Quinta-Feira, 11 de Julho de 2019, 22h11
CONDENADA POR CAIXA 2
Trio cita falta de moral de senadora de MT para compor Comissão de Ética
Socióloga e publicitárias destacam que Selma Arruda teve mandato cassado por unanimidade
RODIVALDO RIBEIRO
Da Redação
Duas publicitárias e uma socióloga uniram-se a dois advogados e juntos entraram com um requerimento de suspensão da indicação da senadora Selma Rosane Arruda (PSL) como uma das componentes do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado Federal. Selma é apoiadora do presidente Jair Bolsonaro (PSL) e foi cassada em abril passado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
O documento é datado como recebido pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM), na quarta-feira (3) passada. Segundo alegam a socióloga Giselle Agnelli, as publicitárias Roseli Machado e Regina Aparecida de Souza e os advogados José Belga Assis Trad e Fábio Martins Neri Brandão, que assinam a petição, há que se considerar, “como é público e notório”, os termos da condenação à perda do mandato pela prática de caixa dois e abuso de poder econômico no processo eleitoral de 2018.
Lembraram Alcolumbre, ainda, da obrigação que cada indicação tem de estar anexada a uma declaração assinada pelo presidente da mesa certificando a inexistência de quaisquer registros nos arquivos e anais do Senado, referentes à prática ou a qualquer ato de irregularidade capitulados nos artigos oito e 11, independentemente da legislatura ou sessão legislativa que tenha ocorrido. “O artigo 4º, III, do Código de Ética e Decoro Parlamentar do Senado (resolução número 20/1993), no capítulo destinado a tipificar os atos contrários à ética e ao decoro parlamentar, estabelece que é vedado ao senador praticar abuso de poder no processo eleitoral. Ocorre que, apesar de condenada por órgão colegiado da Justiça Eleitoral à cassação do mandato pela prática de caixa dois e abuso do poder econômico, a senadora juíza Selma Arruda foi indicada para compor o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado Federal, em flagrante violação ao que estatui o parágrafo terceiro do artigo 23, parágrafo terceiro, do Código de Ética e Decoro Parlamentar do Senado Federal”, explicam.
A informação fora divulgada na manhã de quarta-feira pela coluna da jornalista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo. Na nota, Bergamo lembra do apelido da ex-juíza: Moro de Saias.
Detalhe: o apelido vem de antes do escândalo revelado pelos vazamentos das conversas entre o atual ministro da Justiça e também ex-juiz Sérgio Moro e sem que os paulistanos tenham muito conhecimento das críticas recebidas por Selma em Cuiabá, de que ela faria de tudo para condenar desafetos ou opostos políticos, com várias sentenças reformadas pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso, como a do ex-vereador João Emanuel, condenado por corrupção a 18 anos de cadeia por ela e depois recebendo nova dosimetria para menos de cinco anos. “Ora, se o dispositivo acima mencionado estabelece como requisito da indicação a inexistência de registros de atos ou irregularidades capitulados nos artigos oitavo e 11º (anotando-se aqui que o artigo 11 remete ao artigo quarto, que trata do abuso de poder econômico no processo eleitoral), e se a senadora foi condenada por órgão colegiado da Justiça Eleitoral justamente pela prática de conduta vedada pelo artigo quarto, III, do Código de Ética e Decoro Parlamentar do Senado Federal, é flagrante a ilegalidade de sua indicação”, continuaram os requerentes.
Conforme o texto dos advogados, o objetivo não é defender o afastamento do mandato parlamentar, mesmo que as práticas apontadas e pela qual ela já foi condenada, mesmo não transitada em julgado, porque o recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda não foi julgado, pudesse legitimar, no entendimento deles, uma representação no mesmo conselho do qual ela é membro, mas isso depende de iniciativa da mesa ou de integrantes de partidos políticos com representação no Senado. “Todavia, impõe-se a imediata suspensão da indicação da senadora para compor o conselho de ética, uma vez que ela foi condenada por órgão colegiado da justiça eleitoral havendo expressa vedação do artigo 23, parágrafo terceiro, do código de ética para a indicação de parlamentar com registro de atos e irregularidades capitulados no referido código. Diante do exposto, com base no direito de petição assegurado à cidadania, nos termos do artigo quinto, 34, “a”, da constituição federal, requerem as peticionárias a vossa excelência que seja suspensa a nomeação”, encerram José Belga Assis Trad e Fábio Martins Neri Brandão.
Caso o TSE mantenha a cassação do mandato, Selma ainda pode recorrer, mas já sem exercer a senatoria. A senadora ainda não atendeu o telefone para comentar o assunto.
Elias Pereira da Silva | 12/07/2019 13:01:42
Comissão de ética?kkkkk.moro de saias? O apelido ta valendo..afinal os dois se merecem.
zé do porto | 12/07/2019 12:12:07
Como uma pessoa que fradou a eleição pode fazer parte da comissão de ética do senado, ética de k?, dois pesos duas medidas. tem gente preza condenado em segunda instancia, como uma pessoa perde o mandato num colegiado, e, continua exercendo o cargo de senador?
Zé Loco | 12/07/2019 11:11:33
Está mais que provado que a ex-juÃza cometeu crimes. Faoi cassada e tudo mais. No entanto, como ela pode estar no cargo? Como ela não está na cadeia? Afinal, cometeu crimes. Outro ponto chato é a defesa alucinada que alguns fazem em prol dessa mulher criminosa. Até parece que se não for pobre, preto ou petista está liberado o crime. Ô falta de noção.
Said Joseph | 12/07/2019 11:11:31
É a rainha do caixa dois. Sem dúvida, é a mais F.D.P de todos os senadores.
florinda | 12/07/2019 10:10:56
Gentennn deixa a senadora Selma fazer o seu trabalho em paz, avante senadora firme em seus propósitos, que é trabalhar pelo povo brasileiro.
sr. carabina | 12/07/2019 10:10:43
Tem algumas pessoas, que conseguem ser a representação viva do que há de pior no ser humano. Pessoa má. Baixa ou melhor, rasteira. pessoas ruins fazem o que for possÃvel para prejudicar o próximo, pois o sabor da maldade já é o seu prêmio. Emfim, no umbral terá tempo para pensar e repensar em suas atitudes.
Odilon Braga | 12/07/2019 10:10:23
"Contribuinte", deixa de ser trouxa. Se ninguém lá tem moral para pedir a saÃda, eu tenho. E como cidadão, gostaria de ver a Sra. Senadora, fora. E não vi o Fávaro como uma das partes que pediu a saÃda. Você deve ser um idiota eleitor de uma corrupta.
JOAO DO PEDREGAL | 12/07/2019 10:10:15
INFELIZMENTE COM ESSE GOV. QUE NÃO RESPEITA A CONSTITUIÇÃO, SEM ETICA E MORAL , SO TEMOS QUE ESPERAR ISSO MESMO, A PROVA ESTA ELE QUERER NOMEAR O FILHO PARA EMBAIXADOR. UM TRE QUE QUE SE CALA E NÃO FAZ NADA. UMA COISA E CERTA, "SE VOSSE CANDIDATO ELEITO DA ESQUERDA OS TRES PATETAS ESTAVÃO COBRANDO DA JUSTIÇA DIA E NOITE, " MAS COMO NÃO EH, FICA O FAZ DE CONTA. E ASSIM E NOSSA JUSTIÇA EM TODOS OS SENTICOS.
Fernando Lopes | 12/07/2019 09:09:42
Não tem nenhuma dessas supostas pessoas petistas com moral maior que a senadora. Só cachorrada latindo.
eurides | 12/07/2019 09:09:34
Parabéns nobre Senadora pela atitude, Sra.tem moral pra falar e votar foi a Senadora mais votada do Estado.
BUGRE PANTANEIRO | 12/07/2019 09:09:14
Os últimos que passaram por essa tão cobiçada presidência do ´comitê de ética foram cassados, ou seja ela está na mesma linha de investigação e está com os dias contatos, não sei como irá pagar os empréstimos pessoais que segundo a própria juÃza fez para promoção de marketing pessoal antes da campanha, no mais é esperar pra ver, pensa em uma decepção para os eleitores que acreditaram nela, principalmente eu, renúncia será mais justo, pensa bem senadora, deixa a teta para outro, pois salário a senhora já tem e gordo eim, infelizmente foi com muita sede ao pôte e deu nisso, falou das velhas polÃticas e fez praticamente igual, independente do valor empregado ser de origem licita, porem foi extremamente exagero por parte da senhora e demais suplentes por isso o motivo de cassar a chapa completa.
zezio santana frades | 12/07/2019 08:08:15
ESTE TRIO PREOCUPADO COM SELMA ARRUDA COM CERTEZA SÃO ESQUERDISTAS DESESPERADOS POR TER PERDIDO ALGUMA GRANA FÃCIL....
Josué Lopes Barros | 12/07/2019 08:08:13
vcs deste jornal resolveram utilizar do mesmo para ofender,atacar e tentar desmoralizar a Senadora Selma.Todos os dias falam mal,não sei por quanto$$$$$. Porém, é inadmissÃvel não apresentar seus valores, sua garra e o quanto já beneficiou o Mato Grosso. Só de condenar velhos corruptos,ladrões do dinheiro público, já merece ela, todo nosso respeito e consideração. SE HOUVE CAIXA DOIS, ATIRE A PRIMEIRA PEDRA, O POLÃTICO QUE NÃO FAZ CAIXA DOIS EM TODA ELEIÇÃO.O negócio é que o povo Matogrosense está com ela.
José | 12/07/2019 07:07:53
Se for por falta de ética o congresso vai ficar sem o presidente do conselho de ética se colocar na peneira polÃtico nenhum passa
Raimundo | 12/07/2019 07:07:28
Quem é esse povo na fila do pão? Vão caçar o caminhão que caÃram.... Pereba e gente besta nunca acaba. Deve ser obra daquele boca de burro que quer pegar a vaga dela na marra, mesmo sem voto do povo.
Antonio Carlos | 12/07/2019 07:07:28
Quando era juÃza punia com rigor. Agora tem que ser punida com o mesmo peso. Não adianta ser moralista para os outros.
Zeca | 12/07/2019 07:07:18
Esse contribuinte deve contribuir com os atos de corrupção e mal caratismo dessa senhora. Pra estar defendendo assim deve ser algum comissionado que está se deliciando com as mordomias, enquanto ainda dá tempo. Essa senhora não tem moral nenhuma. Ela é uma fraude como juiza, senadora e principalmente pessoa. Um lixo de gente.
jorge | 12/07/2019 06:06:08
essa mulher com a rapidez da justiça quando ela quer ela vai passar os oito anos dela cumprindo o mandato e cassada. quem não lembta o caso da ata. quando terminou o mandato do outro que tomaram uma decisão.. e a justiça
Eleitor | 12/07/2019 03:03:19
ISTO É TIPICO DO BRASIL UMA CIDADÃ QUE FOI CONDENADA A PERDA DO CARGO DE SENADORA POR INFRINGIR AS LEIS QUE REGEM AS ELEIÇÕES SER A PRESIDENTE DA COMISSÃO QUE FISCALIZA SE OS SEUS PARES ESTÃO CUMPRINDO AS LEIS.. ESTA SENHORA JAMAIS PODE PRESIDIR COMISSÃO ALGUMA PELO CONTRARIO ELA TEM É QUE SER SUBSTITUÃDA.
Rejane Aparecida Lins | 11/07/2019 23:11:35
Nossa essa dona ainda tá como senadora até hoje? mas gente que horror.
Rogério | 11/07/2019 22:10:54
Ela tem de ir presa.
Contribuinte | 11/07/2019 22:10:44
kkkkk oxe, relaxem, o presidente do senado é réu em processos, a maioria dos senadores são réus, a ficha do que pede a saida da senadora o tal Fávaro ta bem sujinha, qual a moral desses que a acusam? Renan Calheiros tem moral? todos fichas sujas, corruptos e querendo pagar de mocinhos, paladinos da moral e bons costumes, deveriam era criar vergonha na cara. jogo de poder, envolve muita grana, conluio, espero sinceramente que ela termine o mandato dela, se os que a acusam de caixa dois tiverem a consciência limpa e terem moral para dizer que não praticou caixa 2 tbm até eu mudaria de nome, todos nós sabemos que TODOS praticam até caixa 3-4-5 fora os calotes que dão em muita gente, gráficas, estúdios, produtoras e por ai vai, quantos tem moral para dizer que não devem nenhum desses. todos são medidos com a mesma régua.
Mauro e Buzetti apontam "conversa fiada" de deputado
Domingo, 20.07.2025 17h54
Mauro vê Tarcísio é "preparado" para disputa em 2026
Domingo, 20.07.2025 15h02
Grupo que desviou R$ 252 mil da AL é condenado a devolver dinheiro
Domingo, 20.07.2025 10h52
Apoio de "base governista e barões" não atrapalhará Janaína, diz aliado
Domingo, 20.07.2025 10h43
Projeto de bolsonarista é perseguidor e inconstitucional, afirma advogada
Domingo, 20.07.2025 10h21