Terça-Feira, 20 de Maio de 2014, 16h02
ARARATH 5
STF manda prender suspeitos para evitar interferência nas investigações
Riva e Éder devem ser encaminhados para Brasília ainda nesta terça-feira, onde cumprirão custódia
RAFAEL COSTA
Da Redação
Jato da PF está no aeroporto de VG para levar presos na Operação Ararath ao DF
O desembargador aposentado Paulo Inácio Dias Lessa, que atua na defesa do ex-secretário de Fazenda, Casa Civil e da Copa do Mundo, Éder Moraes Dias, confirmou que seu cliente está preso na superintendência da Polícia Federal e deve ser transferido para Brasília ainda hoje. Éder foi detido em decorrência da quinta etapa da Operação Ararath, que investiga crime de lavagem de dinheiro em Mato Grosso. “Não houve interrogatório. Talvez ele preste depoimento em Brasília”, disse Paulo Lessa.
O desembargador aposentado contou que conversou com Éder Moraes, mas apenas “para acalmá-lo”. De acordo com decisão judicial, o ex-secretário teve a prisão preventiva decretada para previnir interferências nas investigações, garantindo a ordem pública e a instrução penal.
Paulo Lessa declarou que ainda está tomando conhecimento dos motivos que basearam o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Dias Tófolli, a decretar a prisão de Éder Moraes e outras pessoas envolvidas na Operação. “Vou analisar todos os documentos e aí ver qual a medida que tomaremos”, afirmou o advogado que também deve viajar a capital federal para acompanhar o caso.
De acordo com a decisão judicial, a prisão do deputado José Riva (PSD) foi necessária para manter a ordem pública e preservar as investigações. \"Determino, ainda, que o Departaemnto de Polícia Federal providencie a sua transferência imediata para esta unidade da federação (Brasília) a fim de que seja custodiado em uma das unidads prisionais adequadas à medida, devendo os seus familiares serem comunicados a esse respeito do nato da execução do mandado\", diz trecho da decisão.
OPERAÇÃO ARARATH
Deflagrada na manhã desta terça-feira, a quinta fase da Operação Ararath cumpre dezenas de mandados e busca e apreensão, condução coercitiva e ainda de prisões. Entre os detidos estão o próprio Éder Moraes e o deputado estadual José Riva (PSD). Eles estão na sede da Polícia Federal em Cuiabá e serão transferidos ainda nesta terça-feira para Brasília.
Desde as primeiras horas da manhã de hoje, agentes da Polícia Federal ainda cumprem mandados de busca e apreensão na Assembleia Legislativa, Palácio Paiaguás, prefeitura de Cuiabá e até na casa do governador Silval Barbosa (PMDB).
A Operação foi deflagrada baseada em duas decisões. Uma é do STF (Supremo Tribunal Federal), do ministro Dias Tóffili, e outra o juiz federal da 5ª Vara de Cuiabá, Jeferson Schneider.
VEJA MAIS
PF invade 20 empresas e mansões; veja lista exclusiva
Após ter apartamento invadido, governador de MT é levado à PF
Delação de Mendonça e documentos de Éder embasaram operação
PF também invade casa e gabinete do prefeito de Cuiabá
PF invade casa do governador de Mato Grosso; 2 estão detidos
PF deflagra quinta fase da Operação Ararath até com prisões
Magistrados seguram decisões e novas fases serão realizadas em MT
OAB suspende inscrição de Julier como advogado
Após denunciar esquema, colunista disputará Assembleia
Julier e Taques fazem reunião secreta e fecham acordo de respeito
Empresário investigado na Ararath comprou 8 apartamentos em 2012
Empresário tenta impedir comentários de colunista social
Nota fiscal mostra negócio de Ferrari de empresário com ex-secretário
Investigado contrata ex-procurador e tenta recuperar documentos levados pela PF
Grampo da PF mostra empresário \"negando\" que assumirá Sefaz de MT
Em nota, Taques reage contra jornal que o compara a Demóstenes
Justiça nega devolução de cheques apreendidos de ex-secretário de MT
\"Muvuca\" cobrará explicação de Taques sobre relação com investigado na Ararath
Justiça vê lentidão na PF e dá prazo para análise de documentos
Postos de combustíveis bancaram 30% da campanha de Taques em 2010
Justiça Federal nega devolução de bens apreendidos a Eder Moraes
Ex-secretário que ameaça Maggi e Silval tentou enganar até a PF
Juiz cita organização criminosa para \"lavar\" dinheiro público em MT
PAULO SERGIO | 20/05/2014 20:08:28
AGORA QUE RIVA ESTA GUARDADO, BEM SEGURO, DEVERIAM FAZER UMA INVESTIGAÇÃO SERIA NOS SEUS MAIS DE 100 PROCESSOS NO TJ-MT, POIS, COM CERTEZA, DEVE HAVER MUITA COISA ERRADA NESSES PROCESSOS. RIVA NÃO FOI CONDENADO EM NENHUM. Ô HOME DE SORTE!!!!
emidio de souza lÃder comunitario | 20/05/2014 16:04:26
eu Emidio de souza não acredito que José Geraldo Riva vai permanecer preso pela PolÃcia Federal, mas que novos lideranças politica vai assumir o mandato na assembleia Legislativa de MT, os Grupos que vivia nas custa do Deputado Jose Riva e de Éder Moraes (PSD), Blairo Maggi (PR),e da empresa Dymak, pode esquecer do apoio do Jose Riva, toda população de MT, já sabia que mas cedo o mas tarde a casa caia, mas do Governador Silval Barbosa (PMDB eu Emidio de souza não acredito que José Geraldo Riva vai permanecer preso pela PolÃcia Federal, mas que novos lideranças politica vai assumir o mandato na assembleia Legislativa de MT, os Grupos que vivia nas custa do Deputado Jose Riva e de Éder Moraes (PSD), Blairo Maggi (PR),e da empresa Dymak, pode esquecer, toda população de MT, já sabia que mas cedo o mas tarde a casa caia, mas do Governador Silval Barbosa (PMDB),prefeito de Cuiabá Mauro Mendes (PSB), não da para acreditar os dois e pobrezinho o que eles Ganharom, foi com muito suor, desde o Garimpo de serra pelada no Para.os seguimento organizado de MT, Precisa ter oportunidade eu venho lutando desde 19990. para ser deputado estadual de MT,mais quem disse que os Quilombola que saiu da Senzala,expulsos de suas terras do Morro do Cambam bi tem vez,sempre fomos impedido de realizar o nosso sonho de ser deputado estadual e cuidar do povo humildes,que um dia foi expulso de suas terras e não foi dado nem uma oportunidade,prefeito de Cuiabá.Mauro Mendes (PSB), não da para eu acreditar os dois e pobrezinho o que eles Ganharom, foi com muito suor, desde o Garimpo de serra pelada no Para.os seguimento organizado de MT, Precisa ter oportunidade eu Emidio de Souza venho lutando desde 19990. para ser deputado estadual de MT,mais quem disse que os Quilombola que saiu da Senzala,expulsos de suas terras do Morro do Cambam bi tem vez,sempre fomos impedido de realizar o nosso sonho de ser deputado estadual e cuidar do povo humildes,que um dia foi expulso de suas terras e não foi dado nem uma oportunidade.
Tião diz que AL é sonho antigo e crê em votos de MT inteiro
Sábado, 05.07.2025 17h47
Governo estuda implantar nova rota viária para Chapada
Sábado, 05.07.2025 16h05
Sebrae desmente prefeito sobre evento e cidade deve ter nova eleição em MT
Sábado, 05.07.2025 15h00
Vice quer educação de MT entre as 5 melhores do país
Sábado, 05.07.2025 14h56
Deputado quer regularizar garimpos em MT
Sábado, 05.07.2025 14h47