Política

Terça-Feira, 15 de Julho de 2025, 13h49

EFEITO TRUMP

Senador de MT critica omissão de Lula

Da Redação

 

Durante participação em audiência pública da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado, nesta terça-feira (15), o senador Wellington Fagundes (PL-MT) fez críticas à falta de reação do governo brasileiro diante das tarifas impostas pelos Estados Unidos e sugeriu a criação de uma missão oficial aos EUA, com representantes do Congresso e do setor produtivo, principalmente para defender os interesses do agronegócio nacional.

“Como explicar que o governo Lula, com toda sua retórica de uma diplomacia altiva e ativa, não tenha conseguido antecipar ou neutralizar uma medida tão previsível, que já vinha sendo sinalizada desde o governo Trump?”, questionou Fagundes.

O senador apontou que os setores mais afetados serão justamente os que sustentam a economia brasileira, como o agronegócio e a indústria de transformação, e cobrou mais responsabilidade do Executivo na condução da política externa.

“Já passou da hora de o presidente Lula parar com essas picuinhas ideológicas. O Brasil precisa de pragmatismo. O Congresso está pronto para ajudar, mas o governo precisa agir.”

Wellington propôs a criação de uma missão oficial aos Estados Unidos, com a presença de parlamentares e representantes do setor produtivo. Ele defendeu que a delegação tenha integrantes de estados estratégicos, como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, e sugeriu nomes como o presidente da Aprosoja, Lucas Beber, para representar o agro nacional.

“Somos o maior produtor de soja do mundo. Mato Grosso já passou a Argentina e, mesmo assim, estamos pagando a conta de uma diplomacia descolada da realidade.”

Fagundes também citou o exemplo da pandemia, quando o então presidente Jair Bolsonaro viajou à Rússia, mesmo com divergências ideológicas, para garantir o fornecimento de fertilizantes e proteger a produção agropecuária brasileira.

“Se o campo para, a indústria para. E o comércio também. O Brasil não pode se dar ao luxo de cruzar os braços enquanto nossos produtores e toda a sociedade brasileira pagam a conta da inação diplomática”, concluiu.

Comentários (7)

  • jocadomas |  15/07/2025 16:04:51

    quem é esse rei da lipo, fez implante de cabelo, cirurgia facial e continua, alem de pessimo politico chupador do saco do bozo, muito horrivel, sai jacaré

  • Lud  |  15/07/2025 15:03:35

    Senador chuchu, quem fez a merda foi a família miliciana que ele adora.

  • Aldo |  15/07/2025 15:03:34

    Mais uma tentativa de desinformar a população, a taxação dos EUA não tem nada a ver com economia dos dois países e sim uma interferência do governo americano no judiciário brasileiro, o que não vai acontecer. Chega de defender bandido, o causadores de tudo isso todos nós sabemos quem é, o filho do Bolsonaro é o próprio INELEGÃVEL.

  • FRANCISCO |  15/07/2025 15:03:16

    Certo está a familia Bolsonaro e quem apoia eles, jogando contra uma nação. Welligton, vc vai levar uma taca para governo, isso é, se vc não arregar, o que é normal dos bolsonarista. Uma história como a sua na politica, ter que virar lambe botas da familia Bolsonaro. Triste fim, desfrute do seus últimos 4 anos de mandato.

  • nelso |  15/07/2025 14:02:50

    Como todo bolsonarista maluco não trabalha e vive só com fake.

  • João Cuiabano  |  15/07/2025 14:02:50

    O velho parlamentar só esqueceu de informar que o tarifaço de Trump busca intervenção nos poderes brasileiros visando beneficiar a família do ex-presidente Bolsonaro e foi articulado pelo filho traidor da pátria!

  • José  |  15/07/2025 14:02:31

    É impressionante como os bolsonaristas estão tentando mudar a situação, bateu o desespero. Querendo culpar Lula pelo estrago que o bozo, o bananinha e o laranjão maquiavélico estão causando ao Brasil. O laranjão está fazendo uma chantagem explícita para tentar livrar o covarde do bozo da cadeia e esse bolsonarista querendo culpar Lula. O povo cansou das mentiras do bozo e sua gangue. Não votem em políticos do Centrão e da direita, eles são inimigos do povo. O Brasil é Soberano.

Confira também: Veja Todas