Nos últimos 26 dias, 38 pessoas que estavam internadas no Hospital Municipal São Benedito para tratamento contra a Covid-19 receberam alta médica. Os dados correspondem ao período de 01 a 26 de julho.
Um dos pacientes a ter alta médica foi o professor Edson Luiz Gaspar, de 46 anos, morador do município de Porto Estrela. Para ele, os dias difíceis dos 32 dias de internação foram amenizados pelo atendimento recebido no hospital. “Eu só tenho a agradecer a todos que me atenderam na UTI, desde as pessoas da limpeza, médicos e psicólogos. Fui muito bem atendido. A minha conexão com Deus me fez vencer. Por três vezes, eu quase fui entubado, mas minha saturação melhorava e o procedimento era adiado. Cheguei a ficar com 98% do pulmão comprometido. Eu considero que minha vida é um milagre”, enfatizou.
Ainda segundo o professor, a retomada da rotina está sendo feita de forma gradativa. “Eu ainda sinto cansaço dependendo do esforço que faço. Já marquei alguns exames de rotina e vou continuar me cuidando porque a pandemia não acabou”, asseverou.
Dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) apontam que desde o início da pandemia, em março passado até a segunda-feira (26), 98.361 mil pessoas residentes na capital testaram positivo para a Covid-19. Outras 17141 mil pessoas de outros municípios testaram positivo e foram tratadas pelas unidades de saúde de Cuiabá. Até esta segunda-feira (26), a taxa de ocupação dos leitos, do Hospital São Benedito está em 42% na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Já a ocupação do antigo Pronto-Socorro é de 50% nos leitos de UTI adulto. Ambas são unidades com atendimentos exclusivos de casos de Covid-19.
Até a data de hoje (29), a Prefeitura de Cuiabá já aplicou 363.586 doses, sendo 261.713 (primeira dose), 89.879 (segunda dose) e 11.994 (dose única).
Marcos
Quinta-Feira, 29 de Julho de 2021, 13h53