Cidades Quinta-Feira, 18 de Janeiro de 2024, 15h:38 | Atualizado:

Quinta-Feira, 18 de Janeiro de 2024, 15h:38 | Atualizado:

2023

Águas Cuiabá produz mais de 99 bilhões de litros

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

eta

 

O volume de água tratada e distribuída pela rede pública de abastecimento em Cuiabá alcançou mais de 99 bilhões de litros em 2023. O montante garantiu água na torneira a 326 bairros da área urbana e 5 distritos e comunidades rurais da capital mato-grossense, contemplando mais de 600 mil pessoas. O resultado em escala operacional passa por investimentos consolidados desde 2017, quando a Águas Cuiabá, empresa do grupo Iguá Saneamento, assumiu os serviços de água e esgoto na cidade.

Ao longo de seis anos, os investimentos foram aplicados em prol da melhoria no serviço de tratamento e fornecimento de água nos quatro sistemas de abastecimento do município. “Levar água tratada à população é um desafio diário. Neste ano, tivemos o impacto da estiagem e das fortes ondas de calor que atingiram o estado de forma estendida. Continuaremos trabalhando dia e noite para levar água de qualidade à capital mato-grossense”, ressalta Julie Campbell, diretora operacional da Águas Cuiabá.

Além da implantação de 100 km de novas redes de água, os investimentos realizados na área, também perpassaram a substituição de tubulações, a revitalização de Estações de Tratamento de Água (ETAs) já existentes e a construção da ETA Sul. Inaugurada em 2020, a unidade possui capacidade de tratar 65 milhões de litros de água por dia. Com pontos de captação nos Rios Coxipó e Cuiabá, atualmente 11 ETAs garantem o abastecimento do município.

Entrega de qualidade – Para garantir a qualidade da água que chega as torneiras das famílias cuiabanas, as equipes da concessionária realizam diariamente diversas análises em todos os sistemas de abastecimento, desde os mananciais até os imóveis. Em 2023, mais de 80 mil análises foram realizadas. As amostras coletadas são submetidas a vários testes, com cerca de 176 parâmetros físico-químicos e bacteriológicos. Por meio desse processo, é possível acompanhar e comprovar a qualidade e a eficiência do tratamento.

“Todos nossos procedimentos seguem os protocolos estipulados pelo Ministério da Saúde. Contamos hoje, com três laboratórios próprios para a condução periódica das análises das amostras visando a garantir a qualidade da água entregue à população”, explica Homar Capistrano, gerente de qualidade e meio ambiente da Águas Cuiabá.

O gestor lembra ainda que para a condução de análises específicas, a empresa também mantém parcerias com laboratórios credenciados. Os resultados e informações complementares da qualidade de água são disponibilizadas mensalmente nas faturas e no site.





Postar um novo comentário





Comentários (1)

  • Pedro Neves

    Quinta-Feira, 18 de Janeiro de 2024, 16h58
  • Caríssima CAB Cuiabá, por gentileza dar uma olhada no Bairro Alvorada, tá cheio de esgoto estourado. Começa na esquina da Rua Acorizal com a Rua Conselheiro Ênio Vieira, vai até a Av do CPA, tendo outro ponto estourado tbem na Rua Ênio Vieira, altura do futuro Hotel Haddad. Obrigado!
    0
    0











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet