá proporcionar mais segurança quanto ao risco que blocos desprendidos cheguem à pista e colapso do viaduto, além de um ganho de potencial de exploração turística com a criação de mais espaços de contemplação. Além disso, o traçado sofre pouca alteração, como, por exemplo, a curva existente no local passa a ser suavizada, melhorando a segurança do trânsito.
No momento, o tráfego no local enfrenta restrições por conta de serviços emergenciais realizados pela Secretaria de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT). A empresa vencedora da licitação foi a Lotufo Engenharia e Construções LTDA, com um valor de R$ 29,5 milhões.
A obra servirá para estabilizar as encostas do Portão do Inferno e por meio de um processo de terraplanagem através do qual se alteram, por cortes ou aterros, os taludes da região.
Advogado denuncia ao TCE fraude em pregão de Consórcio em MT
Domingo, 03.08.2025 22h36
Justiça analisará "caso a caso" correção salarial para militares de MT
Domingo, 03.08.2025 22h35
Advogados admitem "empréstimo de token", mas negam participação em fraudes no TJ-MT
Domingo, 03.08.2025 20h14
Abílio comenta ausência de governador em ato pró-Bolsonaro em Cuiabá
Domingo, 03.08.2025 19h20
TCE investiga prefeito em MT por doar terreno para nora de vereador
Domingo, 03.08.2025 19h10