Quinta-Feira, 10 de Maio de 2018, 10h57
DESABAFO
Taques vê tentativa de "jogar família no lixo" e diz não temer ser julgado em MT
Dois primos de Pedro Taques foram presos na última quarta-feira na 2ª fase da "Operação Bereré"
Da Redação
O governador Pedro Taques (PSDB) disse na manhã desta quinta-feira (10) que não irá permitir que “joguem o nome da família no lixo”. O chefe do Executivo se refere aos dois primos que foram presos na última quarta-feira (9) durante a deflagração da operação “Bônus”, 2ª fase da “Bereré”, que apura desvios de R$ 30 milhões no Detran de Mato Grosso.
Os advogados Pedro Jorge Zamar Taques, e seu irmão, que também é ex-secretário da Casa Civil, Paulo Cesar Zamar Taques, são acusados de fazer parte do esquema. Taques tentou se desvencilhar das acusações que recaem sobre os membros de sua família dizendo que não pode ser “responsável” por todos os atos de servidores e questiona se as fraudes.
Segundo as investigações da Delegacia Especializada em Crimes Fazendários e Contra a Administração Pública (Defaz), o esquema começou em 2009 e se manteve até a atual administração. “Estão querendo jogar o nome da minha família no lixo, e isso não vou permitir. Os adversários, aventureiros, aqueles que querem voltar ao passado, esses não preciso convencer. Me cabe falar ao cidadão. O nosso governo tem procurado fazer tudo o que é correto. Agora, eu não posso ser responsável por todos os atos de todos os servidores. Aliás, não sei nem se houve ato na nossa administração”, disse o governador durante entrega de cartões do programa Pró Família a pessoas carentes.
O chefe do Executivo de Mato Grosso disse ainda que, apesar das acusações, devem ser garantidos aos suspeitos a garantia à ampla defesa no processo. “Este fato precisa ser investigado, mas eu não costumo e não vou julgar as pessoas antes de conhecer o processo. Não conheço o processo, não li o processo. As pessoas precisam ter direito ao contraditório e à ampla defesa e, aí, o Judiciário vai decidir”, disse Pedro Taques.
Em relação a Paulo Taques, que já ocupou o primeiro escalão de sua gestão como Chefe da Casa Civil e foi exonerado em maio de 2017 após o escândalo das interceptações telefônicas ilegais promovidas pela Polícia Militar (PM), onde ele também é suspeito de mandar grampear uma amante, o governador disse que não conversa com o primo “há quase um ano”. “Eu não converso com Paulo Taques. Não há nenhuma influência dele no Governo, tanto que todas as áreas [da Casa Civil] já foram preenchidas. Mas precisa provar qual ato foi esse. Qual ato o nosso Governo praticou de errado, de ilícito, de imoral, para que seja responsabilizado. Objetivamente é isso”, disse ele.
Pedro Taques disse ainda que não tem medo de julgamento e que supostas mentiras compartilhadas em grupos de WhatsApp se propagam manchando a honra de políticos que, segundo ele, exercem a profissão mais perigosa que existe no Brasil. “Isso quem vai avaliar é o cidadão no momento correto. Eu não tenho medo de julgamento. Não tenho medo de investigação. De absolutamente nada disso. Mas é fato que hoje, no que se denomina pós-verdade, um grupo de WhatsApp que joga uma mentira se propala. Infelizmente, hoje ser político é a profissão mais perigosa que existe no Brasil”, avaliou o governador.
Em recado a seus adversários, o tucano avisou que não irá permitir que “aqueles que roubaram Mato Grosso possam enxovalhar” sua família, a quem ele disse que chegou em Mato Grosso no século XVIII. “Vou querer saber qual ato foi praticado na nossa administração que trouxe prejuízo ao cidadão. Porque nós praticamos todos os atos necessários. Fomos ao MPE, todos os secretários foram lá. Se foi praticado algum ato errado, as pessoas têm que ser responsabilizadas. Ninguém está acima da lei. Minha família está aqui desde 1720. Não vou permitir que aqueles que roubaram Mato Grosso possam enxovalhar, menoscabar, minha família”.
OPERAÇÃO BÔNUS
Segundo as investigações da Defaz, o deputado estadual afastado Mauro Savi (PSB) era o líder de um esquema que envolveu empresários e políticos notórios no Estado. O inquérito policial narra desvios promovidos por uma empresa (EIG Mercados) que prestava serviços ao Detran no registro de financiamento de veículos em alienação fiduciária, além de uma outra organização (Santos Treinamento) que lavava o dinheiro desviado.
O inquérito aponta que a EIG Mercados – que no início dos desvios, em 2009, chamava-se FDL Serviços -, repassava em torno de R$ 500 mil por mês de verbas obtidas pelo serviço que presta ao Detran de Mato Grosso por meio da Santos Treinamento. A empresa era uma espécie de “sócia oculta” nos trabalhos realizados ao departamento estadual.
O dinheiro chegava a políticos notórios do Estado - como o ex-governador Silval Barbosa, o deputado estadual Mauro Savi, além do ex-deputado federal Pedro Henry -, por meio de depósitos bancários e pagamentos em cheques promovidos pelos sócios da Santos Treinamento, como Claudemir Pereira, também conhecido como “Grilo”.
Além de Mauro Savi e Paulo Taques, também foram presos na última quarta-feira os sócios da Santos Treinamento, Claudemir Pereira dos Santos e Roque Anildo Reinheimer, o ex-CEO da EIG Mercados, Valter José Kobori, e o irmão de Taques, e advogado, Pedro Jorge Zamar Taques.
O Gaeco deve colher os depoimentos nesta quinta-feira de Mauro Savi, do ex-Chefe da Casa Civil, Paulo Taques, e os empresários Claudemir Pereira dos Santos e José Kobori. O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL-MT), Eduardo Botelho (DEM), não foi alvo da operação “Bônus”, mas deve ser ouvido pelo órgão na próxima sexta-feira (11) em razão de também já ter sido sócio da Santos Treinamento entre setembro de 2010 e abril de 2013.
marcão | 10/05/2018 17:05:53
Primeiro foi operação Rêmora, depois Bereré, agora Bônus.. pelo visto a próxima operação será " Bobó chera-chera "..
Ruan SINOP | 10/05/2018 17:05:18
Esse governadorzinho e um FANFARRÃO mesmo. Tentando não Sr governador, o MPE ja está provando o desserviço que os citados da famÃlia TAQUES tem causado a MT. PEDRO TAQUES arrogante, incompetente e mentiroso, e os primos acusados pelo MPE de extorquirem a quadrilha que roubava do DETRAN, antes mesmo de tomar posse na casa covil, lesando milhares de mato-grossenses. Fora TAQUES.
Ana Maria | 10/05/2018 16:04:41
é O LULA DO MT.. NÃO VIU NADA, NÃO SABE DE NADA.. QUERO VER QUANDO OS PARENTES DELATAREM ELE, AI VAI FALAR Q NEM PRIMOS SÃO.....
Hugo | 10/05/2018 16:04:22
Gilmar, permita-te fazer uma correção no seu comentário: "Enquanto o povo brasileiro só colocar camiseta amerela para esnobar nas praças, essa corja de politicos fazem a festa com nosso dinheiro". Ao invés de colocar "o povo brasileiro", ficaria melhor colocar "os MANIFESTOCHES". Os Manifestoches dividem-se em 2 grupos. Os Teleguiados e os Hipócritas. Enquando os Teleguiados são os robozinhos que marcham para onde mandam os grandes grupos de comunicação do PaÃs, os Hipócritas batem palma. E assim caminham os Manifestoches, votaram no Aécio, cultuaram o Eduardo Cunha, votaram no Pedro Taques, estão sempre a procura de salvadores da pátria e agora vejo muitos deles caindo na mesma armadilha, arrotam Bolsonaro. Coitados!!! Como disse o mestre dos mestres: "Pai, pedoa-lhes, porque não sabem o fazem"
Ômega | 10/05/2018 16:04:10
Formados em Criminologia...
Indignado | 10/05/2018 16:04:07
Pedro o Lula pantaneiro e Paulo o Palocci pantaneiro, entenderam ou preciso desenhar?
Pietro Taxi | 10/05/2018 16:04:00
Por esses comentários que só leio o FOLHAMAX. MidiaNews são todos frouxos que vetam os todos os comentários.
Vidente | 10/05/2018 15:03:02
Sabe o que acontece para quem não para de olhar o retrovisor. Bate de frente com o poste. Vc está provando o doce sabor do veneno lançado por vc mesmo contra seus adversários. Pena que a CGE até agora não vê nada nesse governo, só no do Silval. Kkkk
Gilmar | 10/05/2018 14:02:58
Enquanto o povo brasileiro só colocar camiseta amarela para esnobar nas praças, essa corja de polÃticos fazem a festa com nosso dinheiro.
Regina | 10/05/2018 14:02:28
A culpa é do Silval!!!!! ...... heheheheheeh
Othon Fialho Blessmann | 10/05/2018 14:02:27
Tudo de iicito que os integrantes do governo Silval realizaram,tornou-se responsabilidade do ex governador,até já condenado por tais fatos.No governo atual,uma contradição:o governador,sabia e nada fez,ou não sabia e então não tem controle do governo.Certamente o ilustre ex procurador da republica nao ignora a teoria do domÃnio do fato,fundamento da condenação de muitos mensaleilros.Quanto a jogar o nome na lama,quem o joga não é quem noticia,mas quem pratica o ato ilicito.
Jarina | 10/05/2018 14:02:16
Oba! Está chegando o dia de comprar uns rojões lá na Carmindo de Campos kkkkkk
anselmo | 10/05/2018 13:01:52
Senhor Governador, o "bereré" de sua reeleição foi para o lixo e o desespero bateu.... Semanas atras o "japones" esteve aqui desfilando de helicoptero, com várias malas enormes e sua campanha extemporanea reagiu. Agora fecharam o "japa" e ele vai delatar....
Ex- Eleitora de Taques | 10/05/2018 13:01:49
Governador quem esta jogar o nome da sua famÃlia no lixo! E os Proprios Familiaries. Ou o Sr Governador acha que MPE e Gaeco estao Enganados, Errados??? Pedro Taque e persoficacao do Politico Atual, Fala contra a Corrupcao dos Outros, mas quando aparace " indicios " "provas" de Corrupcao no seu Governo, muda o Dircurso. " Nao vamos Julgar ninguem antecipadamente, temos que investigar." Quantas vezes ja ouvi que Governador anterior Silval Barbosa era Corrupto, eu sou a Transformacao de Mato Grosso. kkkkkkkkkk Concordo com o colega quando diz, "O senhor disse que os seus adversários querem voltar ao passado eu te pergunto que passado se o que estamos vivendo é igual ou pior do que o passado...Governador Pedro Taques sinto vergonha te ajudado a te eleger e te peço que tenha vergonha e não se candidate a releição... Taques a vergonha de Mato Grosso...."
Benhur | 10/05/2018 13:01:35
Pedro Taques é o LULA de Mato Grosso não viu nada, não sabe de nada e é o o homem mais honesto de TODOS, suas horas no Governo de Mt está contada !
Joana Teixeira | 10/05/2018 13:01:34
PEDRO TAQUES: "HOJE SER POLÃTICO É A PROFISSÃO MAIS PERIGOSA QUE EXISTE NO BRASIL" KKKKKKK..... ESSA É PÉROLA... KKKKK.... MEU DEUS NUNCA VI TANTO CINISMO... DEVIA VEICULAR EM REDE NACIONAL. ESQUEÇA POLICIAIS, AGENTES PRISIONAIS, PROFESSORES (QUE TANTO SOFREM)... PERIGOSO MESMO É SER POLÃTICO....KKKKK... ENTROU PARA A HISTÓRIA BRASILEIRA... KKKKK
Ex Eleitor decepcionado | 10/05/2018 13:01:33
A indignação de um inocente é diferente senhor Governador, depois dessa passo a admitir que lamentavelmente o senhor se revelou um ser desprezÃvel e simplesmente nojento. "ESTADO DE PUTREFAÇÃO"
Alessandro | 10/05/2018 13:01:32
Engraçada essa fala contraditória do nanico. Antes ele dizia que não batia boca com presidiário. Agora, ele acha que o presidiário tem que ter direito a ampla defesa e não julga ninguém. Será que é porque o presidiário tem o mesmo sobrenome????
Manuel Pereira | 10/05/2018 13:01:22
MagnÃfica essa frase do Governador Taques: “Infelizmente, hoje ser polÃtico é a profissão mais perigosa que existe no Brasil”. Quase parafraseou Lula, que disse “polÃtico ladrão é mais honesto do que concursado”. Com a palavra os demais profissionais que não são polÃticos e não correm os mesmos “perigos” que essa "sofrida" classe. Coitados dos polÃticos brasileiros, são perseguidos pela polÃcia, pela imprensa, pela justiça, pelo ministério público, que querem jogar o nome de suas famÃlias no lixo (vide Lula e a viúva, Cabral e esposa, Pedro Taques e Paulo Taques etc.). Quanta decepção. Aqui jaz um ex-eleitor que acreditou, ingenuamente, que o ciclo do governo anterior (Silval) se quebraria. Mas veio Grampolândia, crimes na SEDUC, crimes no DETRAN, delação (Alan Malouf) apontando caixa dois, prestação de contas aprovada em menos de dez minutos na AL/MT, vários do primeiro escalão preso etcÂ… Aqui jaz um eleitor absolutamente decepcionado pelas frases de efeito, vazias, genéricas, sem lastro, sem credibilidade. A mim, não engana mais.
cuiabano | 10/05/2018 13:01:20
eu injusto jogar no lixo. tem muitos lixos recicláveis. o nome da sua familia deve ser jogado e no VASO. na FOSSA. na PRIVADA. familia de cretinos ladrões. vagabundos. pilantras. vamos aos nomes: PEDRO TAQUES PAULO TAQUES JORGE TAQUES JOAO JOSE TAQUES, pai dos dois ultimos, ladroes. RODRIGO COSTA sobrinho dos ultimos dois ladrões e neto do JOÃO JOSÉ fiscal aposentado da SEFAZ e filho da MÉRCIA linguaruda aposentada da sefaz tamben. tudo bosta das piores carniças.
José Carlos | 10/05/2018 13:01:11
O SR ESTà EXPERIMENTANDO DO SEU PRÓPRIO VENENO... NA HORA QUE DEIXAREM O ALAN MALUF FALAR.... SAI DE BAIXO......
ronaldo | 10/05/2018 13:01:00
Paulo Taques advogado preso junto com seu cliente Mauro Savi kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk e agora jacaré????
sou viajante | 10/05/2018 13:01:00
esse pigmeu Taques ainda vem com conversa fiada que está em primeiro nas pesquisas. Sou representante de uma multinacional e praticamente já fiz viagem em todos os municÃpios desse estado de Mato Grosso, e colhi informações e não é essa a verdadeira resposta desse governadorzinho, de cada 10 pessoas que conversei sete são contra ele. Até nunca mais seu mentiroso.....
Justiça | 10/05/2018 12:12:43
O nome de sua familia nao pode ir para o lixo, mas o nome de outras familias voce fez questao de colocar nesse lugar. Chegou a sua vez. Simples assim.
arts | 10/05/2018 12:12:34
Quando escuta alguem gritar ARCANJO!! Branca d e neve ate tchóra!!!
cesar | 10/05/2018 12:12:32
A CULPA É DA GAECO!!!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Ex-eleitor do Taques | 10/05/2018 12:12:24
GOVERNADOR LADRÃO SÓ EXISTE NA FAMÃLIA DO OUTRO!!!! O SENHOR DEVERIA TER VERGONHA DE QUERER ATRIBUIR AOS SEUS ADVERSÃRIOS A SAFADEZA DOS SEUS PRIMOS..A POPULAÇÃO ESTA EXTRAMENTE ENVERGONHADA E ESPERA QUE O SENHOR TENHA VERGONHA NA CARA E DESISTA DE FALAR EM RELEIÇÃO PORQUE NINGUÉM QUER A CONTINUIDADE DE TANTA LADROAGEM NESTE ESTADO NADA MUDOU DA GESTÃO DO SILVAL PARA A SUA....ALIÃS, ACHO QUE PIOROU...OUTUBRO VAMOS LIMPAR O ESTADO DESTES TAQUES....
Jonatas | 10/05/2018 12:12:24
Sempre foram uns lixos. E o pior não reciclável.
Ogel | 10/05/2018 12:12:13
Com DILMA não houve essa compreensão de ler o processo por parte do governador! Muito engraçado Isso!
Marcio souza | 10/05/2018 12:12:08
Quer dizer que a turma do silval e ladrao a sua turma é tudo inocente kkkk
Bocoio | 10/05/2018 12:12:08
Nojo desse governo mentiroso e ladrão, esse nanico se juga acima da lei, presta atenção Pedro Taques vc ja provou seu verdadeiro carater.
JORGE LUIZ | 10/05/2018 12:12:07
QUEM ESTà JOGANDO O NOME DE SUA FAMÃLIA NA LAMA SÃO SEUS PRIMOS MESMOS QUE ESTÃO METIDOS EM LADROAGEM, ASSALTAM OS COFRES PÚBLICOS E DEPOIS NÃO QUEREM E NÃO PODEM SER PRESOS POR QUE SÃO PRIMOS DO DESGOVERNADOR DE MATO GROSSO? O KOBORI FEZ A MESMA COISA COM A SUA FAMÃLIA E OS OUTROS ENVOLVIDOS TAMBÉM, AGORA, NÃO QUER VER A FAMÃLIA NA LAMA NÃO FAZ COISA ERRADA
Otávio Henrique | 10/05/2018 12:12:07
poise mas quando fala da JanaÃna, fala que ele e culpada pelo pai. agira quando e com ele não? cono sempre o imperador tem dóis pesos dia medidas.
Indgnado | 10/05/2018 12:12:04
ASQUEIROSO, REPUGNANTE, VC É A VERGONHA DE SUA FAMLIA , ENVOLVEU TDS NA LAMA P CONTENTAR SUA SOBERBA, SEU INUTIL INCOMPETENTE E AINDA DEIXA MT NA MERDA PQ NAO SABE FAZER NADA!
Manu | 10/05/2018 12:12:02
Se essa justiça fosse séria o senhor ja estaria preso, governador. Rêmora, Grampos, Detran e um monte de delação na PGR contra o senhor. Sorte sua é que ainda tem uma moralzinha na PGR.
Otávio Henrique | 10/05/2018 12:12:02
poise mas quando fala da JanaÃna, fala que ele e culpada pelo pai. agira quando e com ele não? cono sempre o imperador tem dóis pesos dia medidas.
Eleitor | 10/05/2018 11:11:58
O nome da famÃlia Taques não está. O seu nome “Pedro Taques” é que está sendo questionado, justamente por não parar de olhar o retrovisor.
Jaimão da cohab nova | 10/05/2018 11:11:57
Pra quem tem boa memória, a irmã do Pedro Nadaf também disse que queriam esquincalhar com o nome da famÃlia dela. Tempos depois o Pedro Nadaf confessou os crimes e pasmem ela estava envolvida até o pescoço.
CARLOS | 10/05/2018 11:11:57
coitadinho né tão inocentec
Cabo jura | 10/05/2018 11:11:55
Um escárnio o governador ainda vir com essa conversa fiada de pureza, Pois com tantos escândalos e prisões de membros do seu GOVERNO,ainda vem arrotar honestidade, aliás,a única saÃda para vc Pedrinho é dizer que de nada sabia,Pois vc é CEGO,MUDO E SURDO.
marizap | 10/05/2018 11:11:53
O grande problema do seu GOVERNADOR É QUE ELE SE JULGA A CIMA DA LEI !!! QUEM VAI TE JULGAR VAI SER O povo NAS urnas de MT. DIGO VOTEI em vc não voto mais nem minha FamÃlia.
Vovózica | 10/05/2018 11:11:52
Quando você e SUA familia entraram no LIXÃO , os PORCOS saÃram correndo ,com nôjo !!!
xomano | 10/05/2018 11:11:49
Atos de Servidores???? o KARA éra o Chefe da Casa Civil...SEU PRIMO IRMAO...homem de confiança.... ESTE GOVERNO DEU CONTINUIDADE NO CONTRATO DA IEG, COMO TBM O FEZ COM A CONSIGNUM....DEIXA DE SER CARA DE PAU
Túlio | 10/05/2018 11:11:49
Só falta agora o Sultão da Grão Vizir; o homem por trás dos grampos; o mentor dos esquemas da Seduc e do Detran ser preso. Deve ser alguém muito importante para ser tão blindado.
Edmilson Rosa | 10/05/2018 11:11:43
O próximo pode ser vc Pedro taques jogou muita pedra na vida de pessoas inocentes agora aguenta .cadeia neles chega de roubos e corruptos em Mato Grosso.jesus está voltando.
Robson Souza | 10/05/2018 11:11:39
Primeiro roubam Mato Grosso, depois diz que não sabia de nada, agora querem jogar o nome da famÃlia no lixo? Hora tem paciência.
antonio carlos | 10/05/2018 11:11:29
Mais um inocente que não sabia de nada!!!!!! cada estória
Antonio da Silva | 10/05/2018 11:11:24
No lixo já estão faz é tempo, falta dar destino final!
Regina | 10/05/2018 11:11:21
Pedro GRAMPOLÂNDIA!
Ex-eleitor do Taques | 10/05/2018 11:11:12
Governador quem quer jogar o nome da sua famÃlia no lixo? Governador seria o MPE ou Gaeco??? Seus primos então são inocentes? Governador quando os acusados são de outras pessoas eles não tem famÃlia né? Governador o senhor jogou e joga pedra no Silval Barbosa até hoje eu te pergunto ele não tem famÃlia? O senhor disse que os seus adversários querem voltar ao passado eu te pergunto que passado se o que estamos vivendo é igual ou pior do que o passado...Governador Pedro Taques sinto vergonha te ajudado a te eleger e te peço que tenha vergonha e não se candidate a releição... Taques a vergonha de Mato Grosso....
Gustavo | 10/05/2018 11:11:11
Taà o chefe da quadrilha que se instalou no Estado de mato grosso defendendo os seus integrantes..
Marcos | 10/05/2018 11:11:09
Nojo desse bando! Os primos presos continuam mandando e desmandando no gabinete do Governador, como sempre. A esposa de um é a aspone chefe para assuntos pessoais do ditadorzinho. E o braço direito do outro acabou de ser nomeado secretário. Vergonha de ter acreditado nesses pelintras.
Ruan SINOP | 10/05/2018 11:11:09
Esse governadorzinho e um FANFARRÃO mesmo. Tentando não Sr governador, o MPE ja está provando o desserviço que os citados da famÃlia TAQUES tem causado a MT. PEDRO TAQUES arrogante, incompetente e mentiroso, e os primos acusados pelo MPE de extorquirem a quadrilha que roubava do DETRAN, antes mesmo de tomar posse na casa covil, lesando milhares de mato-grossenses. Fora TAQUES.
carlos | 10/05/2018 11:11:07
Esse anão aprendeu com LULA não sabe de nada não viu nada enquanto isso o estado sendo.lesados por anão de jardim que ainda rota arrogância
Alinor | 10/05/2018 11:11:05
Passou da hora dessa quadrilha Taques ir todos pra cadeia. Bando de safado
Enoque | 10/05/2018 11:11:05
Põe todos na cadeia, lá é lugar dos ladrões
Chuck | 10/05/2018 11:11:03
Sua famÃlia foi pega com batao na cueca! Ninguém acredita mais em que você fala
Luis | 10/05/2018 11:11:02
Cara já vi pessoas sinicas e dissimuladas mas igual aos nossos polÃticos e em expecial ao Sr PT ta difÃcil ter igual. Vergonha de ter votado.
Entidades alertam para prejuízos a MT
Quinta-Feira, 10.07.2025 16h04
Janaína assume MDB no dia 21; clã Pinheiro irá aderir ao PSD em MT
Quinta-Feira, 10.07.2025 16h01
Advogada cita esposa de juiz como ex-servidora de prefeitura e pede suspeição em MT
Quinta-Feira, 10.07.2025 15h20
ALMT debate atualização de súmula que trata sobre legislação do currículo escolar
Quinta-Feira, 10.07.2025 15h17
Cuiabá adere ao Gerenciamento do TCE
Quinta-Feira, 10.07.2025 15h10