Política

Segunda-Feira, 02 de Fevereiro de 2015, 17h41

SEGURANÇA PÚBLICA

Polícia Civil "racha" e escrivães decidem entrar em greve em MT

Investigadores recuam de movimento ao menos neste momento

CARLOS DORILEO

Da Redação

 

Os escrivães da Polícia Judiciária Civil definiram que entrarão em greve ainda nesta semana. A decisão aconteceu em assembleia geral realizada na tarde desta segunda-feira.

A greve dos escrivães iniciará na próxima sexta-feira, dia 6. A categoria fará o comunicado nesta terça-feira ao Governo do Estado e só pode iniciar o movimento após 72 horas. 

Conforme a presidente do Sindicato dos Escrivães de Mato Grosso (Sindepoujuc), Genima Evangelista, a paralisação é motivada pela ausência de respostas do Governo ao pleito da categoria. Os escrivães cobram a a aplicação de uma lei aprovada na gestão de Silval Barbosa (PMDB) que trata da reestruturação da carreira.

Pela lei, está previsto o reajuste de 5% no início de 2015. Todavia, o pagamento não foi realizado já na folha salarial de janeiro.

A Polícia Civil de Mato Grosso conta com 600 escrivães na ativa. Na sexta-feira, será traçada uma estratégia para definir como ficará o funcionamento de 30% do efetivo exigido para que o movimento seja considerado legal.

RACHA 

Existia a expectativa de que os investigadores também também decidissem "cruzar os braços" nos próximos dias. Todavia, eles optaram por não definir uma data e buscar um acordo com o Governo do Estado.

A decisão divergente entre investigadores e escrivães é surpreendente no Estado. As categorias geralmente tomam as decisões em conjunto como forma de fortalecer o movimento.

 

 

Comentários (4)

  • Alexandre Bregunci |  04/02/2015 19:07:25

    Embora tenhanmos dado passos distintos, não significa racha entre as duas categorias... uma pena o site querer explorar racha entre as duas classes... Estatus em busca do cumprimento da mesma lei... objetivos iguais... onde está o racha ??? Precisam entender sim, que os sindicatos são juridicamente separados e isto é plenamente possível nesse caso.

  • Wana Abreu  |  04/02/2015 01:01:27

    A presidente do sindicato dos escrivães não aguenta pressão e vai arregar como é de seu costume. Faz uma moralzinha com os escrivães que não sei porque ainda acreditam nela, e depois começa se emocionar, se interna, passa mal, chora muito, pede afastamento por motivo de saúde, deixa alguém em seu lugar, e "pimba", convence a todos e encerra a greve que ao final, sempre infrutífera!!

  • Maria Silva |  03/02/2015 14:02:28

    cumpra a lei de reestruturação 540/2014 governador! atenda a classe de escrivães de policia de MT

  • Junior  |  03/02/2015 09:09:28

    O Sindicato de Investigadores tem um novo presidente que é um fanfarrão, pois se fosse o anterior as coisas seriam bem diferente, esse atual não consegue nem dialogar com o governo, é uma pena. Deixando os colegas Escrivães sozinhos nessa peleja, isso é uma covardia, pois o bônus é pra todos !

Confira também: Veja Todas