Quarta-Feira, 04 de Setembro de 2024, 12h45
GUERRA NA TV
TRE alerta que Lúdio faz "vale-tudo pelo voto" e apaga fake contra Botelho
Magistrado cita que petista manipula informações
Da Redação
O juiz da 1ª Zona Eleitoral de Cuiabá, Moacir Rogério Tortato, concedeu uma liminar determinando a suspensão da veiculação na TV e a exclusão das redes sociais de uma propaganda eleitoral em que o deputado estadual Lúdio Cabral (PT) faz acusações contra o candidato Eduardo Botelho (União), tentando ligá-lo a um falso caso de corrupção envolvendo o transporte público. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (4) atendendo pedido dos advogados João Bosco Barros Júnior e Amir Saul Amiden.
Na ação, a defesa de Botelho lamentou o fato de Lúdio tentar ligar acidentes de ônibus ao candidato. "Em relação à exibição de cenas da colisão entre um ônibus e um poste de energia elétrica, também se revela inegável a tentativa de exploração do fato de maneira negativa em relação ao candidato da coligação. A insinuação feita na parte final da manifestação é também reveladora da intenção de atribuir ao referido candidato uma possível negligência na manutenção da frota de veículos que abastecem o sistema de transporte coletivo da capital. Trata-se, à evidência, de imputação de responsabilidade feita ao arrepio de qualquer evidência probatória, como expediente empregado apenas para a criação de suspeição, explicou Botelho.
Em sua decisão, o juiz eleitoral destacou que Lúdio está recorrendo a um “vale-tudo pelo voto”, manipulando informações para tentar influenciar a opinião pública com dados desvirtuados, o que pode ser interpretado como disseminação de “fake news”. “Oportuno aqui observar que o campo da disputa político-eleitoral é o campo da crítica por excelência. É preciso, contudo, que isso se dê a partir e nos limites da conformidade legal que disciplina essa atuação. Não se pode, nesse caminho, permitir que o direito de crítica se deteriore numa espécie de ‘vale-tudo’ pelo voto, com a propagação desvirtuada de fatos ou de interpretações habilmente engendradas para influenciar a opinião pública”, consta da decisão.
O juiz também fixou uma multa de R$ 20 mil para cada dia de atraso na exclusão das publicações mentirosas das redes sociais e da TV. O magistrado determinou a notificação da emissora de televisão responsável e encaminhou o processo para manifestação do Ministério Público Eleitoral.
Raul | 04/09/2024 23:11:29
É golpe... é ditadura, isso écensura... não tem democracia em Mato Grosso...vamos chamar Elon Musk pra resolver...onde já se viu, não pode nem mais falar o que quiser...Agora vamos lá, e se o ludio , e as empresas das redes sociais não respeitam a ordem do juiz???? Então vcs aà que estão defendendo um empresário vagabundo lá da Ãfrica do Sul, mas vive nos EUA...pare meu amigo , seja mais patriota defenda o seu paÃs
Salvador de Oliveira Silva | 04/09/2024 16:04:46
Se o ônibus é da empresa do candidato Botelho ele tem que ser responsabilidado.
Messi de Mimoso | 04/09/2024 16:04:29
PTSTA SEMPRE MENTE, APOIA HAMAS, MADURO, DITADURAS..
Durondonopres | 04/09/2024 15:03:58
O Dr LUDIO CABRAL, não fez uma denuncia formal a PF/MPF e deixou solto a ligação do BOTELH$ COM O GOLPE LEGISLATIVO QUE LEVOU VLT AS RUINAS! ESSE CONTRATO ASSINADO É A PROVA CABAL DO GOLPE DE MESTRE DA FAMÃLIA B$TELH$. TIRA O MODAL VLT E COLOCA O BRT QUE FAMÃLIA TOCA. INFELIZMENTE DR LUDIO COMEU BARRIGADA.
Regina Gonçalves | 04/09/2024 14:02:23
Os adversários de Eduardo Botelho começam a usar de mentiras, de embustes para desinformar o eleitor. Não caia em armadilhas, nosso candidato certamente persevera rumo à vitória nas urnas. Parabéns Eduardo Botelho, o mais preparado para administrar Cuiabá.
Pedro Paixão | 04/09/2024 13:01:32
Esse ludio está desesperado não vai ganhar e fica falando merda, Botelho neles
davi | 04/09/2024 13:01:15
Vai morrer de velho tentando ser prefeito de Cuiabá.. igual procurador Mauro que até ja desisitiu..
CPI aciona MPE por repasse de R$ 8,6 milhões do FPM de Cuiabá à empresa
Quarta-Feira, 09.07.2025 10h17
CCJR aprova derrubada de seis vetos e manutenção de cinco
Quarta-Feira, 09.07.2025 09h36
Cuiabá avança contra transição de menores
Quarta-Feira, 09.07.2025 09h26
Vereadores condenam fala de Emanuel sobre idosos
Quarta-Feira, 09.07.2025 09h25
STF determina nova avaliação médica de ré em MT
Quarta-Feira, 09.07.2025 09h23