Sexta-Feira, 22 de Agosto de 2014, 11h50
Riva propõe isentar ICMS de frutas para industrialização
Da Redação
O deputado estadual José Riva (PSD) apresentou um projeto de lei que isenta de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) a venda de frutas para industrialização dentro do Estado. O texto prevê também que as empresas que utilizarem as frutas como matéria-prima tenham acesso ao Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso (Prodeic).
Esses e outros temas serão discutidos no 23º Congresso Brasileiro de Fruticultura, que debaterá as oportunidades e os desafios da produção de frutas no país, a partir do próximo (24), em Cuiabá. O evento será aberto às 18h30, no Centro de Eventos do Pantanal, e segue até a sexta-feira (29).
O projeto de Riva propõe, ainda, a criação da política estadual de incentivo à fruticultura. O objetivo é incentivar a produção, industrialização, comercialização e consumo de frutas em Mato Grosso e, desse modo, contribuir para a geração de empregos e renda no campo, especialmente na agricultura familiar.
“Em um Estado onde o agronegócio é o carro-chefe da economia, é preciso diversificar a produção agrícola. Este projeto vai estimular a agroindústria e gerar renda, aumentando a oferta de emprego e beneficiando o pequeno produtor, o que irá contribuir para o desenvolvimento econômico e social de nosso Estado”, afirmou Riva, em sua justificativa.
Outras medidas previstas no texto são a ênfase na pesquisa para aumentar qualidade e produtividade da fruticultura, o estímulo à qualificação profissional, a padronização da classificação e certificação de qualidade dos produtos e embalagens, a assistência técnica aos fruticultores, e estímulo à criação de linhas de crédito para os produtores. A proposta seguiu para análise das comissões da Assembleia.
Mauro e Buzetti apontam "conversa fiada" de deputado
Domingo, 20.07.2025 17h54
Mauro vê Tarcísio é "preparado" para disputa em 2026
Domingo, 20.07.2025 15h02
Grupo que desviou R$ 252 mil da AL é condenado a devolver dinheiro
Domingo, 20.07.2025 10h52
Apoio de "base governista e barões" não atrapalhará Janaína, diz aliado
Domingo, 20.07.2025 10h43
Projeto de bolsonarista é perseguidor e inconstitucional, afirma advogada
Domingo, 20.07.2025 10h21