Quinta-Feira, 06 de Setembro de 2018, 11h44
Tribunal Administrativo de Moçambique visita TCE de Mato Grosso
Da Redação
O interesse em tecnologias de gestão de pessoas e administrativa foi a motivação de representantes do Tribunal Administrativo de Moçambique em visita técnica ao Tribunal de Contas de Mato Grosso nesta quarta-feira (5/9). As unidades do TCE recepcionaram a chefe de Departamento de Formação, Adelina Antônio Nhapulo, e a secretária-geral Ana Maria Rafael Maela.
A programação teve início na Secretária-Geral da Presidência, cuja secretária Risodalva Castro apresentou às visitantes a estrutura da instituição diante dos novos desafios do controle externo e a nova estrutura que TCE adotou na área técnica. Agora, o TCE conta com 9 Secretarias de Controle Externo Especializadas. “Temos muita satisfação em receber o Tribunal do Moçambique e pela oportunidade de trocarmos experiências que nos enriquecem”, afirmou.
Entre as áreas de interesse das servidoras estrangeiras está a Escola Superior de Contas e a responsável pela formação e capacitação de pessoal do TA de Moçambique ficou impressionada com a qualidade e produtividade dos cursos oferecidos pela Escola do TCE. “Nossa maior preocupação hoje é capacitar os servidores, mas também os gestores, pois esse é um trabalho capaz de mudar a realidade e melhorar o atendimento”, afirmou Adelina Nhapulo.
Outro trabalho que encantou as visitantes foi o Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho, unidade ligada à Secretaria Executiva de Gestão de Pessoas. Para a secretária-geral do TA, “é uma experiência que precisa ser implementada em nossa instituição, pois, como nos foi apresentado, vemos os resultados práticos de garantia do bem estar e valorização dos servidores”.
O compromisso do TCE de Mato Grosso com a transparência e a difusão de informações relevantes ao cidadão também foi elogiada pelas visitantes. “O controle externo aqui está operando milagres, pois encurtar as distâncias entre os cidadão e o Poder Público é oferecer às pessoas meios de serem ativas socialmente”, finalizou Ana Maela.
A visita ocorreu ao longo de todo o dia passando ainda pelas Secretarias Executivas de Administração e de Orçamento, Finança e Contabilidade e da Secretaria de Planejamento, Integração e Coordenação.
Grupo que desviou R$ 252 mil da AL é condenado a devolver dinheiro
Domingo, 20.07.2025 10h52
Apoio de "base governista e barões" não atrapalhará Janaína, diz aliado
Domingo, 20.07.2025 10h43
Projeto de bolsonarista é peseguidor e inconstitucional, afirma advogada
Domingo, 20.07.2025 10h21
Pivetta afirma que discutir política só atrapalha os trabalhos
Domingo, 20.07.2025 10h04
Senadora é contra novas vagas no Congresso e cita hipocrosia
Domingo, 20.07.2025 09h15