Quinta-Feira, 15 de Maio de 2025, 18h30
SANTA CASA
Reuniões tentam evitar desativação de hospital em Cuiabá
Deputado Dr. João vai comandar audiência para debater o assunto
Da Redação
O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Dr. João (MDB), intensificou, nesta semana, esforços para debater o futuro do Hospital Estadual Santa Casa de Misericórdia, em Cuiabá. Ele fez diversas reuniões com médicos e funcionários, visitou a unidade e convidou a sociedade para a audiência pública que acontece no dia 19 de maio.
A unidade, com mais de 200 anos de história, enfrenta a possibilidade de desativação com a iminente inauguração do Hospital Central de Cuiabá, conforme anunciado pelo Governo de Mato Grosso recentemente.
Dr. João, médico nefrologista com vasta experiência em saúde pública, tem se reunido com médicos, funcionários, representantes do do Conselho Regional de Medicina (CRM). e lideranças para ouvir as partes e buscar alternativas que mantenham a Santa Casa como referência no atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“A Santa Casa é um patrimônio histórico de Mato Grosso e presta serviços essenciais, como hemodiálise e oncologia, especialidades que não serão totalmente absorvidas pelo Hospital Central. Precisamos encontrar uma solução que preserve seu legado e garanta atendimento à população. Não podemos ver os pacientes sofrerem mais”, destacou o parlamentar depois de visitar a Santa Casa na terça-feira (13).
A Comissão de Saúde da ALMT, da qual Dr. João é integrante, aprovou no dia 29 de abril um Requerimento para realizar uma audiência pública no dia 19 de maio, às 10h, na Sala Deputada Sarita Baracat, para debater o futuro da Santa Casa.
"Estamos mobilizando deputados, governo, prefeitura e sociedade para evitar que Cuiabá perca esse importante equipamento de saúde”, afirmou Dr. João. A Santa Casa, administrada pelo estado desde 2019 após passar por uma crise financeira que levou ao seu fechamento temporário, é considerada a unidade de saúde mais antiga do Centro-Oeste, fundada entre 1815 e 1817.
“Nosso trabalho é ouvir todos os envolvidos e construir uma solução que respeite a história da Santa Casa e as necessidades da população”, concluiu Dr. João após uma das reuniões que teve com médicos que prestam serviço de oncologia na unidade de saúde.
Fernando | 15/05/2025 20:08:44
DESDE CRIANÇA A SANTA CASA EXISTIA,SEMPRE ATENDENDO A POLUÇÃO CUIABANAS,DESDE QDO ESSE GOVERNO ASSUMIU,VI QUE ALGUMA COISA IA ACONTECER, AGORA ESSE GOVERNO VAI ACABAR COM UM DO HOSPITAL QUE MAIS SERVIU O POVO CUIABANO, É LAMENTÃVEL ESSE TIPO DE GOVERNO QUE SÓ PENSA NA FAMÃLIA DELE
Nilson Ribeiro | 15/05/2025 19:07:26
UFA!!! ATÉ QUE ENFIM ALGUÉM COM BOM SENSO. MATO GROSSO DEVE SER O ÚNICO ESTADO DA FEDERAÇÃO QUE PARA MELHORAR O ATENDIMENTO MÉDICO À POPULAÇÃO, FECHA-SE HOSPITAL. VAI ENTENDE
Nilson Ribeiro | 15/05/2025 19:07:26
UFA!!! ATÉ QUE ENFIM ALGUÉM COM BOM SENSO. MATO GROSSO DEVE SER O ÚNICO ESTADO DA FEDERAÇÃO QUE PARA MELHORAR O ATENDIMENTO MÉDICO À POPULAÇÃO, FECHA-SE HOSPITAL. VAI ENTENDE
Frente discute programa para apoiar agentes comunitários
Quinta-Feira, 15.05.2025 21h25
AL instala frente de Tecnologia em MT
Quinta-Feira, 15.05.2025 21h23
Sete secretarias prestam contas na AL
Quinta-Feira, 15.05.2025 20h27
Secretarias de Planejamento de Cuiabá e VG iniciam cooperação
Quinta-Feira, 15.05.2025 18h53
Justiça marca audiência em processo que pode cassar prefeito
Quinta-Feira, 15.05.2025 18h20