Sábado, 03 de Maio de 2014, 10h28
TIME ESCALADO
Oposição define chapa e exclui PR para evitar contaminação de Silval
Apesar de declarar que não apoia Taques, senador do PR teria indicado vice de pedetista
RAFAEL COSTA
Da Redação
Taques, Fávaro e Jayme encabeçam chapa oposicionista em Mato Grosso
A decisão do senador Blairo Maggi (PR) de anunciar publicamente que não é candidato ao governo do Estado nas eleições de outubro, levou o grupo político da oposição a intensificar as articulações para composição da chapa majoritária. Desde a quarta-feira, os partidos de oposição se reuniram diariamente para avaliar o quadro eleitoral e traçar os rumos para o pleito.
Na última reunião, que acabou na madrugada deste sábado, ficou definido que o senador Pedro Taques (PDT) será o cabeça de chapa, com o presidente da Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja), Carlos Fávaro, que é filiado ao PP, como candidato a vice.
A grande \"novidade\" da reunião foi a decisão pelo afastamento definitivo do PR dos partidos de oposição. Nas últimas semanas, lideranças dos grupos políticos que apoiam Taquem se mostram temerosos com a formação de uma aliança com o PR.
Isso porque os republicanos ocupam cargos estratégicos na gestão do governador Silval Barbosa (PMDB), o que contaminaria o discurso da oposição, de mudança nos rumos do Estado. \"O PR tem 12 anos de governo e traria todo o desgaste , principalmente da gestão Silval Barbosa\", disse uma fonte que participou da reunião.
Apesar do PR conversar publicamente com a oposição, a maioria dos partidos que compõem o arco de alianças de Pedro Taques rejeita a composição com os republicanos. Internamente, apenas o prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB) defendia que o partido do senador Blairo Maggi esteja no palanque oposicionista. Porém, na reunião que avançou a madrugada, o socialista foi demovido da ideia.
Por conta disso, o senador Jayme Campos (DEM) será candidato a reeleição pelo grupo, com a primeira suplência sendo ocupada pelo empresário Marcelo Maluf (PSDB), que atua no ramo de empreendimentos imobiliários, sendo um dos proprietários da construtora São Benedito.
O anúncio da chapa oposicioniosta deve ser oficializado nos próximos dias, numa coletiva a imprensa.
AVAL DE MAGGI
Conforme apurado nos bastidores, a indicação de Fávaro para vice de Pedro Taques teria o aval \"secreto\" do senador Blairo Maggi (PR). Embora o republicano tenha dito publicamente que está engajado na reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT) e não apoiará Taques, nos bastidores, busca manter proximidade com grupos políticos da oposição e situação já vislumbrando poder de influência na próxima gestão estadual.
Presidido em Mato Grosso pelo deputado estadual Ezequiel Fonseca, o PP tem manifestado descontentamento com os rumos da gestão estadual, principalmente após a legenda perder influência na Secretaria de Estado de Saúde (SES).
Ernesto | 03/05/2014 19:07:28
Bastam os inimigos de Julier para eleger pedro, Jaime, etc e etc
Melo | 03/05/2014 18:06:10
Melhor o Taques arriscar perder essa eleição com o DEM do que desmoralizar todo o seu discurso de oposição e seu futuro politico com o PR!
Fabiano Gomes | 03/05/2014 15:03:17
Agora sim, a oposição acertou, com esta chapa todos, os partidos que autenticamente estão na oposição ao desgoverno de SIILVAL, são comtemplados e lançam uma chapa bem representativa e merecedora de meu apoio e voto.Vamos a vitória com Pedro Taques, e Jaime Campos. Fora PR corrupto.
Cuiabá vê obra inacabada e rompe com empresa alvo da PC
Sexta-Feira, 09.05.2025 20h14
Chefe de gabinete de vereadora em Cuiabá é alvo da PC por desvios na Metamat
Sexta-Feira, 09.05.2025 19h01
Abilio alfineta servidores ligados a EP: "só recusar RGA e salário"
Sexta-Feira, 09.05.2025 19h01
Câmara convoca suplentes para assumir vaga de alvos da PC
Sexta-Feira, 09.05.2025 17h47
Câmara de Cuiabá faz programação especial para servidoras
Sexta-Feira, 09.05.2025 16h36