Política

Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2025, 19h10

CASO SANEMAT

Prefeito descobre dívida bilionária e faz desabafo: "terra arrasada"

Município perdeu disputa judicial de 25 anos e terá que pagar R$ 1,2 bilhão

Da Redação

 

A informação trazida à tona nesta semana pelo vereador Ibrahim Zaher sobre a existência de uma dívida do Município de Rondonópolis junto à antiga Sanemat (Companhia de Saneamento do Estado), que pode ultrapassar R$ 1,2 bilhão, tem gerado muita repercussão em diferentes segmentos locais. Procurado pela imprensa, o prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira (PL), se mostrou surpreso e indignado com mais uma dívida de valor expressivo herdada das gestões anteriores. 

As informações são de que a dívida judicializada vem da época em que a Prefeitura municipalizou o serviço de saneamento e água em Rondonópolis, por volta de 2000, sendo motivada a partir de uma disputa por indenização pelo serviço que o Município assumia naquele momento. A situação desencadeou num processo judicial que tramitou por quase 25 anos, estando atualmente na fase final, prestes a virar precatório. Inclusive, até hoje, a antiga Sanemat não pôde ser liquidada pelo Governo do Estado por conta desse processo contra Rondonópolis.

Conforme Cláudio Ferreira, essa dívida bilionária evidencia que Rondonópolis ficou entregue nos últimos anos a gestores irresponsáveis que negligenciaram as boas práticas administrativas e que colocaram as contas públicas e toda a população em uma situação delicada. Ele observou ainda que vários municípios aproveitaram a oportunidade e negociaram a dívida com a Sanemat, desvencilhando-se desse compromisso, ao contrário de Rondonópolis, que mais uma vez ficou para trás.

“Isso é uma terra arrasada. Estou muito decepcionado com a atuação do prefeito que me antecedeu. A melhor maneira de resolver um problema é enfrentá-lo. A procrastinação tem consequências nocivas e essa é uma delas”, afirmou o gestor. “Mesmo com todas essas dificuldades, com o passivo bilionário que herdamos, eu acredito na nossa cidade e que, por meio de uma gestão comprometida e eficiente, vamos mudar esse quadro e ajudar Rondonópolis a cumprir seus propósitos”, acrescentou.

A partir desse momento, Cláudio Ferreira informou que a equipe da Prefeitura vai averiguar melhor a real situação dessa dívida com a Sanemat. “A nossa equipe vai fazer uma avaliação criteriosa dessa situação envolvendo a Sanemat, inclusive não descarto a contratação de um escritório especializado para defender o Município e averiguar possível prevaricação”, repassou.

Comentários (8)

  • Ze |  28/02/2025 11:11:23

    Vai trabalhar oooo seu incompetente. Prefeitinho barrela. Só sabe reclamar. Ande pra frente rapaz. Parasita

  • Ademir |  28/02/2025 09:09:19

    Você Prefeito quer o que , pegou a prefeitura colocada pelos rondonopolitanos nas mãos de um petista Zé do Pátio, que se dizia comprando a mídia o melhor Prefeito de Rondonópolis, onde um Esquerdopata coloca a mão até a grama não nasce mais !!!!! São bandidos por natureza , está no DNA de um bom esquerdista ser bandido e sem caráter!!!! Tomara que Rondonópolis aprenda a votar daqui pra frente !!!! E negocie com o Governador isso , não tem como pagar de terrenos para o Governo fazer obras dele , entre em acordo , parceria .....

  • Pedro Bento |  28/02/2025 08:08:22

    Vai trabalhar preguiçoso. Vc foi eleito pra ser prefeito, e não para reclamar. Não dá conta pede para sair.

  • Rogério  |  28/02/2025 06:06:30

    O inocente !!! Casou com viúva, tem que assumir seus filhos também !!! Se não aguenta, só Renúnciar !!!

  • Arthur freitas |  28/02/2025 01:01:07

    Dois mês sem fazer nada só Blá-blá-blá as ruas virou crateras as praças virando matagal coder de greve santa casa greve. O povo já está com saudade do Zé

  • Sebastião Camilo  |  27/02/2025 22:10:11

    Será que todo prefeitos do PL( partido de pilantra) são assim se faz que não sabe das dívidas dos problemas, ou na verdade são incompetente mesmo igual o ex presidente, só sabem reclamar e fazer vidiozinhos, nisso são bons mais trabalhar que bom nada. Moçada vai trabalhar agora vcs são os prefeitos vai a luta.

  • Sociedade  |  27/02/2025 21:09:40

    Vai fazer Carnaval... já começou com o pé esquerdo... Prefeito decepção.

  • Edson Diniz  |  27/02/2025 20:08:02

    Eu não entendo esses novos gestores, primeiro inicia prometendo Corolla, antes tinham a solução para todos os problemas, por que quem estava fazendo gestão não sabia fazer, que era corrupto, que eram esquerdistas, que eram tudo de ruim. Agora pegaram o poder, e cade as revoluções,as transformações só foi discurso mentiroso, mediatrico e falácia de campanha. Os três prefeitos estão perdidinhos o de Cuiabá,o de várzea grande e do Rondonópolis. Pq viraram vidraça e o que sabem fazer é culpar os antecessores em vez de mostrar solução a população. Como dizia minha vó "Fala até papagaio fala, quero ver é fazer"

Confira também: Veja Todas